Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2013

Os primeiros dias de agosto terão subida de temperatura, mas serão apenas alguns dias, depois voltará a nortada no litoral e descida de temperatura tanto no litoral como no interior,
sendo a temperatura no litoral entre os 20 - 25 e no interior entre 25-30.

más noticias para mim portanto.... se bem que ainda falta mais de uma semana, tenho esperança que os modelos mudem :rolleyes:

Os primeiros dias de agosto terão subida de temperatura, mas serão apenas alguns dias, depois voltará a nortada no litoral e descida de temperatura tanto no litoral como no interior,
sendo a temperatura no litoral entre os 20 - 25 e no interior entre 25-30.

Desculpe lá mas em que se baseia?
:semfotos:
Há concordância dos diferentes modelos para esse cenário?
Estamos numa fase em que podemos confiar nos modelos a mais de 7 dias?

cps

bernardino

E quanto a trovoadas será que as vamos ver no litoral norte? Parece-me haver boas condiçoes para tal durante a próxima madrugada e dia de amanha :thumbsup:

bem pelos ultimos modelos que sairam é ja quase certo que virá a nortada com força para a primeira semana de agosto.

Para já, a evidência para o qual apontam o GFS e o ECMWF é de termos nortada térmica e ocasionalmente sinóptica.
Com isto deveremos ter nortada moderada nalguns dias (principalmente à tarde) e eventualmente um ou outro dia de nortada mais consistente (já instalada pela manhã).

Certezas não há, mas a vinda da nortada é uma normalidade na nossa costa e no nosso território continental.

Uma situação que me faz apontar para nortadas menos fortes na próxima semana ou duas, é o facto de termos a água do mar "quente" no litoral oeste (nestes dias anda pelos 20ºC, quando normalmente ronda os 15-17ºC)
Sendo assim, o diferencial térmico entre o mar e terra está mais esbatido do que noutras alturas, pelo que a nortada térmica deverá ser atenuada...

para esta semana que ai vem, nao vejo nortada, so um dia ou outro de tarde e muito fraca.

Mas a partri de sexta vejo ali muita nortada forte tanto de manha como à tarde, e ai as temperaturas descem e a agua do mar volta a ficar fria( temperatura mais normal).

Podes explicar melhor essa situação do diferencial térmico entre o mar e a terra e a nortada, que nao percebi bem sff ?

para esta semana que ai vem, nao vejo nortada, so um dia ou outro de tarde e muito fraca.

Mas a partri de sexta vejo ali muita nortada forte tanto de manha como à tarde, e ai as temperaturas descem e a agua do mar volta a ficar fria( temperatura mais normal).

Podes explicar melhor essa situação do diferencial térmico entre o mar e a terra e a nortada, que nao percebi bem sff ?

A nortada deve-se essencialmente ao posicionamento do Anticiclone, que quando favorável e próximo de nós, principalmente a Oeste/Sudoeste, juntamente com a depressão térmica centrada na Península Ibérica, cria esse vento moderado a forte, que se pode estender até 70 ou 80km para o interior.
Relativamente ao diferencial térmico entre o mar e a terra, este cria a brisa marítima de dia e a terrestre de noite. Esta imagem explica muito bem de forma simples.
brisa.jpg

A explicação no ipma
O mar aquece e arrefece mais lentamente que a terra. Este facto pode causar grandes contrastes de temperatura entre o mar e as áreas terrestres adjacentes, dependendo do ciclo diurno. Estes contrastes originam um tipo de circulação denominada brisa.

Durante o dia a superfície terrestre aquece mais rapidamente que o mar, por isso, sobre terra o ar torna-se menos denso (e a pressão mais baixa) do que sobre mar. Consequentemente, o ar quente sobre terra sobe e o ar mais frio e húmido desce sobre o oceano. Em altitude, o ar desloca-se no sentido do mar (onde a pressão é mais baixa) e à superfície circula no sentido de mar para terra, fechando a circulação, conhecida como brisa marítima.

À noite, a superfície terrestre arrefece mais rapidamente que o mar, assim a temperatura do mar é superior à temperatura da terra e forma-se uma circulação inversa a que ocorre durante o dia. À superfície, o ar desloca-se no sentido da terra para o mar. Este tipo de circulação denomina-se brisa terrestre.
brisa
http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/previsao.numerica/index.html?page=aladin.brisa.mar.xml

Bom dia, olhando ao ECM parece que este não foge muito á prespetiva indicada nos ultimos dias com uma subida de temperatura na Quarta, de curta duração descendo logo de seguida !

O GFS para quem gosta de clima de SAARA não apenas é mais quente no curto prazo como depois das 168h, tem um calor de tórrido que caso se verificasse faria bater imensos recordes de temperatura, com minimas na ordem dos 30º C e muitas máximas acima dos 44º C !

A diferença entre GFS e ECM é cerca das 168/192 horas com a aproximação de uma cut-off ao continente vista pelo GFS mas não pelo ECM !

Tenho um feeling que este mês de Agosto será muito quente por estas bandas !

bem essa previsao dwe calor torrido que falas ainda falta bastante mesmo, porque a partir de sexta vejo a entrada da nortada, sem fim à vista de ela se ir embora, logo nao sei onde vês temperaturas muito elevadas.

Olhando para os 2 principais modelos parece-me que até à próxima semana nada de muito anormal parece acontecer. As temperaturas não vão andar muito altas..a rondar os 30º. Aqui para o Norte poderá chuviscar um ou outro dia. Há de facto uma cut off que nos rondará mas nada de mais!
Isto nos próximos 5/7 dias, porque mais do que isso já é ser bastante subjectivo, mas claro opiniões e feelings temos todos, não fosse isto um fórum..bem eu guardo-as para mim porque nisto do tempo nada é certo ahahahaha.
De facto tivemos uma semana em que o forno esteve ligado, fora isso este Verão parece-me um pouco xoxo. Vamos ver como se vai portar o Agosto!

continuação de uma boa tarde

Atenção aos Açores, que amanhã estarão sob influencia de um forte cavado que se aproxima de NW, e no qual se integra uma depressão em cavamento gradual.

Na massa de ar pré frontal as condições são favoráveis ao desenvolvimento de instabilidade termodinâmica moderada a forte ( CAPE/LI elevados), á qual se acresce a passagem de alguns máximos de vorticidade em altura que exercerão forçamento dinâmico.
Os perfis de shear são igualmente condutivos ao desenvolvimento de algumas células organizadas capazes de gerar rajadas fortes e precipitação intensa.

Associada á frente fria poderá tambem ocorrer alguma convecção intensa de caracter linear igualmente capaz de gerar precipitação e ventos fortes.

Atenção aos Açores, que amanhã estarão sob influencia de um forte cavado que se aproxima de NW, e no qual se integra uma depressão em cavamento gradual.

Na massa de ar pré frontal as condições são favoráveis ao desenvolvimento de instabilidade termodinâmica moderada a forte ( CAPE/LI elevados), á qual se acresce a passagem de alguns máximos de vorticidade em altura que exercerão forçamento dinâmico.
Os perfis de shear são igualmente condutivos ao desenvolvimento de algumas células organizadas capazes de gerar rajadas fortes e precipitação intensa.

Associada á frente fria poderá tambem ocorrer alguma convecção intensa de caracter linear igualmente capaz de gerar precipitação e ventos fortes.

Olha que óptima notícia! :D

A partir da próxima 6ª feira até pelo menos 3ª feira ou 4ª feira da próxima semana, o Algarve vai ter um aumento da temperatura, com a nortada a fazer disparar a temperatura, na 2ª feira o IPMA coloca 34ºC para Olhão, o Foreca coloca 38ºC, mas a partir de 6ª feira, o Foreca já coloca temperaturas a rondarem os 35ºC.

Claro, que temos que ter em conta, a brisa de sudoeste junto ao litoral da costa algarvia que ameniza a temperatura durante a tarde e tudo vai depender da intensidade dessa brisa e a que horas o vento fará a rotação para noroeste/norte.