Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início

Spider

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Local
Portalegre (400m)
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

E para a semana volta o bom tempo, mas até quando?

ecmpanel1.gif

Por incrível que pareça...até final da semana.
Lá para sábado poderemos esperar chuva.
De acordo com a carta do ECMWF, um núcleo depressionário irá separar-se de um maior que estará ao longo da semana a noroeste da península; este núcleo menor entrará pelo noroeste podendo trazer chuva moderada ao continente.

Mas atenção: ainda faltam muitas horas e teremos de certeza algumas mudanças nas cartas de previsão.;)
Nada que não seja habitual, mais ainda na primavera, altura em que a dinâmica atmosférica é muito elevada (e até mesmo algo "volátil").

Alguém me consegue explicar o porquê de apenas existir bom tempo durante a semana de trabalho (excepção feita à semana da Páscoa, mas claro, semana de férias para muito) e assim que começa a "cheirar" a fim de semana... o tempo altera-se completamente para pior?? É que já vai num mês assim!! Começa a ser quase digno de um estudo aprofundado! A semana que vem não vai ser de "Verão antecipado" como as anteriores, mas ainda assim, e quando comparada com os fins de semana, é de fazer inveja!

Já começa a ser demasiado estranho este padrão, na minha opinião... E demasiado infeliz... :confused::shocking:

Alguém me consegue explicar o porquê de apenas existir bom tempo durante a semana de trabalho (excepção feita à semana da Páscoa, mas claro, semana de férias para muito) e assim que começa a "cheirar" a fim de semana... o tempo altera-se completamente para pior?? É que já vai num mês assim!! Começa a ser quase digno de um estudo aprofundado! A semana que vem não vai ser de "Verão antecipado" como as anteriores, mas ainda assim, e quando comparada com os fins de semana, é de fazer inveja!

Já começa a ser demasiado estranho este padrão, na minha opinião... E demasiado infeliz... :confused::shocking:

Se nalguns casos é verdade, também há aí alguma memória selectiva. No fim de semana de 16/17 de Abril esteve bom tempo, algum calor, e na Segunda feira começou a instabilidade, com forte trovoada na região de Lisboa e Setúbal, instabilidade essa que durou a semana toda.

Se nalguns casos é verdade, também há aí alguma memória selectiva. No fim de semana de 16/17 de Abril esteve bom tempo, algum calor, e na Segunda feira começou a instabilidade, com forte trovoada na região de Lisboa e Setúbal, instabilidade essa que durou a semana toda.

Exactamente, mas eu referi isso: semana da Páscoa, em que muita gente colocou férias e, por incrível que pareça, foi a única semana realmente má em Abril... Como se não bastassem os fins de semana... E esse fim de semana em nada se comparou às restantes semanas (2ª a 6ª) de Abril, verdadeiramente de Verão antecipado.

Exactamente, mas eu referi isso: semana da Páscoa, em que muita gente colocou férias e, por incrível que pareça, foi a única semana realmente má em Abril... Como se não bastassem os fins de semana... E esse fim de semana em nada se comparou às restantes semanas (2ª a 6ª) de Abril, verdadeiramente de Verão antecipado.

Não acreditando na "Teoria da Conspiração";), só poderá ser coincidência.

Também no passado mais longínquo já tivemos semanas fracas e óptimos fins-de-semana de praia:D.

Isso é como as grandes tempestades de inverno que quase sempre calham de noite/madrugada :D tudo coincidências!! pronto o off topic já vai longo :p

É óbvio que é coincidência, estava meramente a brincar com a situação... Mas que há coincidências, elas há... Ainda por cima, e já que a crise anda instalada no país, ao menos que o tempo ajudasse ao fim de semana para espairecer, mas nem isso... Espairecer só mesmo quem folga durante a semana (ou tem profissões liberais, desempregados, estudantes). Entenda-se espairecer como andar pela praia, a caminhar em tronco nu, por exemplo, e não apenas ir a um shopping :).

Fim de off-topic da minha parte, continuem as previsões do tempo :)

Peço desculpa mas não resisto (ainda falta muito tempo e deve-se alterar o padrão mas vale a pena colocar o link, onde se confirmam uma vez mais as "coincidências"):

http://www.skystef.be/forecast23.html

Reparem nas previsões do ECMWF a partir de 2ª feira da outra semana! :lmao::angry: Lá está, nova semana, novo "Verão antecipado" :confused:

Não sei se hei-de rir ou chorar... Bem, ainda é futurologia, mas... Enfim, não resisti, desculpem lá...

Peço desculpa mas não resisto (ainda falta muito tempo e deve-se alterar o padrão mas vale a pena colocar o link, onde se confirmam uma vez mais as "coincidências"):

http://www.skystef.be/forecast23.html

Reparem nas previsões do ECMWF a partir de 2ª feira da outra semana! :lmao::angry: Lá está, nova semana, novo "Verão antecipado" :confused:

Não sei se hei-de rir ou chorar... Bem, ainda é futurologia, mas... Enfim, não resisti, desculpem lá...

Boas.

Até compreendo essa frustração do mau tempo nos fins-de-semana, mas pensa também em quem agradece bom tempo durante a semana porque trabalha quase sempre no exterior.

No meu caso, enquanto não chegar o verão, prefiro o mau tempo nos fins-de-semana! :)

Desculpem o off-topic.

Fiquem bem.

Não sei porque mas pareçe que vai ser mais um mês seco, não avisto nenhuma chuva:rain:

Retrocede no tempo e diz-me que chuva vias há um mês atrás para o mês de Abril?

Depois desse mês ter passado, vê as acumulações de precipitação ;)
Já para não referir o pessoal que dizia que íamos ter 4 meses sem ver chuva...

Próximo fim-de semana deveremos ter já alguma coisinha.