Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Interessante a previsão/aviso por parte do Estofex.

XILtD.png



A level 1 was issued for parts of Portugal and NW-Spain mainly for large hail (significant events possible) and strong to severe wind gusts.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Infelizmente a poeira em suspensão deverá inibir a convecção.

Eu estou um bocado céptico em relação a trovoadas hoje devido à escassez de humidade, mas de qualquer forma o risco tem a ver com isso, a acontecer (difícil) seria convecção elevada, acima da camada seca, o que poderia gerar microbursts secos, à semelhança daquele evento do ano passado (acho que meteotsunami Algarve e downburst no Alentejo), que se não me engano também foi no meio de poeira e nos deixou supreendidos.
Mas não deve ser fácil acontecer.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Infelizmente a poeira em suspensão deverá inibir a convecção.

Sim, a poeira e a humidade baixa não ajudam a formação de nuvens de desenvolvimento vertical...

A baixa humidade até percebo que iniba a formação de CBs, mas não deveria a poeira ajudar na formação dos cristais de gelo, garantindo nucleação e desenvolvimento dos mesmos cristais?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A baixa humidade até percebo que iniba a formação de CBs, mas não deveria a poeira ajudar na formação dos cristais de gelo, garantindo nucleação e desenvolvimento dos mesmos cristais?

Não sei sobre a nucleação, mas o problema é que as poeiras viajam numa camada de ar extremamente seco, e isso é o factor mais importante. A convecção a ocorrer terá que ser acima dessa camada, o que não é muito frequente, dependerá se essa camada está ou não demasiado alta, e se acima dela existe alguma humidade.

Para mais informação sobre o assunto, pesquisa por: Saharan Air Layer convection
http://www.google.com/search?hl=en&...er+convenction&btnG=Search&aq=f&aqi=&aql=&oq=
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Não sei sobre a nucleação, mas o problema é que as poeiras viajam numa camada de ar extremamente seco, e isso é o factor mais importante. A convecção a ocorrer terá que ser acima dessa camada, o que não é muito frequente, dependerá se essa camada está ou não demasiado alta, e se acima dela existe alguma humidade.

Para mais informação sobre o assunto, pesquisa por: Saharan Air Layer convection
http://www.google.com/search?hl=en&...er+convenction&btnG=Search&aq=f&aqi=&aql=&oq=

Agora percebo.
Obrigado pela explicação Vince

Edit(13:30): Já agora sobre a nucleação: http://en.wikipedia.org/wiki/Ice_nucleus
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
A praia da Rainha na Caparica hoje atingiu uns "fantásticos" 35ºC de máxima!! E com o mar ali tão perto! Que forno autêntico...

A partir das 16h, "e tudo o vento de oeste/sudoeste levou" e desceu uns 10ºC!! Numa hora! Há realmente fenómenos engraçados no clima... :)

Mas foi de facto uma autêntica fornalha... Bem, agora de volta ao AA a oeste/noroeste de nós, com nortada (mais a partir de 3ª feira), com temperaturas normais. Nada de novo.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto, este início de mês de Julho vai de encontro à minha opinião e ao que tenho verificado nos últimos anos (recentes): regime de nortada (chato :confused:), sem grandes calores no litoral oeste. Algures no mês, talvez um episódio de calor mais intenso.

Agosto, e se seguir a tendência dos últimos anos mais recentes, poderá ter um regime de nortada mais fraco e mais episódios de calor. Mas isto é apenas a minha opinião pessoal e da minha percepção dos últimos anos (recentes).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.