Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
vejo eu no gfs para quinta e sexta.... com as temperaturas a não ultrapassarem em alguns locais os 16 graus.....

Quinta e sexta? Nem sabia que se estava a falar de uma escala temporal tão distante. Se já daqui a 3 dias era algo perigoso ( quanto muito acerta-se numa tendência...). Então aí, mesmo muita cautela.
Esses hipotéticos 16ºc ou menos serão aonde mesmo?
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Quinta e sexta? Nem sabia que se estava a falar de uma escala temporal tão distante. Se já daqui a 3 dias era algo perigoso ( quanto muito acerta-se numa tendência...). Então aí, mesmo muita cautela.
Esses hipotéticos 16ºc ou menos serão aonde mesmo?


no norte...

no centro as temperaturas não irão ultrapassar os 19 graus a confirmar-se o modelo
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
no norte...

no centro as temperaturas não irão ultrapassar os 19 graus a confirmar-se o modelo

Em princípio, e como estão todos os modelos em sintonia, é neste momento muito provável que venham uns dias frescos e humidos. A dúvida prende-se com a quantidade de precipitação, e onde esta será mais forte, e também na duração deste evento. Se é certo que é um estado de tempo normal na Primavera, e nós ainda estamos nessa estação astronómica, não é assim tão normal termos a -20 a 500 hpa a poder passar no Alentejo a meio de Junho. As temperaturas deverão ser baixas para a época, mas não frias, as máximas poderão não superar os 15 graus no interior norte, e não é de excluir que possa nevar na Torre, uma vez que os diagramas do GFS põe uma cota de neve a rondar os 2000 m na Covilhã. Não esqueço que estamos a alguma distância temporal, mas com todos os modelos de acordo, e ainda por cima tão perto do solstício, que é quando os modelos são mais fiáveis, já se pode dar este evento como muito provável.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
no norte...

no centro as temperaturas não irão ultrapassar os 19 graus a confirmar-se o modelo

Nem está muito em questão se vai baixar a temperatura e cair alguma precipitação, a questão está mais em avançar com números tão precisos (sejam mm de chuva, tºc a 2 metros ou a 2000 metros) a uma distância temporal tão grande. Talvez falar em intervalos e usar mais a expressão « probabilidade», seja a meu ver, mais honesto.
Ainda há apenas uns 3 dias previam-se para hoje 21ºc para Lisboa, segundo o IM...
Se vamos para uma maior distância a tendência de erro aumenta ainda mais.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Gostava que alguém me fizesse uma previsão mais ou menos detalhada para os próximos dias 9 e 10 de Junho, na região de Leiria/Fátima, sff.
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
Gostava que alguém me fizesse uma previsão mais ou menos detalhada para os próximos dias 9 e 10 de Junho, na região de Leiria/Fátima, sff.

olá a todos
pedro - Para isso utiliza o METEOGRAMA GFS POR LOCALIDADE
cardu - um abraço
nimboestrato - acho que é indiscutivel que todos nós adoramos os teus textos
mas deixa que te diga
tás no forum errado
mas se um dia mudares
por favor não deixes este
boa semana a todos e durante esta vamos-nos lá recordar do que foi o (grande) inverno que passou
:thumbsup:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
olá a todos
nimboestrato - acho que é indiscutivel que todos nós adoramos os teus textos
mas deixa que te diga
tás no forum errado
mas se um dia mudares
por favor não deixes este

No fórum errado?

Ele apenas escreve sobre meteorologia...

Desculpem o "off topic".


Não é usual surgir uma depressão como esta em Junho, pelo menos que me recorde.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Gostava que alguém me fizesse uma previsão mais ou menos detalhada para os próximos dias 9 e 10 de Junho, na região de Leiria/Fátima, sff.

Pedro qual é a dúvida mesmo? Vai ser de chuva, baixa de temperatura e com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

parece que a chuva está garantida em especial para a próxima quarta feira dia 9/06...e eventualmente poderá ser forte no Norte e Centro...

GFS run 6z:

meteociel.png



ECM:


ecmwf.gif


previsão IM para quarta-feira:

Previsão para 4ª Feira, 9 de Junho de 2010

Céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a
partir da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e
acompanhados de trovoada até ao final da manhã mais
prováveis nas regiões Norte e Centro.

Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando
temporariamente forte (35 a 50 km/h) no litoral e terras altas,
rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde.
Pequena descida da temperatura máxima na região Sul.

Actualizado a 7 de Junho de 2010 às 6:22 UTC.

Atenção à (possível) ocorrência de pequenas inundações urbanas, onde os boeiros não estiverem devidamente limpos/desentupidos...:rolleyes:

Se for realmente forte, ou muito persistente, a chuva poderá pôr em causa a integridade de algumas culturas/colheitas... oxalá isso não aconteça...

Uma situação a acompanhar, e não muito frequente no mês de Junho...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Não é de descartar nas regiões sul, chuva moderada, por vezes persistente por alguns momentos.

Alguns modelos ainda divergem na quantidade de precipitação no Alentejo e Algarve, mas garantidamente irá ser tambem uma boa rega (penso que entre os 10mm a 16mm +-).

Não é descartar a ocorrencia de trovoadas nestas mesmas regiões.

Em relação ás serras mais altas do país (Gerês e Estrela) a ocorrencia de granizo!

É uma situação pouco comum mas já tem vindo acontecer ...

Esperar para ver ;) :rain:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
A intensificação da corrente de jacto na vertente ocidental do cavado em altitude, e que o GFS já vinha anunciando à vários dias, é um dos responsáveis pela intensidade das precipitações e que mais contribuem para a intensificação da depressão e consequente "virulência" da superfície frontal.

gfseuj30004225322952535.jpg


gfspiprec04230508713054.jpg


gfspiprec04530580953061.jpg



gfspiprec04830669783070.jpg
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Segundo os modelos das 12z só tenho de acrescentar ao meu anterior post:

Precipitção no sul moderada a forte e mais probabilidades para trovoadas... :thumbsup:

Calculo uns 20mm a 30mm acumuladados no dia 9 para V.R.S.A. , ou seja perigo de inundações nestas bandas ;) Que situação para junho!:D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.