Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2013

Provavelmente só vou poder ir à praia quando for à Madeira (neste momento estou no Porto) as previsões para já não se mostram muito boas para o litoral norte para quem quer ir à praia.

Bons dias :).

Andará tudo de férias? Tanto silêncio neste tópico... :).

Bom, não posso deixar de apontar o falhanço dos modelos para esta semana que na passada semana davam como certa (todos, até o ensemble do ECMWF) uma "cut-off" bem perto da nossa costa, "cut-off" essa que irá existir, é certo, mas bastante mais a norte. O que parece ser consistente neste momento será o forte cavado (associado a essa depressão) que nos espera para o final desta semana, com uma descida acentuada de temperaturas... Se o litoral oeste já não andava famoso em termos de temperaturas neste últimos dias, pior será no final da semana...

Mais para a frente... Bom, talvez nem valha a pena falar, pois como se viu trata-se de futurologia :). Mas tudo aponta para o regresso do AA à sua posição mais normal de Verão, mas quiçá mais a oeste o que poderá trazer nortada "desagradável" ao continente. Com isto, o Algarve, especialmente sotavento, poderá "beneficiar" de temperaturas bem altas...

A ver vamos.

rh25bs.png

espero que se concretize que estamos a precisar :D e sim a temperatura vai ser abaixo do normal nesta altura, mas ainda falta alguns saidas, ainda vai mudar (só espero que não mude para nada :sad: )

Isto não está facil para o pessoal do litoral norte e centro (norte em particular). Até ao fim-de-semana é de esperar a continuação de temperaturas ligeiramente abaixo da média, com nebulosidade todas as manhãs (pelo menos no inicio) e precipitação fraca na manhã quinta-feira. A partir de Sexta nada digo, pois a partir daqui manda a matemática dos modelos ;)

PS: Espero vivamente que Agosto traga para esta zona pelo menos dias mais convidativos e sem esta nebulosidade chata com as consequentes temperaturas abaixo da média. Vou passar férias a Ponte de Lima entre amanha e 16 de Agosto ;)

... mas ainda falta alguns saidas, ainda vai mudar (só espero que não mude para nada :sad: )

para este fim de semana há uma grande coerência.
Eu acho que não vai mudar muito.
há coerência "dentro" do GFS e até (de alguma forma) com o ECMWF.

Quando isto acontece.... não falha.
não costuma falhar, quero dizer :cool:
cps

para este fim de semana há uma grande coerência.
Eu acho que não vai mudar muito.
há coerência "dentro" do GFS e até (de alguma forma) com o ECMWF.

Quando isto acontece.... não falha.
não costuma falhar, quero dizer :cool:
cps

agora ambos quer o gfs quer o ecmwf já estão parecidos, infelizmente gfs diminuiu precipitação para a minha zona enfim, espero que melhore na próxima saida
o litoral norte parece que já não escapa mesmo, agora o litoral centro (a sul do carvoeiro) e sul parece estar ainda bocado incerto

Previsão actualizada do IPMA:

Previsão para sábado, 27.julho.2013

Períodos de céu muito nublado.
Períodos de chuva fraca, mais frequentes no litoral oeste, e
tornando-se moderada no fim do dia no Minho e Douro Litoral.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
tornando-se moderado (20 a 30 km/h) no litoral a norte do Cabo
Carvoeiro e nas terras altas a partir do meio da tarde.
Pequena descida de temperatura máxima nas regiões a sul do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela.

METEOROLOGISTAS: Ângela Lourenço
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 24 de julho de 2013 às 10:54 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

eu sei que ainda falta muito, e ate la muda muita coisa, mas podem me dizer o que indicam os modelos para a semana de 5-10 de agosto ?

obg.

Realmente ainda falta muito e é impossivel de saber com exatidão como vai estar o tempo nessa semana, é melhor ir acompanhando nos próximos dias. Nem se sabe com certeza o que vai acontecer daqui a 2\3 dias quanto mais daqui a mais de 10 dias

eu sei que ainda falta muito, e ate la muda muita coisa, mas podem me dizer o que indicam os modelos para a semana de 5-10 de agosto ?

obg.

Existe uma clara tendência para uma subida generalizada com entrada do mês de Agosto, a partir de 1 de Agosto a ISO 20ºC vai regressar pelo menos ao sul do país. Não tendo a certeza absoluta, penso que a primeira década vai ser quente.

Continente

Previsão para sábado, 27.julho.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente
muito nublado no litoral até ao meio da manhã e com possibilidade
de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco.
A partir do final da manhã, ocorrência de aguaceiros no Minho e Douro
Litoral, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada
para o final do dia.

ui ui :D

Existe uma clara tendência para uma subida generalizada com entrada do mês de Agosto, a partir de 1 de Agosto a ISO 20ºC vai regressar pelo menos ao sul do país. Não tendo a certeza absoluta, penso que a primeira década vai ser quente.

a partir do dia 1 ja da pra ver que sim, a tendencia esta la para aumento da temperatura... mas ja para o dia 3 vejo ali tendencia para muita nortada.

Os primeiros dias de agosto terão subida de temperatura, mas serão apenas alguns dias, depois voltará a nortada no litoral e descida de temperatura tanto no litoral como no interior,
sendo a temperatura no litoral entre os 20 - 25 e no interior entre 25-30.