Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2013

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Provavelmente só vou poder ir à praia quando for à Madeira (neste momento estou no Porto) as previsões para já não se mostram muito boas para o litoral norte para quem quer ir à praia.
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :).

Andará tudo de férias? Tanto silêncio neste tópico... :).

Bom, não posso deixar de apontar o falhanço dos modelos para esta semana que na passada semana davam como certa (todos, até o ensemble do ECMWF) uma "cut-off" bem perto da nossa costa, "cut-off" essa que irá existir, é certo, mas bastante mais a norte. O que parece ser consistente neste momento será o forte cavado (associado a essa depressão) que nos espera para o final desta semana, com uma descida acentuada de temperaturas... Se o litoral oeste já não andava famoso em termos de temperaturas neste últimos dias, pior será no final da semana...

Mais para a frente... Bom, talvez nem valha a pena falar, pois como se viu trata-se de futurologia :). Mas tudo aponta para o regresso do AA à sua posição mais normal de Verão, mas quiçá mais a oeste o que poderá trazer nortada "desagradável" ao continente. Com isto, o Algarve, especialmente sotavento, poderá "beneficiar" de temperaturas bem altas...

A ver vamos.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
rh25bs.png


espero que se concretize que estamos a precisar :D e sim a temperatura vai ser abaixo do normal nesta altura, mas ainda falta alguns saidas, ainda vai mudar (só espero que não mude para nada :sad: )
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Isto não está facil para o pessoal do litoral norte e centro (norte em particular). Até ao fim-de-semana é de esperar a continuação de temperaturas ligeiramente abaixo da média, com nebulosidade todas as manhãs (pelo menos no inicio) e precipitação fraca na manhã quinta-feira. A partir de Sexta nada digo, pois a partir daqui manda a matemática dos modelos ;)

PS: Espero vivamente que Agosto traga para esta zona pelo menos dias mais convidativos e sem esta nebulosidade chata com as consequentes temperaturas abaixo da média. Vou passar férias a Ponte de Lima entre amanha e 16 de Agosto ;)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
... mas ainda falta alguns saidas, ainda vai mudar (só espero que não mude para nada :sad: )

para este fim de semana há uma grande coerência.
Eu acho que não vai mudar muito.
há coerência "dentro" do GFS e até (de alguma forma) com o ECMWF.

Quando isto acontece.... não falha.
não costuma falhar, quero dizer :cool:
cps
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
para este fim de semana há uma grande coerência.
Eu acho que não vai mudar muito.
há coerência "dentro" do GFS e até (de alguma forma) com o ECMWF.

Quando isto acontece.... não falha.
não costuma falhar, quero dizer :cool:
cps


agora ambos quer o gfs quer o ecmwf já estão parecidos, infelizmente gfs diminuiu precipitação para a minha zona enfim, espero que melhore na próxima saida
o litoral norte parece que já não escapa mesmo, agora o litoral centro (a sul do carvoeiro) e sul parece estar ainda bocado incerto
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão actualizada do IPMA:

Previsão para sábado, 27.julho.2013

Períodos de céu muito nublado.
Períodos de chuva fraca, mais frequentes no litoral oeste, e
tornando-se moderada no fim do dia no Minho e Douro Litoral.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
tornando-se moderado (20 a 30 km/h) no litoral a norte do Cabo
Carvoeiro e nas terras altas a partir do meio da tarde.
Pequena descida de temperatura máxima nas regiões a sul do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela.

METEOROLOGISTAS: Ângela Lourenço
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 24 de julho de 2013 às 10:54 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
eu sei que ainda falta muito, e ate la muda muita coisa, mas podem me dizer o que indicam os modelos para a semana de 5-10 de agosto ?

obg.

Realmente ainda falta muito e é impossivel de saber com exatidão como vai estar o tempo nessa semana, é melhor ir acompanhando nos próximos dias. Nem se sabe com certeza o que vai acontecer daqui a 2\3 dias quanto mais daqui a mais de 10 dias
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
eu sei que ainda falta muito, e ate la muda muita coisa, mas podem me dizer o que indicam os modelos para a semana de 5-10 de agosto ?

obg.

Existe uma clara tendência para uma subida generalizada com entrada do mês de Agosto, a partir de 1 de Agosto a ISO 20ºC vai regressar pelo menos ao sul do país. Não tendo a certeza absoluta, penso que a primeira década vai ser quente.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Continente

Previsão para sábado, 27.julho.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA


Períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente
muito nublado no litoral até ao meio da manhã e com possibilidade
de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco.
A partir do final da manhã, ocorrência de aguaceiros no Minho e Douro
Litoral, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada
para o final do dia.

ui ui :D
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Existe uma clara tendência para uma subida generalizada com entrada do mês de Agosto, a partir de 1 de Agosto a ISO 20ºC vai regressar pelo menos ao sul do país. Não tendo a certeza absoluta, penso que a primeira década vai ser quente.

a partir do dia 1 ja da pra ver que sim, a tendencia esta la para aumento da temperatura... mas ja para o dia 3 vejo ali tendencia para muita nortada.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Os primeiros dias de agosto terão subida de temperatura, mas serão apenas alguns dias, depois voltará a nortada no litoral e descida de temperatura tanto no litoral como no interior,
sendo a temperatura no litoral entre os 20 - 25 e no interior entre 25-30.