Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.
Interessante a previsão/aviso por parte do Estofex.

XILtD.png

A level 1 was issued for parts of Portugal and NW-Spain mainly for large hail (significant events possible) and strong to severe wind gusts.

Infelizmente a poeira em suspensão deverá inibir a convecção.

Eu estou um bocado céptico em relação a trovoadas hoje devido à escassez de humidade, mas de qualquer forma o risco tem a ver com isso, a acontecer (difícil) seria convecção elevada, acima da camada seca, o que poderia gerar microbursts secos, à semelhança daquele evento do ano passado (acho que meteotsunami Algarve e downburst no Alentejo), que se não me engano também foi no meio de poeira e nos deixou supreendidos.
Mas não deve ser fácil acontecer.

Infelizmente a poeira em suspensão deverá inibir a convecção.

Sim, a poeira e a humidade baixa não ajudam a formação de nuvens de desenvolvimento vertical...

A baixa humidade até percebo que iniba a formação de CBs, mas não deveria a poeira ajudar na formação dos cristais de gelo, garantindo nucleação e desenvolvimento dos mesmos cristais?

A baixa humidade até percebo que iniba a formação de CBs, mas não deveria a poeira ajudar na formação dos cristais de gelo, garantindo nucleação e desenvolvimento dos mesmos cristais?

Não sei sobre a nucleação, mas o problema é que as poeiras viajam numa camada de ar extremamente seco, e isso é o factor mais importante. A convecção a ocorrer terá que ser acima dessa camada, o que não é muito frequente, dependerá se essa camada está ou não demasiado alta, e se acima dela existe alguma humidade.

Para mais informação sobre o assunto, pesquisa por: Saharan Air Layer convection
http://www.google.com/search?hl=en&...er+convenction&btnG=Search&aq=f&aqi=&aql=&oq=

Não sei sobre a nucleação, mas o problema é que as poeiras viajam numa camada de ar extremamente seco, e isso é o factor mais importante. A convecção a ocorrer terá que ser acima dessa camada, o que não é muito frequente, dependerá se essa camada está ou não demasiado alta, e se acima dela existe alguma humidade.

Para mais informação sobre o assunto, pesquisa por: Saharan Air Layer convection
http://www.google.com/search?hl=en&...er+convenction&btnG=Search&aq=f&aqi=&aql=&oq=

Agora percebo.
Obrigado pela explicação Vince

Edit(13:30): Já agora sobre a nucleação: http://en.wikipedia.org/wiki/Ice_nucleus

A praia da Rainha na Caparica hoje atingiu uns "fantásticos" 35ºC de máxima!! E com o mar ali tão perto! Que forno autêntico...

A partir das 16h, "e tudo o vento de oeste/sudoeste levou" e desceu uns 10ºC!! Numa hora! Há realmente fenómenos engraçados no clima... :)

Mas foi de facto uma autêntica fornalha... Bem, agora de volta ao AA a oeste/noroeste de nós, com nortada (mais a partir de 3ª feira), com temperaturas normais. Nada de novo.

De facto, este início de mês de Julho vai de encontro à minha opinião e ao que tenho verificado nos últimos anos (recentes): regime de nortada (chato :confused:), sem grandes calores no litoral oeste. Algures no mês, talvez um episódio de calor mais intenso.

Agosto, e se seguir a tendência dos últimos anos mais recentes, poderá ter um regime de nortada mais fraco e mais episódios de calor. Mas isto é apenas a minha opinião pessoal e da minha percepção dos últimos anos (recentes).

Estado
Fechado para novas mensagens.