Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011



Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Pelos modelos,(acho eu) a animação mais forte vai estar mais a norte, sendo que depois segunda-feira a instabilidade mais forte volta ao centro e sul;)
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: O regresso das trovoadas de Maio ?

Atenção as previsões a 15 dias continuam a dar um cenario de instablidade para a 1ª quinzena de Junho intrecalada com episódios de calor mas não o calor excessivo, não sê prevê é aqueles dias e semanas seguidas de sol+sol+sol+calor+calor, ou seja, o que quero dizer é que se a previsão define a existencia de varios dias de chuva com temperaturas não excessivamente altas até com dias mais frescos que o normal:

http://www.accuweather.com/en-us/pt/lisboa/lisbon/forecast.aspx
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E aqui os algarvios ainda estão a perceber o porquê de estarmos em alerta amarelo, quando todos os modelos não indicam precipitação para aqui, nem indicavam !!
Para amanhã, ainda compreende-se em especial na serra algarvia ainda pode render qualquer coisa.
Mas enfim, vou presumir que é simplesmente pelo factor surpresa que pudesse surgir, mas pronto não é uma critica é um facto e acho que toda a gente percebe porque o digo ...

Em relação a este Alerta parece que o dia de amanhã que é quando a depressão deverá entrar em Portugal existem mais condições para instabilidade do que no dia de hoje que esteve bastante mortinho comparado com o dia de ontem ...
Os alertas de forma geral foram bem dados pelo Instituto de Meteorologia ...atenção !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Lá para Quinta/Sexta da próxima semana parece poder voltar a instabilidade, contudo ao contra´rio destas ultimas parece apenas ter expressão nos niveis mais altos porque neste momento a precipitação existe somente nas montanhas de acordo com os modelos.
Pode ser que as suas caracteristicas se alterem mas ainda está bastante fraquinho !
Aguardemos as próximas runs !!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Na imagem de satélite pode-se observar o centro de baixas pressões situado na região de Setúbal, em lenta progressão para o interior e que está a gerar uma segunda linha de instabilidade que está já a cruzar o Alentejo e o Algarve. Situação de tempo menos instável nas regiões do norte e centro.