Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2013

boa tarde

alguem consegue explicar o porque das temperaturas no Continente estarem em alguns lugares a rondar os 34/37 graus e não estiveram sob alerta vermelho e a RAM por ter uma previsao de temperaturas ate 33 graus esta sob aviso vermelho?

tem a ver com a humidade?

obg

Olá. Tem haver com os critérios de emissão de avisos meteorológicos e podes consultar aqui http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/sam/index.html?page=criterios.xml . A Madeira é menos quente do que o Continente e os critérios de emissão são bastante mais baixos do que no continente. A humidade também pode ter influência, aqui é muito mais seco do que na Madeira. ;)

boa tarde

alguem consegue explicar o porque das temperaturas no Continente estarem em alguns lugares a rondar os 34/37 graus e não estiveram sob alerta vermelho e a RAM por ter uma previsao de temperaturas ate 33 graus esta sob aviso vermelho?

tem a ver com a humidade?

obg

Que 34/37ºC? Muitas até chegaram e passaram os 40ºC, queres um exemplo a da Chamusca que fica perto do Entroncamento e mais umas que não lembro onde fica.

Eu não sei para que se anda aqui com especulações, é aproveitar o arrefecimento dos próximos dias que irá durar pelo menos 4 ou 5 dias, daí para a frente logo se verá o que irá acontecer, tanto pode vir algo igual como podem vir trovoadas, ou arrefecer ainda mais, o que for.

Não quero ser alarmista! :D

Mas parece que vem ai nova onda de calor dia 19 de julho que data tão engraçada :thumbsup: coincide com o período mais quente do ano :w00t:

Não me parece muito, mas aguardemos, como já aqui foi referido ainda faltam muitos dias.

EDM0-240_pwe8.GIF

gens-21-0-240_imh0.png

Isso é que era mas os modelos não dizem isso :calor:

Não é preciso serem os modelos, os últimos dias comprovam mesmo o contrário do que os franceses diziam.

--

Parece que agora entraremos num período de temperaturas máximas entre os 30 e os 35ºC no interior Centro e Sul, e os 25 e 30ºC nas restantes regiões, e noites (bem) mais frescas.

Bom dia

Vendo alguns dados que os colegas da RAM reportam acerca das tempeaturas, pergunto me se o Site do IPMA tem as temperaturas "corretas " ou atualizadas..pois quase sempre mostram valores inferiores ao que na realidade está.

Bom dia

Vendo alguns dados que os colegas da RAM reportam acerca das tempeaturas, pergunto me se o Site do IPMA tem as temperaturas "corretas " ou atualizadas..pois quase sempre mostram valores inferiores ao que na realidade está.

OS valores que o IPMA regista são efectivamente os corretos para cada uma das localizaçoes. Os valores são actualizados de hora a hora, sendo que nas observações de superfície é comum a actualização chegar com uma hora de diferença. Nas observações está sempre presente a hora UTC em que são registados os valores. (Não esquecer que para Portugal Continental e Madeira a hora de verão é UTC+1; Ex: 10UTC = a 11h)

Mas esses modelos eram principalmente para os próprios franceses e países mais do norte não sei os valores mas agora estão ligeiramente acima da média, este verão ainda se pode vir a revelar fresco :lol: ainda só começou a 20 dias, Bem quanto a nova onda de calor só depois de dia 20 :p

Oh rapaz, que raio de modelos andas a consultar ? Não entendo o teu pânico para tentar entender como será o verão, andas a toda a hora a tentar entender se o verão vai ser fresco, quente, normal, húmido, frio, etc...Deixa as coisas ocorrerem, e vai seguindo os modelos e o fórum, não é preciso andares sempre a especular.

Um conselho, os modelos reais para as previsões diárias:
http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=1

No Ipma mostra 35ºc para lisboa e 34ºc parao porto no dia 19 de julho :thumbsup:

Além de ser uma previsão automática com 9 dias de distância volto a perguntar: Em que dados te baseias para referir que vem uma onda de calor:

ONDA DE CALOR: "Intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, em que a temperatura máxima diária é superior em 5°C ao valor médio diário do período de referência"

Previsão para 5ª feira, 11.julho.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado por
nuvens baixas no litoral oeste em especial até ao final da manhã
e para o final do dia, com possibilidade de ocorrência de períodos
de chuva fraca ou chuvisco.

Aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões
do interior Norte com condições favoráveis à ocorrência de
aguaceiros e trovoada.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
soprando moderado (20 a 30 km/h) em especial durante a tarde,
de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Raso e de sudoeste na
costa sul do Algarve.
Nas terras altas das regiões Norte e Centro, o vento soprará
temporariamente moderado (25 a 35 km/h) do quadrante leste.
Neblina ou nevoeiro matinal no interior da região Sul e na Beira
Baixa.
Pequena descida da temperatura mínima, mais significativa na
região Sul.
Descida da temperatura máxima na região Sul.

NL.png