Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Entretanto até final do mês e depois de amanhã preve-se uma ligeira subida da temperaturas até valores de temperatura máxima algo mais próximos dos normais !
 


1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
O meu caro amigo sabe perfeitamente que está a misturar dois climas diferentes... nada a dizer.[/QUOTE]


Não confundo climas não senhor, até aqui as temperaturas estiveram sempre acima da média, e tanto choro por causa da chuva, neste mês tenho cerca de 60 mm de média e o mês ainda só vai com 38 mm. Ai meu Deus que o verão desapareceu :lol:
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite! Que podemos esperar a partir de terça (hoje) até ao inicio de Julho.
Agradecido :thumbsup:
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Nortada?! :angry: Venha a chuva e as trovoadas :w00t:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia, nada de novo no que toca aos modelos, as temperaturas até final do mês andarão na ordem dos 28/29 no máximo no interior e mais baixas no litoral, sendo que pelo menos até dia 8 Julho não deverão fugir muito desses valores. Existe uma certa tendencia para que no final do periodo de previsão o AA se desloque um pouco para leste fazendo as temperaturas subir.

-----
Normais climatológicas em algumas cidades alentejanas: Periodo 81-2010 (Tmax e Precipitação)
- Beja: 29,9 ºC com prec: 13,1 mm (extremo 40,4 mm);
- Evora: 27,9 ºC com prec: 16,5 mm (extremo 37,2 mm);
- Portalegre: 26,8 ºC com prec: 24,6 mm (extremo 39,3 mm);

O Alentejo é muito mais do que uma terrinha, colocado entre Evora e Portalegre, e estas normais mostram que o normal é não estarmos com temperaturas acima dos 35ºC a maior parte do mês !

Parece que o André terá que arranjar ainda mais dados ...looolll

Agradeço que se termine com esta conversa de fantochada de uma vez .... pois já toda a gente percebeu quem tem razão e quem não tem !
O André e eu assim o demonstrámos, temos pena ;)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
  • Gosto
Reactions: jorgeanimal

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :). Anda animado isto por aqui :).

Bom, olhando ao panorama de tendências que os principais modelos nos mostram, e como o Aurélio referiu, iremos entrar num período de tempo estável mas algo fresco (pelo menos no litoral oeste). AA no Atlântico, mas um pouco a oeste da sua posição mais normal nos Açores, portanto mais afastado do continente, pelo que nortada, muita nortada, desagradável, é o que será de esperar pelo menos na próxima semana e meia. Amantes de wind e kite surf, preparem-se :). Amantes de surf (eu incluído), melhores dias virão...

A partir do início de Julho começam as divergências entre os modelos, mas nenhum deles aponta para um aproximar do AA da P.I., portanto calor como aquele que tivemos na semana dos feriados em Junho nem vê-lo...

Bom, o Verão ainda agora começou, Julho ainda terá muito para dar, e isto para não falar em Agosto e Setembro :). Mas tenho um feeling que se este tempo "fresco" prolongar-se muito por Julho dentro, a balança terá de equilibrar mais tarde ou mais cedo e poderemos ter um Agosto muito quente mas isto são apenas feelings pessoais :).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bons dias :). Anda animado isto por aqui :).

Bom, olhando ao panorama de tendências que os principais modelos nos mostram, e como o Aurélio referiu, iremos entrar num período de tempo estável mas algo fresco (pelo menos no litoral oeste). AA no Atlântico, mas um pouco a oeste da sua posição mais normal nos Açores, portanto mais afastado do continente, pelo que nortada, muita nortada, desagradável, é o que será de esperar pelo menos na próxima semana e meia. Amantes de wind e kite surf, preparem-se :). Amantes de surf (eu incluído), melhores dias virão...

A partir do início de Julho começam as divergências entre os modelos, mas nenhum deles aponta para um aproximar do AA da P.I., portanto calor como aquele que tivemos na semana dos feriados em Junho nem vê-lo...

Bom, o Verão ainda agora começou, Julho ainda terá muito para dar, e isto para não falar em Agosto e Setembro :). Mas tenho um feeling que se este tempo "fresco" prolongar-se muito por Julho dentro, a balança terá de equilibrar mais tarde ou mais cedo e poderemos ter um Agosto muito quente mas isto são apenas feelings pessoais :).

Eu pessoalmente acredito nas teorias da compensação que a nossa meteorologia tende a colocar, e este ano parece ser um ano, refirindo-me ao Verão em que depois de um mês de Junho com grande variabilidade climática, penso que podemos ter uma primeira metade de Julho mais fresca e posteriomente uma 2ª metade escaldante e um mês de Agosto mais estável e mais quente !
Mas isso é o que leio dos modelos em certa parte e outra é um certo feeling, pois nenhum modelo indica um Verão com temperaturas abaixo da média ...
Mas isto agora já estamos entrando no campo das previsões sazonais e por isso deixemos isso para o tópico adequado !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Amanhã e depois os mapas do IPMA sugerem um verdadeiro dia de Junho com as temperaturas máximas perfeitamente na média, faltando ali uns 3ºC em Beja.
Pois é .....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

Olhando para os modelos a partir de agora nem chuva nem calor, com tempo mais fresco do que normal em cerca de 2/3ºC, e assim vai continuar de acordo com os modelos nos proximos 10/15 dias ....

Há-de para depois vir calor á parva na 2ª metade :(
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
O estado do tempo em Portugal Continental continuará a estar influenciado pela passagem de sistemas frontais pelo noroeste da Península, em fase de dissipação, favorecendo a entrada de nebulosidade e a ocorrência de episódios de precipitação ao longo desta semana, no litoral oeste. As temperaturas do ar permanecem hoje ainda relativamente baixas para esta época do ano, nomeadamente nas regiões do interior (onde as máximas estão 5/7 ºC abaixo do normal), embora haja uma tendência para uma ligeira subida nos próximos dias.
Entretanto, esta tarde mantêm-se ainda alguns focos de instabilidade nas regiões do interior norte e centro, podendo ocasionalmente dar origem a algum aguaceiro disperso.