Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2012

E o ECM foi atràs do GFS :P
Mas ainda bem! Aquilo seria mau de mais.. Calor é certo fazer! Mas ainda n nos livramos de aparecer novas saidas que metam a cut off ali a oeste e o inferno em cima de portugal.
 
E o ECM foi atràs do GFS :P
Mas ainda bem! Aquilo seria mau de mais.. Calor é certo fazer! Mas ainda n nos livramos de aparecer novas saidas que metam a cut off ali a oeste e o inferno em cima de portugal.

Sim, de facto, desta vez, tivemos a rara excepção da saída operacional do ECMWF ir atrás do GFS... Mas o ensemble do ECMWF, como sempre, nunca colocou um "inferno" em cima de Portugal. Portanto, para previsões mais certeiras, objectivas e a médio prazo, o ensemble do ECM é o modelo a seguir...

De qualquer das formas, uma subida gradual das temperaturas será de esperar a partir do próximo fim de semana, com temperaturas mais perto do normal para a época. Na semana seguinte, o ensemble do ECM já coloca o AA bem mais em cima de nós, portanto teremos de acompanhar a situação pois parece provável o regresso do calor... Até lá, muita nortada e manhãs quiçá nubladas e alguns chuviscos no litoral oeste, principalmente mais a norte... É o verão que temos (até agora)...
 
Parece-me que calor só no interior ou sul do país.

Sem dúvida, aliás calor é o que não tem faltado no Algarve e assim parece que vai continuar com temperaturas acima da média ligeiramente. Por cá, vai continuar o Verão como Verão e mais nada que a troika ainda não nos cortaram o calor e a praia. :D:lmao:
 
Não estou nem um pouco convencido que não vamos levar aqui no sul com uma parte substancial daquele forno africano. É impressionante como a língua tórrida se extende até meio do atlântico com a Iso 24.
 
Bom, parece que a 2ª quinzena de Julho promete ser bastante mais quente que esta primeira... Depois de mais uma semana (esta que agora começa) com muita nortada e tempo "fresco", especialmente no litoral oeste, os principais modelos (inclusivamente ensembles) começam a prever uma tendência bem quentinha para o continente, com o AA bem mais perto de nós, a NW da P.I., na típica posição de "bloqueio", o que traduzir-se-ia numa corrente de E/NE no nosso país... Quente e seca...

É certo que ainda falta bastante tempo, mas a tendência começa a formar-se... Situação a acompanhar...
 
Como era de esperar, aquela saída "louca" do ECMWF que coloquei a semana passada era um outlier muito extremo. Mas tal como se esperava, olhando pelos ensembles, já se está a preparar para aquecer um pouco mais, e agora a confiança nesse cenário começa a ficar maior, e começa a preparar-se para a próxima semana um cenário já com depressão térmica no SW da península e bastante calor como mais provável. Não só na operacional como no ensemble:


Operacional ECMWF:




Ensemble ECMWF:

 
Boas,

Estou a pensar passar este fim de semana que vem, Sexta a Domingo, a Vigo.
Como é perto aqui do nosso litoral norte, penso que não tem mal perguntar.

Estive a ver, e quase todas as previsões indicam que na sexta feira vai chover... O que a confirmar-se, penso que mudo para outro fds.

Olhando para os modelos, isso é uma situação praticamente certa, ou ainda pode mudar?
 
Boas,

Estou a pensar passar este fim de semana que vem, Sexta a Domingo, a Vigo.
Como é perto aqui do nosso litoral norte, penso que não tem mal perguntar.

Estive a ver, e quase todas as previsões indicam que na sexta feira vai chover... O que a confirmar-se, penso que mudo para outro fds.

Olhando para os modelos, isso é uma situação praticamente certa, ou ainda pode mudar?



Ainda pode haver alterações, o ideal é esperares ate amanha ou quarta para teres certezas agora tempo nublado e com alguns aguaceiros deve acontecer e com temperaturas fresquinhas.


 
Depois de uma grande ausência neste tópico eis que estou de regresso...

Nós próximos dias não será de esperar nada de extraordinário, com o aproximar do Anticiclone dos Açores teremos a estabilidade a chegar ao nosso país...
Talvez apenas alguns aguaceiro no NW do Minho na sexta-feira, além disso parece-me que será para se manter seco dada a posição do AA...
Tendência do GFS é a partir do dia 16 de Julho a direcção do vento, virar do quadrante NW para N e posteriormente para NE e Este...
Esta mudança irá consoante a localização fazer aumentar a temperatura, principalmente no litoral oeste...

O ECMWF parece caminhar no mesmo sentido...Assim sendo será de esperar um aumento nas máximas e mínimas, mas só lá para domingo e segunda-feira...
Até lá manter-se à tudo na mesma...bem ameno:thumbsup:
 
Como já foi escrito neste tópico, a partir do próximo fim-de-semana regressará o calor, principalmente às regiões do interior. O anticiclone dos Açores migrará para o Golfo da Biscaia, induzindo uma corrente de leste sobre a Península Ibérica, apesar de não ser de excluir, e é até algo provável, a manutenção da nortada no litoral.

Até a domingo, dia 15, manter-se-á o padrão dos últimos dias, com a nuance de quinta-feira poder ser um dia mais quente no interior do país.

HEzWp.gif


Sexta-feira e sábado, uma ciclogénese no Reino Unido (outra, este verão tem sido bastante chuvoso por lá) voltará a induzir uma corrente de noroeste sobre a Península Ibérica, até que no domingo, e impulsionada por um centro depressionário a sul da Gronelândia, a dorsal atlântica instalar-se-á sobre a PI e sobre o Golfo da Biscaia. A partir daqui as temperaturas começarão a subir, mais no interior (máximas entre os 35 e os 40ºC no interior norte e centro), não se podendo neste momento ter a certeza do que se passará no litoral, pela possibilidade de haver ou não nortada. Parece-me provável que sim, uma vez que é muito provável a formação da depressão térmica no sudoeste da península, como já referido pelo Rozzo.

9OrFC.gif


Pela análise do ensemble do ECMWF, este calor seria de pouca dura, pois três dias depois teríamos de novo um regime de nortada com o anticiclone de novo situado a oeste, e o habitual centro depressionário no Reino Unido.

CFZrL.gif
 
No que ao Algarve diz respeito, quinta-feira e sexta-feira pode ser dias relativamente quentes no Algarve com temperaturas a rondar os 35ºC com a nortada. Depois, mas já numa distância mais longa no dia 17 pode acontecer a tão desejada mudança do vento que deixará de ser de noroeste/norte e passará a ser de leste/sueste pelo menos dia 17 e 18 indicam ventos de levante. Se acontecer é bom sinal para a temperatura da água do mar subir uns graus.
 
Sinceramente acredito na nortada da parte da tarde no litoral oeste, mas não será sinóptica (tal como tem estado, bastante "fresca" até), mas sim de origem térmica, portanto daquela bem quente, típica de final de tarde nestas situações...

Da parte da manhã, e particularizando para o litoral oeste, não espero outra coisa que não seja vento de NE bem quente e seco (provavelmente Domingo, 2ª e 3ª, a partir de 4ª já deverá rodar para W no litoral oeste, com introdução de ar mais marítimo, mantendo-se bastante calor no interior).

Uma vez mais, o calor deverá ser de pouca dura (pelo menos no litoral oeste), atendendo ao ensemble do ECMWF, sempre tão certinho... É um Verão em que o AA realmente "prefere" aquela posição a oeste dos Açores (concordante com a previsão sazonal do ECMWF)...

Qual será a posição que prefere em Agosto? :)
 
Para o proximo fim de semana parece que o centro da Europa vai arrefecer bastante, com uma entrada de NW razoavel, talvez a mais significativa das ultimas semanas.

Se assim for o AA deverá extender-se á superficie sobre a bolha de ar estavel a NE, e arrastar algum desse ar frio para o Med. Occidental e terço leste da PI, uma situação que geralmente está associada a grandes subidas de temperatura em Portugal, nomeadamente no litoral, visto que o ar frio sobre o leste Espanhol "empurra" o ar quente para Portugal e diminui o gradiente térmico horizontal ( que é o causador da Nortada).

Dependendo da evolução sinóptica a partir dos dias 15-17 poderemos ter o regresso de tempo mais quente com bloqueio na Biscaia, ou então a manutenção deste padrão mais fresco.
Para já os ensembles apontam para um gradual aquecimento do SW Europeu enquanto a porção central e oriental da Europa sofrerá um forte arrefecimento...o padrão parece querer mudar...

Na minha opinião, com o fortalecimento do El Niño e o aumento da actividade tropical, a circulação a partir do fim deste mês e depois em Agosto poderá ser mais favoravel ao calor, com cristas anticiclónicas a surgir entre a PI e o UK/Escandinavia...