Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 1 Jul 2014 às 09:14.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,115
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    :::::UPDATE:::::

    No seguimento da previsão desta madrugada e tendo em conta alguns acertos por parte do GFS06z/WRF00z a situação em especial para o NW parece mais consolidada.

    A analise do sat/rad revela alguns nucleos que já parecem minimamente organizados.

    Com base nisto resolvi introduzir um nivel amarelo em especial para o NW e para o periodo entre as 20h de hoje e as 8h de amanhã.

    Células discretas e alguns segmentos lineares colocarão um risco pontual de precipitação excessiva e rajadas marginalmente severas.

    [​IMG]
     
  2. Davidmpb

    Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jul 2014
    Mensagens:
    3,079
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Penso que deverá haver actividade eléctrica para essa zona durante a noite e madrugada, a que horas é que é sempre uma incógnita, mas pode ser que a essa hora tenhas sorte:thumbsup:
     
  3. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
    O ECM estava tão bom a prever bastante calor para o próximo fim-de-semana e agora já começou a cortar, até está pior que o GFS :mad:
     
  4. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,929
    Local:
    Oeiras / Portel
    As saídas dos últimos dias do ECMWF estavam completamente desfasadas da média do seu ensemble, pelo que não eram para ser levadas muito a sério. O calor continuará por perto, afectando Espanha e o Sul de França, mas em Portugal continental não deverá haver calor anormal para a época, pelo menos até ao final do mês (eventualmente, com excepção do sotavento do Algarve quando a Nortada aparecer em força). A média das T850 do ensemble do GFS e do ECMWF mantém-se sempre abaixo dos 20ºC em quase todo o país, até ao último frame da simulação.

    Entretanto, e ainda a alguma distância temporal, já várias saídas de vários modelos têm mostrado isto:

    [​IMG]
     
    CptRena gostou disto.
  5. GabKoost

    GabKoost
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Jan 2009
    Mensagens:
    831
    Local:
    Longos, Caldas das Taipas (Entre Brg e Gmr) Altit
    O calor previsto é mais do que suficiente para todas as actividades de verão.

    As ondas de calor nunca fizeram bem a nada nem a ninguém.

    Pessoalmente estou, até ver, satisfeitíssimo com o Verão. Dias de calor razoável com um ou dois dias de precipitação a cortar e refrescar os ânimos.

    Resultado? Ninguém morreu e em meados de Julho os incêndios não apareceram de forma generalizada.

    Podia continuar assim o verão todo.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
  7. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,259
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Pois é, a posição dessa cut-off... Vários modelos vão ameaçando que fique ali à distância a induzir fluxo de SE.
    :calor:
    Ainda faltam uns bons dias, pode mudar é claro, até porque é daquelas situações que pequenas flutuações na posição do sistema têm consequências totalmente diferentes.

    Mas vários modelos ameaçam esta configuração, que poderia ser de calor mesmo muito intenso. Geopotenciais altos, temperaturas muito altas aos 850hPa, e toda esta massa de ar a ser "aspirada" de SE para NW bem dentro pelo Atlântico, o que quebraria quase por completo as brisas marítimas.
    Vamos acompanhar porque pode muito bem mudar, mas ameaça ser o primeiro episódio de calor realmente tórrido deste Verão.

    [​IMG]


    Mas como já disse atrás, um desvio mais para Este dessa cut-off, e podemos acabar em vez de calor tórrido, com chuva e trovoadas. :D
     
    Mário Barros e CptRena gostaram disto.
  8. ELJICUATRO

    ELJICUATRO
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Jan 2009
    Mensagens:
    629
    Local:
    BRAGA SUL (Baixo Minho)
    Concordo com o nosso caro amigo GabKoost,

    No que diz respeito ao calor acho que é mais que suficiente para a maioria das pessoas. O ano passado pela mesma altura andava tudo a arder nas florestas e este ano está tudo controlado, ainda por cima nesta região tivemos direito ao bónus do mês de Julho (chuvinha para regar a nossa bela paisagem).

    Ondas de calor só trazem mais prejuízos do que benefícios!!!

    Continuação de boa semana a todos os colegas do fórum.

    Cmps.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    GabKoost, FJC, Paelagius e 8 outras pessoas gostaram disto.
  9. Davidmpb

    Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jul 2014
    Mensagens:
    3,079
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Concordo inteiramente com esta opinião, não precisamos de temperaturas de 35 ou 40 graus para temos um bom verão, algumas pessoas gostam de calor porque não têm de trabalhar com ele, porque se tivessem de certeza que não gostavam;)
     
  10. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,259
    Local:
    Montijo/Lisboa
    E na tal "dança" que falei na posição modelada da cut-off, pode ser que escapemos então a um grande forno, pois talvez fique ali "ancorada" nos Açores, suficientemente longe não só para não causar instabilidade sobre o continente, como também longe o suficiente para evitar cortar completamente as brisas.

    Segundo as projeções actuais, que variam bastante p.ex. entre ECMWF e GFS, existe vento do quadrante Sul no início da semana, e portanto teríamos calor moderado apenas. Mas não estou totalmente confiante a 5 dias, pode ainda mudar drasticamente. Aliás, basta um desvio mínimo para Este da posição da cut-off, para termos fluxo de SE e não de S, que faria disparar as temperaturas.


    [​IMG]
     
    CptRena gostou disto.
  11. Maria Papoila

    Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Set 2011
    Mensagens:
    889
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    Sim é verdade não é necessário essas temperatura desagradavelmente altas. Até porque, muitas vezes, quando está muito calor aqui em Lisboa forma-se nevoeiro espesso na Ericeira, que será o meu local de férias. Já foi feita alguma previsão do tempo para Agosto e nomeadamente, quanto à possibilidade de nortadas fortes?
     
  12. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,259
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Isso é sempre uma previsão complicada... A longa distância... :D

    O que parece para já, e mais uma vez na sequência da conversa anterior da posição da cut-off e da possibilidade de esta se colocar a jeito para muito calor, continuando a acompanhar as últimas saídas dos modelos, parece realmente que a sua posição trará um início de semana moderadamente quente, sem exageros, com tempo de Sul, portanto sem grandes Nortadas, mas aponta para logo nos primeiros dias de Agosto voltar a padrão de Norte, e temo que algo ventoso. Oxalá a previsão mude... :rolleyes:

    Mas entre este Sábado ou pelo menos Domingo e até meio da próxima semana parece que teremos relativa folga da Nortada mais forte com o tal fluxo mais de Sul.
    :thumbsup:
     
  13. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    403
    Local:
    Aroeira
    Boas noites :).

    De facto este Verão parece que vai continuar tímido. É certo que de Sábado até 3ª ou 4ª feira, e de acordo com os principais modelos, a nortada vai diminuir mas as brisas marítimas irão continuar a refrescar o continente, muito devido à localização da "cut-off" que parece que irá ficar afastada o suficiente para não injetar uma corrente de SE no continente. Depois de 4ª feira, (mais) um cavado aparentemente poderoso irá absorver esta "cut-off" e as nortadas deverão voltar ao continente a partir de 6ª feira, nortadas essas moderadas a fortes, fazendo com que as temperaturas no continente continuem "frescas". Possivelmente nem o sotavento algarvio escapará a este poderoso cavado (normalmente, o sotavento algarvio aquece quando as nortadas são abundantes, a questão é que o interior do país nem deve aquecer nesta altura).

    Enfim, não são boas notícias para quem está de férias e costuma fazer praia, embora a partir de Sábado até 3ª ou 4ª feira possam estar uns dias agradáveis com pouco vento, mas talvez com nebulosidade matinal.

    Algo que tenho reparado, sempre que o AA "tenta" aproximar-se da P.I., eis que rapidamente enfraquece e volta a estabelecer-se bem a oeste dos Açores, aí com pressões ao centro de 1025 hPa ou mesmo 1030 hPa e geopotenciais elevados, abrindo uma auto-estrada às nortadas, restos de frentes e cavados no nosso país... Atá agora, definitivamente, este não é o Verão dos "bloqueios" para a P.I..

    E assim vai continuar o Verão, com muitos altos e baixos, sem extremos de calor e predominado pelas nortadas sinóticas (com pequenas interrupções)...
     
  14. Maria Papoila

    Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Set 2011
    Mensagens:
    889
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    Nortada moderada está bem. Estou habituada! Agora forte é que já não concordo. Espero que se enganem pois recuso-me a ir a banhos para o caldo mediterraneo espanhol (mas gostava de conhecer a Sicilia :)).
    Bom nada a fazer. Pelo sim pelo não levo as botas Cat.
    Capacidade de adaptação a novas situações é o que se quer. Cumprimentos a todos e até Setembro.
     
  15. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Cada vez me convenço mais que tirando o algarve praia em Portugal é em Setembro e Outubro :D, já o pessoal do interior que esteja junto de rios pode fazer "praia" quase de Maio a Outubro.

    [​IMG]
     
    CptRena e Dan gostaram disto.

Partilhar esta Página