Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã teremos aguaceiros pontualmente fortes em especial no NW e em partes do interior centro e sul.

Analise/Sinóptica

Á superficie uma pluma de ar tropical maritimo avança á frente de uma frente fria que se desloca desde o Atlantico norte e cruza o território durante o dia de Domingo.

Um eixo de humidade pré frontal com mixr até 12g/Kg e dewpoints acima de 15-16ºC deverá acompanhar a frente fria, proporcionando uma base de ar energético sobre a qual actuará o aquecimento diurno.

Em altura um cavado aprofunda-se á medida que uma série de maximos de vorticidade avançam de NW para SE, as temperaturas nos niveis médios e altos descem 2 a 5ºC e o fluxo intensifica-se na margem de progressão do cavado.

Região NW, madrugada e manhã.

A frente fria avança sobre a região durante o periodo, em sincronia com a chegada de um maximo de vorticidade em altura.

A advecção quente pré frontal deverá só por si gerar algum SBCAPE...possivelmente até 200-400J/kg.

O aumento do forçamento dinamico sobre esta massa de ar humida e marginalmente instavel deverá, em conjunto com a convergencia pré frontal, gerar alguns focos convectivos lineares...
A presença de uns 15m/s de 0-6km shear de componente unidireccional e com um angulo de 30-45º face á orientação da frente favorece algumas estruturas em arco com risco de precipitação excessiva e rajadas marginais.

Interior C/S

Já a partir do final da amnhã e até meio da tarde a frente avança para SE e afecta esta região.
A modelação global e mesoescalar aponta para que ocorra aquecimento diurno substancial antes da chegada da frente, a advecção de humidade em conjunto com as T2m de 24-28ºC deverá gerar até 500-700J/Kg de SB/MLCAPE.

A presença de 10-15m/s de 0-6km shear e até 30kts de 1-8km shear deverá permitir alguma organização convectiva...os niveis de equilibrio perto dos 300hpa permitem deduzir que algumas células poderão beneficiar de shear mais significativo dada a circulação forte prevista acima dos 400hpa.

Deverão assim surgir alguns segmentos lineares ou em arco com capacidade de produzir precipitação excessiva e rajadas marginalmente severas.

Quando a convergencia pré frontal atingir a região do Vale do Tejo deverá haver um aumento da vorticidade nos niveis baixos devido á interacção com o sistema montanhoso Sintra-Estrela, e a NE de abrantes o shear tomará caracter mais rotacional...não se pode excluir que uma célula discreta assuma caracter supercelular com capacidade de produzir uma tromba ou tornado breve...isto dependerá fortemente da quantidade de energia acumulada nos niveis baixos ( 0-2km LLCAPE).

xegxVGz.png
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
(agora no tópico correcto)

Fim de semana com céu cinzento e precipitação, em especial a Norte e Centro, até a manhã de domingo.
Descida da temperatura máxima no domingo, e descida significativa da mínima da madrugada de segunda...
Vejam o vídeo para mais informações e também para o mar.
 
Editado por um moderador:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A próxima madrugada promete ser fria em algumas zonas do interior norte e centro.
Possivelmente ainda ocorrerá geada em alguns locais abrigados.

2h4zvio.gif
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Curioso o Funchal ter exactamente a mesma temperatura (max/min) de há 1 ano atrás.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
:thumbsup:



Isto agora já é tudo normal. :thumbsup:

Tão (a)normal é um quanto o outro, em que ambos são extremos. É assim o clima, ainda não percebi para que querem tanto calor, está-se tão bem na praia com 25ºC.
Se estivessem 40ºC na praia acho que nem saia do mar, até dormia lá ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pessoas que ontem estiveram na praia em Portimão dizem que a água do mar se encontra "gelada" para banhos. :thumbsup:

A água no Barlavento geralmente é sempre mais fria do que no Sotavento e eu frequento as do Sotavento. Ontem acredito que a água estivesse bastante fria pois esteve fresco, embrulhado e havia vento de oeste.
Apesar da água não estar no normal aqui por estas bandas, pelo menos no Sotavento não está muito mal ....
Mas sinceramente quando estiver na praia em Abril ou Maio consegui tomar melhor banho do que agora, tem custado um bocado !
As praias já começam é a ficar demasiado concorridas para o meu gosto. Acho que tenho que ir procurar o "mapa do tesouro" :D
........................................

Relativamente aos modelos do Alentejo para cima isto vai continuar dificil de aquecer até á média das máximas para esta altura do ano, mas aqui no Algarve vai-se estar bem :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É de mim ou já houve mais calor previsto que aquele que está para haver ? Pelo menos a longo prazo acho que está a haver cortes, nada de muito aterrador :D, mas penso que já seja menos.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

O ECM tem vindo a tirar um pouco o calor , serao apenas 2 ou 3 dias um pouco mais intenso .

De resto , a partir de meados do mes , comeca a delinear - se a possibilidade de alguma precipitacao no Litoral Norte novamente .

P. S - Tenho lido alguns membros do Forum a falar de tempo normal e anormal . E eu pergunto : como e que se pode falar nesses termos num pais de transicao de regioes climaticas como o nosso ?
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,718
Local
Loures
Curioso é ver as diferenças da temperatura da água no Continente... Diferença positiva de 3/4ºC no Litoral Norte e Centro, e diferença negativa de 3ºC na Costa Sul, provavelmente também devido ao facto de no mesmo período do ano passado terem existido correntes de SE, que por norma fazem aumentar a temperatura do mar (levante).

Nota também para a máxima deste ano em Lisboa, que foi a mínima o ano passado, e ainda alguns distritos em que a máxima deste ano nem chega à mínima do ano passado.

Mas a meteorologia é mesmo assim, imprevisível e em constante mudança.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sobre o normal e anormal:

Se olharmos a ensembles aquilo que o GFS (apenas como exemplo) mostra neste momento é uma normalidade em termos de média num periodo relativamente curto (5 a 6 dias) e depois uma divergência total dos membros dando ainda uma incerteza grande no lngo prazo. Se se pode falar de alguma anormalidade talvez ela resida um pouco aí (e mesmo assim é algo que acontece com alguma frequência...). No pico do Verão e por analogia no Inverno repararão certamente que os ensembles costumam andar mais certinhos. Isto porque o conjunto de cenários disponíveis costuma ser menor em fases em que é expectável mais estabilidade. Mas nem sempre é assim...

Tal como os Invernos nem sempre são tão Invernosos como à partida alguns esperariam, também os Verões apresentam padrões diferentes.

Existe um tópico reavivado no fórum sobre o "pânico do verão inexistente". Se repararem não é por acaso que o tópico se iniciou em 2011. Parece haver aqui algumas semelhanças, até com datas relativamente próximas. Se 2014 será um 2011? Muito cedo para dizer... Mas não existe e isso é claro, uma anormalidade notória. É um verão que tem tido até ao momento alguma variabilidade, típica em vários anos. Não tenho grandes dúvidas que pelo menos um ou dois periodos mais quentes virão. Não me parece motivo para já para grande desespero (Isto para quem tenha férias marcadas para breve, ou para amantes do sol e do calor :) )
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
P. S - Tenho lido alguns membros do Forum a falar de tempo normal e anormal . E eu pergunto : como e que se pode falar nesses termos num pais de transicao de regioes climaticas como o nosso ?

Tendo em conta a latitude onde estamos inseridos estamos sempre sujeitos aos devaneios e humores do que vem do oceano como o que vem da Europa ou norte de África. Na meteorologia não existe algo anormal ou normal, simplesmente existem situações mais recorrentes e menos recorrentes porque no fundo tudo é normal já que o clima é algo que é autónomo e faz o que bem lhe apetece. Verões frescos são raros em Portugal pelo menos nos últimos anos, se não estou em erro penso que o último terá sido em 1998, 2006 e 2007 de resto têm sido quase todos na média ou acima desde 1990.
 
  • Gosto
Reactions: supercell e james