Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2013

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
WKYsJYEl.png
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Olhando aos modelos de hoje, apenas tenho a dizer o seguinte: se um modelo diz "mata", o outro diz "esfola".

Parece que no minimo mantiveram os mesmos indices de temperatura.
O IPMA vai rever os valores de Sexta, para temperaturas na mesma grandeza aos do dia de amanhã !

E o fim de semana vai ser uma autêntica torradeira, em todo o país, a menos que estejam a 1 km da praia !
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pode degenerar em aguaceiros e trovoadas no final do período, lá pra domingo. Portalegre e Castelo Branco estavam já nos 24ºC às 7 da manhã.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estou curioso para ver até onde vão as temperaturas nos próximos dias 5,6 e 7 em áreas de vale/várzea dos distritos de Aveiro(Anadia e Mealhada),Coimbra(Lousã,Miranda do Corvo e Penacova) e Viseu (Santa Comba Dão e Mortágua),dado que o GFS continua a carregar e bem no calor, com temperaturas iguais ou superiores a 40ºC. :calor:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Calor, e entrada de ar tropical modificado ( húmido) vindo na circulação do AA deverão tornar os próximos dias particularmente tórridos e abafados.

A norte, para 4f e pelo menos até Sabado, a presença de humidade e calor, tal como a proximidade a uma pequena perturbação em altura deverão gerar instabilidade, mais provável junto ás áreas montanhosas do interior norte, sendo possível algum aguaceiro ou trovoada dispersos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Fim de semana interessante...

A norte, a orografia em conjunto com o calor e a presença de uma pequena perturbação em altura poderão gerar algumas trovoadas dispersas...

No centro/sul, situação diferente.
Maior influencia da alta pressão e da dorsal em altura, com um influxo saariano a aproximar-se da latitude 38ºN...na fronteira entre este ar extremamente quente, e o ar mais "moderado" que ocorre a norte, uma circulação intensa nos níveis médios ( Mid level jet) deverá forçar um fluxo de E e SE pela região.

No Algarve poderá surgir uma suestada forte com ondulação grande, e esse regime deverá propagar-se ao Alentejo e vale do tejo sob o eixo do jet nos níveis médios ( até 13-15m/s de SE aos 850hpa).

Com esta sinóptica serão possíveis temperaturas próximas dos records em muitas localidades costeiras desde Peniche até ao litoral vicentino e nas bacias do Tejo/Sado.
 

Raposeira

Cirrus
Registo
25 Mar 2013
Mensagens
34
Local
Almeirim
Boas noites, gostaria de saber se as temperaturas nos modelos assim como da possibilidade de haver trovoadas se mantém para este fim de semana?
Como bombeiro tem-me vindo à memória o fatídico dia de 2 de Agosto de 2003 onde arderam milhares de hectares em Portugal, e com a minha leitura da possibilidade de trovoadas....

:calor:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ora vamos lá ligar o Forno !

Temperaturas superiores a 40º em alguns sitios, sendo que ás 07h00, já se nota a diferença face aos ultimos dias com o interior do país já quase nos 30 ºC !

Cheira-me que hoje teremos algures uma temperatura de 43º C ou muito perto disso !

Acho também que se não houver muitas nuvens que no fim de semana estará ainda mais quente !
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Desta vez não entra muito ar do Saara em Portugal, talvez se note mais a poeirada no Algarve.

BH6CMDS.gif


E é interessante a humidade que aparece aos 700hpa que já referiram aqui, com estas temperaturas altas provavelmente vamos ter umas quantas trovoadas "secas", talvez a norte e centro.