Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Parece-me a mim ainda tudo pouco claro, tanto na possível entrada de este que sinceramente continuo a não ver grande expressão...e principalmente por estar a mais de 200h...
Vejo alguma tendência para o aparecimento da dorsal africana, mas aí a tendência seria de SE e nunca de NE...
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Muito provavel??!!! há 2,3 semanas previa-se temperaturas desses valores para este fim de semana e para a semana de Agosto e a verdade é que vamos ter valores de temperatura relativamente frescos e a percipitação vai ser quase uma certeza! Será concerteza uma possibilidade mas pouco mais que isso agora, muito provável é que tenho as minhas duvidas, previsões a 15 dias nunca são muito prováveis.

As cartas apresentadas referem-se à média dos ensembles de ambos os modelos. Quando há uma semana se previam temperaturas elevadas para este fim de semana eu disse aqui que era improvável que tal acontecesse, porque a previsão ensemblistica ia em direcção contrária. Para a 2ª semana de Agosto temos todos os modelos que chegam lá, saídas operacionais e ensembles, de acordo para a chegada do calor e da dorsal africana. E ainda por cima é lógico, tendo em conta o início da actividade tropical, que vai desgastar a dorsal que tem estado instalada a oeste dos Açores, e tem feito com que o AA estivesse posicionado tão a oeste.

Diagrama de ensembles para o Alentejo, GFS 00z:

graphe_ens3_oqf7.gif


De dia 7 a dia 10 há quase unanimidade (há uma perturbação que não acompanha todas as outras). Este ano, só vi isto assim uma vez, no final de Junho. Claro que a esta distância não se pode dizer se estarão 35 ou 45ºC, isso tudo vai depender de pequenas coisas impossíveis de visualizar a esta distância, vento, nebulosidade (caso o fluxo seja de sul, poeira e cadáveres marroquinos), mas é muito provável o aparecimento sobre a PI da dorsal africana e uma semana quente de 7 a 12 de Agosto.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O Hirlam vai muito mais longe na precipitação embora seja na noite do dia 01 de Agosto. Algumas zonas receberão mais de 10mm :eek:

wwisx0w0d3.gif
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
bem parece que se aproximam tempos interessantes (finalmente).
Primeiro precipitação talvez moderada e com trovoada e depois temperaturas bastantes elevadas.
Isto andava mesmo a precisar de animação.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,696
Local
Loures
Em face disso o IM já alterou a previsão:

Previsão para 2ª feira, 1 de agosto de 2011

Períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade
na região Sul a partir da tarde.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas,
em especial na região Sul e interior das regiões Norte e Centro.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
soprando moderado (15 a 30 km/h) de noroeste no litoral, em
especial a sul do Cabo Carvoeiro.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Descida da temperatura máxima, em especial na região Sul.
Pequena subida da temperatura mínima na região Sul.

Ainda bem, amanhã vou para Manta Rota e logo no dia a seguir poderei ter uma festinha:):)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Giro, Giro era chover como choveu em Faro e Olhão, em Maio. :lol: Se isso acontecesse já não era a 1ªvez nem será a última. Lembro-me de quando era criança chover bem em Agosto, até cancelarem festas ao ar livre. Se chover, 2ªfeira é bom para baixar o pó e bom para os incêndios.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Giro, Giro era chover como choveu em Faro e Olhão, em Maio. :lol: Se isso acontecesse já não era a 1ªvez nem será a última. Lembro-me de quando era criança chover bem em Agosto, até cancelarem festas ao ar livre. Se chover, 2ªfeira é bom para baixar o pó e bom para os incêndios.

Eu lembro-me de chover em Agosto como se tratasse num dia de Inverno.
Como diz uma vizinha minha "O tempo das trevas está a começar"
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Até seria bom que chovesse de forma moderada 2ª e 3ª pois o que os modelos estão a cozinhar para depois do próximo Domingo... irá secar tudo...

Duvido que as temperaturas cheguem aos valores que estão a ser modelados, mas que a semana vai ser quente... isso vai, ou pelo menos as probabilidades são cada vez maiores... run atrás de run mantém-se a tendência: AA em cima de nós, na zona da Biscaia, a servir de "bloqueio"... Na zona onde esteve durante tanto tempo em Abril e Maio e que tanto calor trouxe nessa altura, só que agora estamos em Agosto...