Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2010

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Local
Bragança (675m)
Regras deste tópico:
->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

Para a próxima semana avizinha-se o regresso do tempo fresco e de precipitação principalmente nas regiões do Norte e Centro com a entrada de ar polar marítimo associada a uma superfície frontal com origem numa depressão que passará a norte da Península Ibérica.

gfseuprec14475022527506.jpg

gfseut85014475143157517.jpg

gfseug50014475522207557.jpg

Boas noites:)
Não me vou alargar muito, mas devo dizer que, tanto o ECMWF/12z como o GFS/18z parecem-me muito coerentes e lógicos, no que toca á evolução sinoptica nas proximas 240h.

Este fim de semana será marcado por ventos fracos a moderados de N/NW, algum nevoeiro no litoral oeste e temperaturas amenas, mais quentinhas no interior a sul do tejo, no sotavento algarvio e nas areas baixas da "terra quente" em tras os montes.

Na proxima semana ( 2f-5f) estaremos sob influencia conjunta do forte AA, a W e de uma baixa em altura com fraca expressão em superficie, a NE, dado isto suceder-se-hão algumas areas de frontogenese fraca, resultante do confronto entre massas de ar associadas á pluma tropical que circula o AA e massas de ar polar procedentes de N.
Dado isto esperam-se alguns episodios de chuvas fracas estratiformes, essencialmente a norte e no litoral tal como ventos moderados de NW...as temperaturas voltam a valores, grosso modo, primaveris..

Após isto o jet retrocede para ENE, voltanto a tipica dorsal subtropical...com tempo a aquecer e alguma nortada no litoral, embora posam haver alguns dias de lestada, lá mais á frente.

Não me vou alargar muito...

Alarga, alarga .A gente aprecia e dá notícia.
Ainda que em síntese já dissestéis tudo .
Tudo indica que o Verão ,sobretudo a Noroeste, para a 1ª metade da próxima semana , "vai ali e já vem"...
Mais uma refrescante intromissão de Tempo temperado , caractrerístico da nossa exposição a Oeste ao vasto Oceano que nos abraça a esta latitude , interpretação natural para quem estará a trabalhar;
mais uma contrariedade que será ultrapassada com programas alternativos à praia ,para quem se encontre de férias ( no litoral Oeste no geral, quanto mais a norte , em particular...)
Quantas e quantas vezes, não é assim o Verão Português (do Continente) ?...

Não me vou alargar muito, mas devo dizer que, tanto o ECMWF/12z como o GFS/18z parecem-me muito coerentes e lógicos, no que toca á evolução sinoptica nas proximas 240h.

Este fim de semana será marcado por ventos fracos a moderados de N/NW, algum nevoeiro no litoral oeste e temperaturas amenas, mais quentinhas no interior a sul do tejo, no sotavento algarvio e nas areas baixas da "terra quente" em tras os montes.

Na proxima semana ( 2f-5f) estaremos sob influencia conjunta do forte AA, a W e de uma baixa em altura com fraca expressão em superficie, a NE, dado isto suceder-se-hão algumas areas de frontogenese fraca, resultante do confronto entre massas de ar associadas á pluma tropical que circula o AA e massas de ar polar procedentes de N.
Dado isto esperam-se alguns episodios de chuvas fracas estratiformes, essencialmente a norte e no litoral tal como ventos moderados de NW...as temperaturas voltam a valores, grosso modo, primaveris..

Após isto o jet retrocede para ENE, voltanto a tipica dorsal subtropical...com tempo a aquecer e alguma nortada no litoral, embora posam haver alguns dias de lestada, lá mais á frente.

A partir de 5ª feira da semana que vem, a situação é muito volátil. Se ontem o ECMWF e o GEM punham a dorsal em cima e o GFS não, hoje estão os 3 de acordo, colocando uma cut-off a rondar-nos para a noite de Santo António. Não há ainda uma tendência clara para esse fim de semana.

ecm1216.gif

rtavn2161.png

gem0216.png

Não te esqueceste, ontem só o GFS a punha, os outros de facto tinham dorsal e lestada.

O GFS colocava um cavado com probabilidade de evoluir para cut-off, e eu esqueci-me de referir.

Acontece que hoje o ECMWF ( que tem andado coerente....já que o GFS tem andado um pouco volatil), coloca a ULL perto de nós, evoluindo para SW/WSW, enquanto o GFS/06Z continua a coloca-la mas NE/E, com o jet sobre o nosso territorio continentetal, deixando o estado do tempo bastante imprevisivel e entediante:p

A cada saída do GFS aumenta a quantidade de precipitação prevista:

Ensemble para o Alentejo central, ontem às 18h:

grapheens3php1.gif

Hoje às 12h:

grapheens3phpj.gif

Em 6 h as quantidades poderiam ser consideráveis, e como já não chove bem há algum tempo há o risco de cheias urbanas, até porque já está tudo preparado para o verão e pouca gente estará à espera:

gfs296.png

gfs2102.png

O ECM, mais fiável a prever precipitações, não põe tanta quantidade, principalmente a sul, mas mesmo assim também não é nada meigo:

510232010060500108.gif

De notar, que sendo a normal de precipitação em Beja para Junho de 17,6 mm e em Lisboa de 17,2 mm, poder-se-ia num só dia, ultrapassar a normal do mês.
O máximo diário (1971-2000) de 40,4 mm em Beja, segundo a última saída do GFS que prevê 32 mm na Quarta feira, pode estar em risco de ser batido.

Mesmo no Algarve, o GFS coloca cerca de 35 mm tanto em Faro como em Olhão, de facto, seria algo inédito, já que a normal climatológica anda à volta de 8 mm em Faro.

Mesmo no Algarve, o GFS coloca cerca de 35 mm tanto em Faro como em Olhão, de facto, seria algo inédito, já que a normal climatológica anda à volta de 8 mm em Faro.

Sim, e o máximo diário em VRSA (1971 a 2000) em Junho é de 22 mm. Mas não deverá ser tanto, fio-me mais no ECMWF.

De qualquer modo, e ainda estamos a uma certa distância, há alguns ingredientes que apontam para a possibilidade de uma ciclogénese rápida na costa de Lisboa.

ecm196.gif

gem096.png

gfs096t.png

gfs0102.png

Cada vez mais interessante, situação a acompanhar.

E pronto. Está confirmado.
A semana que amanhã se inicia vai ter muito a ver
com o diálogo que se segue:

" Mãe (natureza) avisa o Filho (verão)...A irmã (primavera) presencia"

-Espera lá ; onde pensas que vais ? Para tantos dias? Ui !!! Há rabo de saia na costa , é? Não sabes que agora a tua ausência é mais notada? -Eu sei . Mas tenho esta fezada desta viagem super barata para a Europa Central. -Ah é ? E então quando desatar a chover no meio da semana e tempo fresco de norte a sul, do litoral ao interior, em pleno período de férias de muita gente, o que é que eu digo? diz lá.O que é que eu digo ao Povo?
- Oh Mãe não sei.Sei lá. Diz que no passado já houvera ocorrido.É verdade . Avisa que não estarei cá para ajudar a Mana...Não posso faltar a estas férias fantásticas longe das minhas incumbênciócompetências daqui.
-Não está certo.Ainda não tomaste posse e já te estás a baldar.
-Oh Mãe: Exactamente. Ainda não tomei posse,entendes? Tem calma. O meu tempo fará o seu Tempo, no tempo dele.Ainda é a mana Primavera a emanar directivas.Não posso ser responsável pelos seus inúmeros desvarios e desatinos... Posso ir ?
- Vai lá. Mas faz-me um favor : Está-me cá, lá para 18, 19 ,para ultimarmos os preparativos .Não venhas no próprio dia.Parece mal.
-Oh Mãe : daqui até lá ,tanto que ainda pode ocorrer.Vais ver . A Mana volta a arrepiar por caminhos opostos; o dinheiro para as minhas férias acabar-se-á e as saudades dos cheiros da Terra serão feromonas irresistíveis.Eu venho a tempo . Comigo, não te preocupes . Fala com a Mana.
-Pois é...tens razão filho. Eu tenho é que ter uma conversinha com a tua irmã...isso sim...Tu sabes como é: Nunca tive muita mão nela...de vocês todos,foi a que sempre me deu mais problemas...

Eh, eh! Muito bom...:huhlmao::palmas:

Só falta agora o pai destes zangar-se e mandar trovão, tempestade, inundação.
Se for o pai a intrometer-se é que fica tudo estragado.:p

Estado
Fechado para novas mensagens.