Exatamente... Olhando aos principais modelos e às várias runs que têm vindo a sair, arriscaria dizer que a primeira quinzena de Julho vai ser "fresca" e com muita nortada sinótica à mistura, muito devido ao facto do AA situar-se um pouco mais a oeste/sudoeste da sua posição mais normal de Verão, não se estendendo em crista até à P.I., possibilitando a chegada de "restos" de frentes pelo extremo noroeste do continente... Manhãs muito nubladas pelo litoral oeste poderão ser uma constante... Pelo menos este cenário parece quase certo para o final de Junho e primeira semana de Julho (próxima semana). Portanto, das duas uma: ou a segunda quinzena de Julho compensa esta "frescura" ou então será Agosto a levar com todo o calor em cima . Ou... pode até vir a ser um Verão mais fresco que o normal, quem sabe? Só mesmo ir acompanhando os modelos .
Os modelos indicam uma recuperação gradual nas temperaturas que no dia de hoje estão entre 3 a 5º C abaixo da média, mais evidente nas regiões do interior. Face ás previsões e de acordo com estas run das 12h, parece que poderá vir a aquecer um pouco mais do que o modelado de manhã. Vamos acompanhando as tendências dos modelos ! Perdão essa recuperação acontecerá essencialmente após começar o mês, porque face ao dia de hoje, poucas alterações teremos nos proximos só mesmo ali após as 144 horas que isto pode começar a aquecer algo mais !
Atenção! Parece que o ecmwf tem uma palavra a dizer! Porque se a depressão de julho vai entrar mais para este de espanha e assim o AA pode se instalar e poderá fazer toda a diferença! tantas depressões como uns modelos colocam a entrar também me parece pouco provável
Não teremos subida significativa dos valores da temperatura, nem grande mudança no estado do tempo, relativamente ao que tem estado. Céu com poucas nuvens e ligeira subida da temperatura, mais acentuada no Alentejo e Algarve. A norte e litoral centro, os dias serão frescos, alternando com alguma nebulosidade, em especial no fim do dia de sexta e sábado, onde irá ocorrer precipitação fraca no Minho, Douro e Beira Litoral. Antevendo a próxima semana, não se prevêem dias de tempo quente...
Alguma discrepância nos modelos para os primeiros dias de(2-4) julho. O GFS a meter depressões e SF a atingirem-nos, o ECM mantêm as B mais a norte (tempo mais de praia). Qual dos modelos terá razão. infelizmente não estou a conseguir meter imagens. abc
Eu acredito mais no que o ensemble do ECMWF diz a partir de 1 Julho, uma espécie de "meio termo" entre a operacional respetiva e o GFS. A nortada parece que irá continuar a ser uma constante, pelo que tempo de praia talvez, mas não muito agradável, pelo menos no litoral oeste... Até lá, a "frescura" que tem caracterizado estes últimos 2 dias irá manter-se... Final de Junho fresco este...
Bom dia a todos!! Não sou leigo na matéria, apenas deixo a minha opinião pessoal. Em Abril, maio e junho, tivemos as 1ªs quinzenas com tempo mais quente e as 2ªs com tempo mais fresco e instável, ou seja, tenho reparado que tem chovido em todos os Quartos Minguantes da Lua e calor nos quartos crescentes e Luas Cheias. Se esta tendência se mantiver, teremos calor lá para meados de Julho, para depois refrescar e quem sabe até chover. Lembro-me do verão de 2006 em que choveu em todos os minguantes da Lua! A ver vamos se assim será. Foi apenas uma opinião pessoal, sem bases e nem fundamentações científicas. Bom acompanhamento a todos e um bom Verão de 2014. Para mim, vai tempo para todos os gostos!!!
Boa tarde , Nos próximos dias está prevista precipitação , com alguma relevância para a época do ano , em especial no Litoral Norte .
Boas.. Para amanhã poderemos ter alguma actividade convectiva no norte/NE.. Analise/Sinóptica Em altura uma vigorosa short wave cruza a Galiza...forte shear e forçamento dinamico acompanham o sector E da perturbação. Á superficie uma pluma de ar subtropical avança desde o Atlantico.. Durante a tarde o aquecimento diurno + advecção quente deverão gerar algumas centenas de J/Kg de SBCAPE. Com perfis de shear fortes e unidireccionais, CAPE fraco e forçamento razoavel, deverão gerar-se alguns focos convectivos, provavelmente de topos baixos e não electrificados..com aguaceiros pontualmente modearados dado o caracter humido da massa de ar. Não se pode excluir, dado o forte fluxo/shear nos niveis médios, que alguma estrutura em arco se gere, associada a uma célula mais intensa, e gere rajadas fortes ou marginalmente severas. A falta de CAPE limita no entanto a confiança num nivel amarelo. Cinzento - Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
Até meio da próxima semana muita nortada e tempo ameno é aquilo que se espera por aqui, claro que ao sol estará calor, fora dele estará fresco a temperado, vamos lá ver quanto tempo este tipo de situação dura, conheço verões em que foram quase todo ele assim com ligeiras pausas de calor extremo .
Bom dia, Olhando aos modelos depois de alguma frescura a norte e centro, existe uma certa tendencia nos modelos para começarem a injectar mais calor lá para meados de 6 a 8 Julho. É certo que tem sido uma tendência adiada sempre por alguns dias, mas parece clara essa tendência para mim. Desconfio que lá para metade do mês teremos uma onda de calor !
Claro que vem calor, esperem só a Lua aproximar-se da fase Lua Cheia e ele estará aí, para depois o minguante, uí uí uí, mais não digo!!!
E o IPMA , na sua previsao mensal , fala na possibilidade de precipitacao acima da media na primeira metade da segunda quinzena de julho .
Basear previsãos nas fases da lua, pode até ser um hobby, mas não deixa de ser a forma menos científica de se fazer uma previsão meteorológica. A lua cheia trará calor aqui é? E em Espanha? E em Itália? Trará calor globalmente? No hemisfério norte? E quantas luas cheias é que já houve sem calor no Verão?