Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Cada vez me convenço mais que tirando o algarve praia em Portugal é em Setembro e Outubro :D, já o pessoal do interior que esteja junto de rios pode fazer "praia" quase de Maio a Outubro.

ColdSummer.jpg

No Norte , so na primeira quinzena de setembro , os anos em que se pode fazer praia depois de meados de setembro sao raros .

Mas olha que no ano passado , a melhor altura para fazer praia , pelo menos no Norte , foi o final de junho e primeira quinzena de julho .

Mas olha que no ano passado , a melhor altura para fazer praia , pelo menos no Norte , foi o final de junho e primeira quinzena de julho .

São situações em que existe fluxo de leste, sem ser assim (que é o que tem estado a faltar este ano) é extremamente difícil fazer praia em condições. O litoral oeste já não vê o sol em condições pelo menos desde o meio do mês.

São situações em que existe fluxo de leste, sem ser assim (que é o que tem estado a faltar este ano) é extremamente difícil fazer praia em condições. O litoral oeste já não vê o sol em condições pelo menos desde o meio do mês.

A costa da Caparica também é litoral oeste, e só hoje é que esteve nublado. Entretanto já está a limpar e a temperatura a subir.
Ontem superou os 27ºC, tal como na 4ªfeira. E na 3ª foi aos 30ºC.
Portanto, boas condições para a praia.

Hoje, o litoral norte até está limpo.

A nebulosidade de que falas tem sido mais frequente entre o Porto e o Cabo Raso, o que corresponde a metade do litoral oeste. Nessa faixa ocidental a nebulosidade no verão é extremamente comum.

• Gosto
Reactions: Mário Barros
A nebulosidade de que falas tem sido mais frequente entre o Porto e o Cabo Raso, o que corresponde a metade do litoral oeste. Nessa faixa ocidental a nebulosidade no verão é extremamente comum.

Sim, esqueço-me sempre que o litoral a sul do tejo tem sempre as suas próprias especificidades e escapa sempre ou quase a tudo o que se passa a norte do mesmo :D. Tens razão.

A costa da Caparica também é litoral oeste, e só hoje é que esteve nublado. Entretanto já está a limpar e a temperatura a subir.
Ontem superou os 27ºC, tal como na 4ªfeira. E na 3ª foi aos 30ºC.
Portanto, boas condições para a praia.

Hoje, o litoral norte até está limpo.

Referes - te aquela nebulosidade que comum no verao junto a costa mas se andarmos 3/ 4 km para dentro ja esta sol , na zona que disseste ?

Ca no Litoral minhoto e menos frequente , eu por razoes profissionais por vezes desloco - me a zona de Espinho e no verao vejo a diferenca . Muitas vezes esta melhor para a praia aqui na minha zona .

Por outro lado , por aqui , no verao , esta zona e mais atingida por superficies frontais em dissipacao ou com alguma atividade . Mas quando isso ocorre , a nebulosidade e generalizada a toda a zona do Minho e nao apenas junto a costa .

Nem digas nada.

No ano passado cá pelo Litoral Norte tivemos dias de praia dignos dos Algarves, mas creio que foi no geral.

Nortada nem vê-la e água a superar os 20°C, daqui a meia dúzia de anos teremos um ano igual. :D

Na primeira dezena de agosto vou até Portimão, só que para já as previsões não são lá grande coisa, apontando para possível tempo de norte o qual traria mais nortada e consequente arrefecimento das águas do mar, efeito denominado de Upwelling.

Boas...

Por aqui a temperatura da agua tende a aumentar nos próximos dias, estando neste momento entre 22ºC/23ºC e daqui a 2 dias segundo o MOHID deverá entrar na casa dos 24ºC. Isto claro falando na baía de Monte Gordo e algumas zonas do Golfo de Cadiz... Com estas temperaturas aqui na zona estamos um pouco mais resistentes ao efeito Upwelling...

Vai para aqui uma conversa de café. Com admins e moderadores a participar e tudo. :lol:

Cada vez me convenço mais que tirando o algarve praia em Portugal é em Setembro e Outubro :D, já o pessoal do interior que esteja junto de rios pode fazer "praia" quase de Maio a Outubro.

Caro colega Mário Barros, ponha se faz favor umas vírgulas nessa frase para ficar escrita correctamente. Há pior neste fórum, é verdade, mas um erro destes, de um moderador, não posso deixar passar. :D

Deixo então a dica: "Cada vez me convenço mais que, tirando o algarve, praia em Portugal..."
Depois, a seguir ao smiley, coloque um ponto final e inicie nova frase a partir de "Já o pessoal do interior, que esteja junto a rios, pode fazer ..." ;)

No Norte , so na primeira quinzena de setembro , os anos em que se pode fazer praia depois de meados de setembro sao raros .

Isso é mentira, faço quase todos os anos praia até meados de Outubro. É precisamente nessa época em que a água costuma estar mais quente e a nortada não é tão forte.

Isso é mentira, faço quase todos os anos praia até meados de Outubro. É precisamente nessa época em que a água costuma estar mais quente e a nortada não é tão forte.

De acordo , é verdade que a água está mais quente e a nortada menos intensa .

Embora as temperaturas sejam mais baixas , mas aliado a esses dois fatores , talvez se esteja bem na praia , não tinha pensado nisso .

Tem é que se ter sorte nos dias , porque geralmente a partir de 22 7 23 setembro , a maior parte dos anos começa a chover bem .

Miséria de verão porquê são raros os dias com temperaturas acima dos 35ºC, temos tido manhã nubladas, poucas noites tropicais e temperaturas acima dos 40ºC, enfim...
Ah e já agora eu trabalho na rua e ao sol ;)

• Gosto
Reactions: blade e alentejano
Miséria de verão porquê?

a resposta é simples: porque não há extremos de calor...e de preferência de forma continua, dias, semanas a fio..sim, porque no Alentejo Verão sem temperaturas recorde ou extremas não é Verão...:rolleyes: portanto,muito resumidamente o "problema" é esse, a falta de extremos de temperatura..:calor:
Eu quero ver, quando chegar o Outono/Inverno, se os Alentejanos aqui do Forum, dizem que está a ser um Inverno de "miséria" porque no Alentejo não chove como no Litoral Norte...

Quanto aos próximos dias parece que iremos assistir a um abrandamento da nortada, vamos ter uma pequena subida de temperatura para amanhã, mas não será uma situação sustentada de tempo quente por vários dias em especial no litoral, não tardarão a voltar as nuvens baixas e nevoeiros durante a madrugada e manhã ao litoral oeste.

• Gosto
Reactions: Joaopaulo