Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2013

WKYsJYEl.png

Bom dia,

Olhando aos modelos de hoje, apenas tenho a dizer o seguinte: se um modelo diz "mata", o outro diz "esfola".

Parece que no minimo mantiveram os mesmos indices de temperatura.
O IPMA vai rever os valores de Sexta, para temperaturas na mesma grandeza aos do dia de amanhã !

E o fim de semana vai ser uma autêntica torradeira, em todo o país, a menos que estejam a 1 km da praia !

Pode degenerar em aguaceiros e trovoadas no final do período, lá pra domingo. Portalegre e Castelo Branco estavam já nos 24ºC às 7 da manhã.

Estou curioso para ver até onde vão as temperaturas nos próximos dias 5,6 e 7 em áreas de vale/várzea dos distritos de Aveiro(Anadia e Mealhada),Coimbra(Lousã,Miranda do Corvo e Penacova) e Viseu (Santa Comba Dão e Mortágua),dado que o GFS continua a carregar e bem no calor, com temperaturas iguais ou superiores a 40ºC. :calor:

Calor, e entrada de ar tropical modificado ( húmido) vindo na circulação do AA deverão tornar os próximos dias particularmente tórridos e abafados.

A norte, para 4f e pelo menos até Sabado, a presença de humidade e calor, tal como a proximidade a uma pequena perturbação em altura deverão gerar instabilidade, mais provável junto ás áreas montanhosas do interior norte, sendo possível algum aguaceiro ou trovoada dispersos.

Fim de semana interessante...

A norte, a orografia em conjunto com o calor e a presença de uma pequena perturbação em altura poderão gerar algumas trovoadas dispersas...

No centro/sul, situação diferente.
Maior influencia da alta pressão e da dorsal em altura, com um influxo saariano a aproximar-se da latitude 38ºN...na fronteira entre este ar extremamente quente, e o ar mais "moderado" que ocorre a norte, uma circulação intensa nos níveis médios ( Mid level jet) deverá forçar um fluxo de E e SE pela região.

No Algarve poderá surgir uma suestada forte com ondulação grande, e esse regime deverá propagar-se ao Alentejo e vale do tejo sob o eixo do jet nos níveis médios ( até 13-15m/s de SE aos 850hpa).

Com esta sinóptica serão possíveis temperaturas próximas dos records em muitas localidades costeiras desde Peniche até ao litoral vicentino e nas bacias do Tejo/Sado.

Boas noites, gostaria de saber se as temperaturas nos modelos assim como da possibilidade de haver trovoadas se mantém para este fim de semana?
Como bombeiro tem-me vindo à memória o fatídico dia de 2 de Agosto de 2003 onde arderam milhares de hectares em Portugal, e com a minha leitura da possibilidade de trovoadas....

:calor:

Ora vamos lá ligar o Forno !

Temperaturas superiores a 40º em alguns sitios, sendo que ás 07h00, já se nota a diferença face aos ultimos dias com o interior do país já quase nos 30 ºC !

Cheira-me que hoje teremos algures uma temperatura de 43º C ou muito perto disso !

Acho também que se não houver muitas nuvens que no fim de semana estará ainda mais quente !

Desta vez não entra muito ar do Saara em Portugal, talvez se note mais a poeirada no Algarve.

BH6CMDS.gif

E é interessante a humidade que aparece aos 700hpa que já referiram aqui, com estas temperaturas altas provavelmente vamos ter umas quantas trovoadas "secas", talvez a norte e centro.