Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2012



beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Ok, obrigado. :)

Hum, entrar em Agosto novamente com um padrão com o AA bastante a oeste e até alguma precipitação acima do normal mais a norte (portanto ainda pior em termos de Verão do que tivemos durante este mês de Julho)? Não estou muito confiante nessa previsão... O padrão parece querer mudar, com mais consistência do AA mais perto da P.I.... a iso 20/25 a 850 hPa vai andar bastante perto do sul da P.I. para o final deste mês/início do próximo, basta uma ligeira mudança e temos um "forno" em cima de nós. Se o padrão apenas durar os próximos 15 dias, então realmente este Verão, no norte, praticamente não existe... A não ser que existam grandes mudanças mais para o final de Agosto e Setembro...

O que é certo é que na 1ª parte do mês, a previsão mensal acertou na "mouche", com temperaturas abaixo do normal...

Só resta aguardar...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites..

Convem nao esquecer que para a 2a metade da proxima semana, apesar da retirada de alguma da massa de ar Sahariana nos niveis médios, á superficie espera-se que haja uma grande entrada de ar tropical, associada á cicrculacao do AA em conjunto com a area de baixa pressao a N.

cRhjO.jpg


Logo, apesar da descida da T850, nos niveis baixos nao se espera que entre ar frio, portanto as temperaturas continuarao amenas, inclusivé de noite, e a humidade ajudará a manter a sensacao de calor.

Depois a tendencia para o fim de semana é de retorno de massas de ar mais secas de leste, e nova situacao de tempo quente.

Quanto á nortada, deverá ser mais fraca nestes proximos 8-10 dias devido á posicao do AA e á entrada de ar mais quente e humido sobre o oceano a oeste, diminuindo o gradiente horizontal de temperatura ( ou mais correctamente, de densidade..).

( Desculpem a falta de acentos...em Viena nao disponho de teclado QWERTY.. :unsure:)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Boa noite :).

Bom, após o "forno" que estamos a verificar no continente desde ontem (mas principalmente hoje, amanhã e 4ª feira, em especial no interior neste dia), aparentemente vamos ter um interregno de 2 ou 3 dias (5ª, 6ª e Sábado), para a partir de Domingo o AA voltar a intensificar-se e aproximar-se, estendendo-se em crista pelo golfo da Biscaia, no que resultará em novo aumento de temperaturas.

O ensemble do ECMWF, sempre tão certinho, coloca mais uma semana tórrida para o final do mês, litoral oeste incluído, e tem mantido a tendência para a outra semana.

A grande questão para mim é: até quando este padrão "quente"? Irá entrar por Agosto dentro, confirmando as teorias do Stormy, ou voltará o AA para a zona mais a oeste dos Açores, onde esteve grande parte de Julho, resultando em nortadas (essencialmente associadas a cavados)?

Vamos ver :). Mas eu acredito mais no primeiro padrão...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O Foreca passou-se de vez. Para 4ªfeira prevê 37ºC em Olhão e 5ªfeira prevê uns tórridos 40ºC. :eek:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
O Foreca passou-se de vez. Para 4ªfeira prevê 37ºC em Olhão e 5ªfeira prevê uns tórridos 40ºC. :eek:

Não sei se se passou... É que enquanto o país aquece bastante (se calhar nestes 2 ou 3 dias o Algarve, junto ao litoral sul, está até menos quente que muitas zonas tipicamente mais frescas do país, muito devido ao vento de leste), na 5ª voltamos a ter regime de nortada, pelo que o Algarve leva com todo o "forno" em cima. A não ser que haja alguma brisa marítima mesmo junto ao litoral sul...
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
aguem me sabe explicar a rasão de santarem nos ultimos anos ser quase sempre a cidade mais quente do país?antigamente era sempre beja e evora certo?até está relativamente perto do mar e num planalto!será por alguma rasão que eu desconheça?peço desculpa se estou a fazer alguma pergunta sem nexo mas tenho curiosidade:thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
aguem me sabe explicar a rasão de santarem nos ultimos anos ser quase sempre a cidade mais quente do país?antigamente era sempre beja e evora certo?até está relativamente perto do mar e num planalto!será por alguma rasão que eu desconheça?peço desculpa se estou a fazer alguma pergunta sem nexo mas tenho curiosidade:thumbsup:

Não me parece que seja a cidade mais quente do país, a julgar pelas normais climatológicas atuais. Há muitas outras cidades com temperaturas médias de junho, julho, agosto e setembro mais quentes que Santarém. Mais cidades para além de beja e évora (capitais de distrito).

Vale sempre a pena investigar se houve alguma mudança de condições à volta da estação meteorológica, claro..

Mas o que me parece é que Santarém está mais no interior que no litoral (em termos climatológicos e não geográficos), e que talvez pelo regime de ventos nos últimos anos nesta época de estio, tem-se propiciado a Santarém alcançar valores máximos de temperatura próximos dos registos históricos, e que hoje em dia, também graças ao fórum meteopt tem cativado a atenção aos valores atingidos em si. Enfim, se calhasse a beja, ninguém diria nada (tal como bragança no inverno), mas como hoje em dia temos mais acesso e interesse nos registos, chama mais a atenção. Claro que sim, Santarém tem-se mostrado para mim uma das capitais de distrito pontualmente mais quentes no verão, mas também é certo que as normais climatológicas servem para alguma coisa em termos de referência! E mais.. há outras cidades mais quentes que não são faladas, apenas pq não são capitais de distrito.
 

brandas

Cirrus
Registo
22 Jan 2009
Mensagens
28
Local
Braga
Ora Viva,

sei que é um pedido a muito longo prazo e com um grau de incerteza elevadíssimo, mas, conseguem-me prever o tempo que fará para 4 de Agosto no Norte do País consoante os modelos disponíveis?

Muito Obrigado

Cumpts
 

Roque

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
41
Local
Lisboa
Boa tarde,
notei que a temperatura mínima em Lisboa, esta noite foi de 26,5ºC, alguém sabe-me dizer se esta foi a noite mais quente ou uma das mais quentes de sempre em Lisboa?
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
]ToRnAdO[;333332 disse:
Ora cá está o que dizia á pouco no tópico da agua fria no Algarve.

Já tem os dias contados (agua fria):

mohid.png



:cool:

Já há uns meses perguntei isto, mas como formatei o pc, perdi-o... Pode dar-me o link deste modelo de previsão?
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Boa tarde,
notei que a temperatura mínima em Lisboa, esta noite foi de 26,5ºC, alguém sabe-me dizer se esta foi a noite mais quente ou uma das mais quentes de sempre em Lisboa?

A mais quente não, para o período entre 1971 e 2000 o valor mais elevado da mínima em Lisboa foi de 27,6ºC em 14 de Junho de 1981, mas é provável que esse valor já tenha sido ultrapassado.