Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Hoje poderá ser um dia agradável/quente por algumas partes do litoral oeste, tendo em conta que o vento se deverá manter de NE/N durante o dia, já amanhã o padrão poderá mudar um pouco regressando a nortada, tal como nos restantes dias, só lá para quarta poderemos ter mais certezas de como será o fim de semana, mas tudo indica que deve ser mais fresco que o inicio da semana.

tumblr_n8e068Btn51skf92go1_1280.png
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
  • Gosto
Reactions: supercell

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Na próxima semana, segunda a quinta, será o pico máximo do calor. No interior norte e centro as temperaturas deverão subir até próximo dos 35 e no alentejo perto dos 40ºC
No litoral deverá rondar os 30ºC
Depois do dia 17/18 de julho a tendência é de descida das temperaturas de forma gradual, segundo os dois modelos, Europeu e GFS.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Na próxima semana, segunda a quinta, será o pico máximo do calor. No interior norte e centro as temperaturas deverão subir até próximo dos 35 e no alentejo perto dos 40ºC
No litoral deverá rondar os 30ºC
Depois do dia 17/18 de julho a tendência é de descida das temperaturas de forma gradual, segundo os dois modelos, Europeu e GFS.

No Litoral Norte nem por isso .

Segundo o ECM, as temperaturas entre segunda e quinta da próxima semana serão idênticas às que temos tido esta semana ou até mais baixas ao nível das mínimas .

Mas atenção , o arrefecimento que tem vindo a ser esboçado pelos modelos parece - me que tem vindo a ser adiado, não sei se será assim tão garantido que ocorra .
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Se coincidir com o modelo numérico do ipma, mesmo as máximas serão mais baixas para o Porto na semana que vem, com excepçäo talvez de segunda.

A julgar apenas pelo que se passou até agora, os valores que previam a quinta (ontem) como o dia mais quente, e com temp. máx. a rondar os 30C seriam os mais correctos. E bem contra a previsão de hoje, o dia está mais fresco, e talvez até com quebra significativa em relação ås temperaturas ao longo do dia de ontem.

Edit. A temperatura voltou a subir, sendo de 27.1C agora segundo o isep. Vamos ver se a máxima de 28C irá se manter até o final do dia.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Na próxima semana, segunda a quinta, será o pico máximo do calor. No interior norte e centro as temperaturas deverão subir até próximo dos 35 e no alentejo perto dos 40ºC
No litoral deverá rondar os 30ºC
Depois do dia 17/18 de julho a tendência é de descida das temperaturas de forma gradual, segundo os dois modelos, Europeu e GFS.

No litoral acho que o pico do calor já ocorreu, amanhã a temperatura descerá para valores normais para a época e assim se deverá manter até 4ª feira. Depois é provável que ocorra nova descida de temperatura, e durante uns 2/3 dias a tendência é para termos uns dias mais frescos.

No interior as temperaturas manter-se-ão altas até 4ª feira, com descida acentuada a partir de 5ª f ou 6ªf.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Amanhã teremos temperaturas idênticas à de hoje.

Terça e quarta-feira estaremos sob influência de uma corrente de Leste que fará aumentar as temperaturas um pouco por todo o país, com mais incidência sobre o dia 16.

Logo a partir de quinta, com a aproximação de um sistema frontal vindo de Oeste, as temperaturas deverão descer significativamente (talvez uma diferença das temperaturas máximas de quarta/quinta entre 5 a 10ºC em algumas zonas).
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Lá se vai mais um fim de semana de Julho que poderia ser de praia, a partir de quinta feira parece que a coisa vai refrescar e parece que vai virar também para alguma chuva, vamos aguardar por desenvolvimentos :D.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Segundo os modelos , até quarta - feira vai manter - se o tempo quente , inclusivé no Litoral Norte que vai aquecer novamente .

A partir de quinta , perspetiva - se um arrefecimento considerável , onde o Litoral Norte poderá ter 4 ou 5 dias com alguma precipitação .


Segundo a previsãoo mensal do IPMA , poderá voltar a ocorrer precipitação no final de julho / início de agosto , mas agora para todo o território a norte do Sistema Montejunto - Estrela .

No entanto , entre estes 2 períodos deve aquecer bem , pois estamos no pico do verão .
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Lá se vai mais um fim de semana de Julho que poderia ser de praia, a partir de quinta feira parece que a coisa vai refrescar e parece que vai virar também para alguma chuva, vamos aguardar por desenvolvimentos :D.

É um facto. Seja como for, é verdade que estes dias até 4ª feira vão ser quentes, mas especialmente no interior. Enquanto não tivermos uma corrente de E/NE bem vincada (por exemplo, AA a NW/N da P.I. com uma pressão ao centro de 1030 hPa pelo menos), o litoral oeste será sempre afetado por correntes marítimas (que nunca chegam ao interior, obviamente). Veja-se hoje, por exemplo: serra de Sintra completamente tapada. Isto é sinal de corrente marítima, associada a nortada :).

A partir de 5f parece que vamos mesmo ter um cavado a afetar o continente até Sábado, Domingo parece querer começar a recuperar e na outra semana o AA novamente a estender-se em crista sobre o continente, mas sem grandes extremos, pelo menos no que ao litoral oeste diz respeito. A nortada parece querer continuar a ser uma constante, no litoral oeste...

Que esperar para o final do mês e início de Agosto? Cenas dos próximos capítulos. :)
 

cfmm

Cirrus
Registo
20 Dez 2013
Mensagens
13
Local
Lisboa
Boa tarde,
Alguém me poderia informar sobre quais as temperaturas previstas e se é esperada precipitação para a zona do Meco, em Sesimbra, entre o dia 17 e 19 deste mês?

Obrigado
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde, meus Senhores!

Lembram-se de há tempos comentar aqui que nos últimos quartos minguantes da lua temos tido tempo instável com descidas das temperaturas? Em março já não me lembro, mas desde abril até junho tem sido assim, e assim vai ser o Julho uma vez mais!! Vamos ver se será em Agosto!! O anticiclone tem estado fraco sobre a península ibérica, mas, na minha opinião, vai fortalecer certamente mais para a frente. Tenho visto a pressão dos 1030 hpa com maior frequência nos meses de setembro outubro e em alguns periodos nos meses de inverno!! No verão andamos a variar entre os 1010 a 1020, daí as nortadas e de vez em quando tempo fresco e instável. Bom acompanhamento!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Boa tarde, meus Senhores!

Lembram-se de há tempos comentar aqui que nos últimos quartos minguantes da lua temos tido tempo instável com descidas das temperaturas? Em março já não me lembro, mas desde abril até junho tem sido assim, e assim vai ser o Julho uma vez mais!! Vamos ver se será em Agosto!! O anticiclone tem estado fraco sobre a península ibérica, mas, na minha opinião, vai fortalecer certamente mais para a frente. Tenho visto a pressão dos 1030 hpa com maior frequência nos meses de setembro outubro e em alguns periodos nos meses de inverno!! No verão andamos a variar entre os 1010 a 1020, daí as nortadas e de vez em quando tempo fresco e instável. Bom acompanhamento!

Provavelmente será memória selectiva, e recorda-se dos minguantes em que o tempo ficou instável, esquecendo-se dos restantes...
;)

Luas aparte...

O padrão está um pouco "rés-vés", com isto quero dizer, que os geopotenciais altos e as massas de ar muito quente andam aqui bem perto, mas sempre "de raspão", e sempre "enxotados" pela zonal que se vai mantendo forte a Norte.
Ameaça um dia destes acontecer as peças do puzzle ficarem a jeito e termos um episódio tórrido a valer, em vez destes ameaços curtos que vamos tendo a espaços, entre sequências de dias amenos.

Mas afinal, nada de anormal, estamos em Julho, é mesmo assim o nosso Verão.
:)

7iZrwGT.gif
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa tarde, meus Senhores!

Lembram-se de há tempos comentar aqui que nos últimos quartos minguantes da lua temos tido tempo instável com descidas das temperaturas? Em março já não me lembro, mas desde abril até junho tem sido assim, e assim vai ser o Julho uma vez mais!! Vamos ver se será em Agosto!! O anticiclone tem estado fraco sobre a península ibérica, mas, na minha opinião, vai fortalecer certamente mais para a frente. Tenho visto a pressão dos 1030 hpa com maior frequência nos meses de setembro outubro e em alguns periodos nos meses de inverno!! No verão andamos a variar entre os 1010 a 1020, daí as nortadas e de vez em quando tempo fresco e instável. Bom acompanhamento!



E certo que nos ultimos tempos , as fases das luas ate tem batido certo de algum modo , mas agora estar a falar dos meses seguintes ja e pura especulacao .

Portugal tem um dos climas mais fascinantes da Europa , para quem gosta de meteorologia e fantastico , nunca se sabe o que vai vir depois .

Acho que esta tudo em aberto :
o verao pode prolongar - se por outubro dentro como em 2011 , terminar abrutamente no final de agosto como em 99 ou ser um verao de nortada infinita seguido de um outono monotono ameno e com pouca chuva , como ja ocorreu muitas vezes .