Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2013

um nevao e q vinha mesmo a calhar...

segundo o IPMA tirando quarta a proxima semana vai ser quentinha tb, nao tanto, mas ainda quentes,
para aqui a maxima deles p estes dias e de 35 (mas temos tido acima de 40) e p semana 32 e nada de chuva... :(

O IPMA decidiu tirar os avisos vermelhos para amanhã...

Na TVI acabou de dar as temperaturas máximas do país ao longo do dia, e em Coimbra segundo eles estiveram 46ºC o que é bastante, sabem se o valor é correto? :confused:

Na TVI acabou de dar as temperaturas máximas do país ao longo do dia, e em Coimbra segundo eles estiveram 46ºC o que é bastante, sabem se o valor é correto? :confused:

A máxima de hoje em Coimbra foi de 38.4ºC, Sines teve uma máxima de 40.7ºC impressionante. :eek:

Já ontem, a TVI 24 falou dos 50ºC na Amareleja e blá blá, a TVI com as pessoas que tem, a informação é uma autêntica desgraça.

Que discrepância de valores, quando vi 46 ºC em Coimbra fiquei pasmado e quase que ri... Não sei onde foram buscar esse valor...

Que discrepância de valores, quando vi 46 ºC em Coimbra fiquei pasmado e quase que ri... Não sei onde foram buscar esse valor...

Possivelmente ao termómetro do carro da equipa de reportagem que estava estacionado ao sol há duras horas! lol
Enfim,,informação sensacionalista e sem o mínimo de rigor científico

Espero que as mal amadas trovoadas não apareçam aqui pelo ribatejo, pois faz lembrar o dia 2 de Agosto de 2003 em que as 11h00 da manha as trovoadas provocaram imensos incêndios florestais...

Agora, quem vai aquecer nos próximos dias é o Algarve. Ayamonte já encontra-se até 3ª feira em aviso amarelo e nosso IPMA só tem o aviso para a ondulação. :unsure:

4ª feira, pode ser um dia bem quente no Algarve com o Noroeste presente, isto pode disparar e bem a temperatura, só lá para 6ªfeira é que não vamos ter uma noite tropical, mas depois elas voltam novamente. :angry:

Agora, quem vai aquecer nos próximos dias é o Algarve. Ayamonte já encontra-se até 3ª feira em aviso amarelo e nosso IPMA só tem o aviso para a ondulação. :unsure:

4ª feira, pode ser um dia bem quente no Algarve com o Noroeste presente, isto pode disparar e bem a temperatura, só lá para 6ªfeira é que não vamos ter uma noite tropical, mas depois elas voltam novamente. :angry:

Estou curioso para ver até onde vão as temperaturas. O recorde de Faro foi atingido num dia de nortada mas em condições especiais, havia um incêndio na serra de Loulé e a cidade estava coberta por uma nuvem de fumo.

Antes do aquecimento no Algarve, e vendo as cartas de temperaturas aos 850 hPa, uma nota para o dia de amanhã que deverá ser muito quente.
A ISO 24, que se pensava estar hoje sobre todo o continente, só ao final da tarde estará em cima de nós (quase todo o continente) e amanhã deverá afectar todo o país.
Com o posicionamento da depressão térmica, a injecção de ar quente e seco de SE deverá manter as temperaturas muito altas, nomeadamente no litoral centro e eventualmente norte.
Não se prevê nortada para amanhã...o que deverá manter todo o dia as altas temperaturas. Ou seja, mais um dia muito quente.
Só a partir de 4ª feira é que o posicionamento da depressão térmica levará à formação de nortadas.

Convenhamos: venhas elas durante 3 ou 4 dias para arrefecer isto.
O problema é se elas vem e não nos largam durante semanas...é certo e sabido que as queixas voltarão.:p