Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2012

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
O que é engraçado é que costuma ser o GFS o modelo "mestre" dos extremos, não o ECMWF (nas saídas operacionais). Portanto, se o ECMWF (embora na saída operacional), aponte para um autêntico inferno (acho que é impossível de ocorrer), a tendência está lá... E o ensemble confirma a tendência (mas muito mais suave).

Se fosse o GFS a modelar o inferno, eu simplesmente ria-me, mas sendo o ECMWF...
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Já agora para completar, o spread da T850hPa do Ensemble do ECMWF, que claro obviamente tem a maior incerteza (de longe) exactamente na nossa área, ou seja, que claro aquele cenário (ou qualquer outro) que saia nos modelos tem muito pouca confiança, pois provavelmente estará a sinóptica no limiar entre a posição de uma cut-off causar uma entrada quente épica ou não dar calor nenhum de jeito. Ou seja, na média os modelos estão a prever subida, mas existe uma gama de cenários resultantes extremamente alargada.

Resumindo... Esperar para ver, ou "prognósticos só no fim". :p

 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
O que é engraçado é que costuma ser o GFS o modelo "mestre" dos extremos, não o ECMWF (nas saídas operacionais). Portanto, se o ECMWF (embora na saída operacional), aponte para um autêntico inferno (acho que é impossível de ocorrer), a tendência está lá... E o ensemble confirma a tendência (mas muito mais suave).

Se fosse o GFS a modelar o inferno, eu simplesmente ria-me, mas sendo o ECMWF...

Não sei até que ponto a GFS não irá atrás do ECW ... :unsure: Seria um inferno autentico!! Embora como disse o Rozzo, não é impossivel, e visto á distancia a que se encontra aumenta muito as possibilidades.

Já a NOGAPS e JMA a 144h já colocaram o calor a rondar o Sul da PI ( agora suavizaram), como se estive á espera de entrar...

Vamos ver a proxima saida da GFS!!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Para Comparações futuras:

ECW 00H

168H
recm1682q.gif


192H
recm1922.gif


216H
recm2162.gif


240
recm2402k.gif


Fica registado!! :calor:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta tendência daria quantos ºC para o Interior? 45ºC? 47ºC?

E litoral? 43ºC? 44ºC?

É ires vendo aqui, até às 21:30 estará disponível (deves somar 1 ou 2ºC, geralmente este valor é conservativo):

http://www.meteo.pt/pt/cidadeprev10dias.jsp

Atenção, que esta previsão não é sequer uma tendência, é uma saída isolada, completamente desfasada dos ensembles e dos restantes modelos, e trata-se de uma entrada de calor que só ocorre devido à existência de um depressão cut-off entre os Açores e a Madeira, sendo esse o calcanhar de Aquiles do ECMWF que gosta muito de "inventar" estes fenómenos.

Neste momento é muito provável o restabelecimento da circulação zonal no Atlântico a partir do final da próxima semana, o que provavelmente causará uma subida das temperaturas, devido à formação da crista anticiclónica na Biscaia. Esse padrão, costuma ser favorável à existência da nortada vespertina no litoral, e de calor (não extremo) no interior e Algarve. Deverá também ficar isolado um anticiclone bem sustentado em altura na zona da Gronelândia/Islândia, o que costuma indicar que esse padrão zonal será de curta duração.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Com a frescura que tem estado não me admirava nada que viesse um episódio mais extremo de calor, quase sempre pra intervalar este episódios mais amenos acaba sempre por vir um ou dois episódios de calor extremo. Já tivemos um, venha o segundo, ou não.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Um pouco de água na fervura:

Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 09 jul. a 05 ago. 2012

Precipitação e temperatura com valores abaixo do normal

Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, na semana de 16/07 a 22/07 e valores acima do normal, para todo o território a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, na semana de 30/07 a 05/08. Nas semanas de 09/07 a 15/07 e de 23/07 a 29/07 não é possível identificar a existência de sinal estatísticamente significativo.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 09/07 a 15/07 e de 30/07 a 05/08. Nas semanas de de 16/07 a 22/07 e de 23/07 a 29/07 não é possível identificar a existência de sinal estatísticamente significativo.

http://www.meteo.pt/export/sites/de...os/boletim.prev.mensal/bpm_0907.0508_2012.pdf
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De qualquer das formas, já mais alguns modelos começam a dar uma entrada quente a partir do final da próxima semana... o NOGAPS é um outro exemplo disso, na sua run operacional das 12h. Mas parecem-me um exagero as temperaturas modeladas...

Mas de qualquer das formas, não me parece que as temperaturas fiquem "abaixo do normal"... Abaixo do normal estão agora...
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Por falar em "pôr água na fervura" e em temperaturas abaixo da média para Julho:

O Freemeteo dá chuva para Braga esta noite e amanhã e o Instituto de Meteorologia nem pinga. Quem acham que vai "acertar melhor"?

P. S. Afinal tenho que retificar: pinga na previsão textual, mas não pinga nos bonequinhos. Sempre me pareceu que a banda desenhada não era para levar a sério.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Se houvesse temperaturas a 850hpa no sul e interior a rondar os 33/34ºC acho que poderiamos ter maximas historicas...mas claro tambem temos de ver outros ingredientes...

Mas se e realço o se, caso venha-se a verificar acho que bateria todos os recordes em todo o sul... teriamos temperaturas em Amareleja a roçar nos 50ºC, e no litoral algarvio a roçar os 45/46ºC e com minimas absolutas a roçarem os 30 a 32ºC. Seria muita fruta!! Tanto que seria, que quando as temperturas voltassem ao normal sentiriamos frio até com meros 20ºC de minima!!

É e se caso acontecer, seria desastroso e impressionante!!

:unsure:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
]ToRnAdO[;332650 disse:
Boas,

Se houvesse temperaturas a 850hpa no sul e interior a rondar os 33/34ºC acho que poderiamos ter maximas historicas...mas claro tambem temos de ver outros ingredientes...

Mas se e realço o se, caso venha-se a verificar acho que bateria todos os recordes em todo o sul... teriamos temperaturas em Amareleja a roçar nos 50ºC, e no litoral algarvio a roçar os 45/46ºC e com minimas absolutas a roçarem os 30 a 32ºC. Seria muita fruta!! Tanto que seria, que quando as temperturas voltassem ao normal sentiriamos frio até com meros 20ºC de minima!!

É e se caso acontecer, seria desastroso e impressionante!!

:unsure:

Aliás, Faro a máxima absoluta é de 44.3ºC e a mínima mais alta é de 32.1ºC, já não seria a 1ª vez e nem acredito em temperaturas dessa grandeza no Algarve. Só mesmo um fenómeno parecido ao final de Julho de 2004, conjugado com vento norte e com incêndios na serra algarvia é que o Algarve teria temperaturas dessa ordem, se for leste dificilmente chegaremos aos 40ºC quanto mais aos 45/46ºC. Basta recuarmos ao Agosto de 2003 em que o país estava a escaldar e o Algarve tinha temperaturas altas mas nunca bateu recordes absolutos, no Algarve só se bate recordes com vento de norte, tal como aconteceu em Maio deste ano, de resto, não acredito.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Alguém se lembra das temperaturas que tinham sido previstas para Portalegre no dia 16? É que acabaram de mudar de uma mínima à volta dos 34ºC e uma máxima de 43ºC para uma máxima de 26ºC e uma mínima de 14ºC:lmao:.