Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites:thumbsup:

Previsão a curto prazo ( GFS18Z/ECMWF12Z)

t+09h a t+30h

Para este periodo espera-se a chegada de uma perturbação em altura, com maior expressão na região norte e centro.
Espera-se tambem um aumento gradual do shear vertical e direccional.

Preve-se, assim, para todo o pais uma situação de instabilidade, primeiro com maior incidencia no litoral oeste até ao inicio da tarde de amanhã, extendendo-se depois a todo o interior durante a tarde, onde os aguaceiros podem ser localmente fortes e acompanhados de trovoada.

No norte haverá uma cobertura maior de nebulosidade estratiforme, que pode limitar o aquecimento diurno, e a sul, espera-se que o aquecimento seja mais que suficiente para compensar a pior dinamica em altura.

t+33h a t+54h

Para este periodo duas mudanças importantes são esperadas.
O aumento rapido do shear.
A adveção quente e humida, com uma pluma de theta-e superior a 35ºC e razões de mistura entre 8 e 9g/Kg na região centro e sul, e da ordem das 6.5 a 7.5g/Kg no norte e interior NE.

Dada a descida dos niveis de condensação espera-se que nas serras do norte e centro possam ocorrer precipitações orograficas com algum significado.
Tambem a descida do nivel de condensação se pode traduzir num aumento das nuvens baixas, especialmente no interior da região Norte e centro, limtando o aquecimento diurno e a convecção.

Espera-se assim, a partir da madrugada de 4f, que uma linha de instabilidade activa se aproxime do litoral oeste, podendo trazer aguaceiros e trovoadas, localmente fortes e acompanhadas de rajadas de vento da ordem dos 45 a 60km.h.
Não são de excluir sistemas convectivos mais organizados, com maior capacidade para produzir chuva forte e presistente acompanhdada de vento mais sustentado e trovoada.

Durante a tarde a instabilidade convectiva vai-se propagar essencialmente ás regiões do sul e ás terras baixas do litoral norte e centro, com a região de trás os montes e beira interior a ser afectados maioritariamente por precipitação estratiforme ou convecção elevada.

Neste periodo o factor a ter mais em conta é mesmo a precipitação, que pode ser concentrada e intensa, nomeadamente entre as 6h e as 12h da manhã nas areas urbanas do litoral, onde o modelo coloca bastante SBCAPE e convergencia.

..............................

Médio e longo prazo

Até ao fim de semana preve-se a premanencia de uma area de baixas pressões a oeste, ligada a uma depressão situada nos Açores por um vale em altitude.
A circular entre os dois sistemas encontra-se uma massa de ar de origem tropical, instavel, e varias perturbações associadas a ondulações em altura, que vão causar a passagem de numerosas linhas de instabilidade, e favorecer a manutenção do regime de convecção diurno sobre o continente.

Espera-se uma subida da temperatura, e da humidade, com as tardes a serem algo quentes e humidas.


Analises mais detalhadas devem ser feitas com menos de 48h de antecendencia.



...........



Para o longo prazo ( dias 7 a 14 de Maio), temos duas hipoteses:

Tendo em conta a média do ensemble das 00z do ECMWF

Hipotese 1

r65zH.jpg


Neste cenário, a depressão/vale complexo sobre o Atlantico interage directamente com um cavado que vem de NW sobre o Atlantico NE, quebra-se a região depressionária, com uma das suas componentes a reogranizar-se a oeste ou sudoeste de Pt continental.

Este cenário traria um periodo de instabilidade com tempo quente, seguindo-se um agravamente significativo do estado do tempo, e posterior entrada de uma circulação mais fresca e esatavel de NW.

(Há no entanto a possibilidade da depressão passar demasiado a norte..ai não teriamos um agarvamento tão significativo).

Hipotese 2

3ASHx.jpg


Assim a instabilidade vai-se desvanecendo, segue-se um periodo de circulação de W em altura, com entrada de algum ar mais seco e fresco essencialmente na região norte, e logo depois, uma acentuada subida da temperatura sob regime anticiclonico com circulação de SW em altura e de NE ou E á superficie.

Para já tanto o ECMWF00z como o GFS12z de hoje, apontam um cenário mais proximo á Hipotese 1, para a semana de 7 a 14 de Maio.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A manhã de hoje está a ser condicionada pela passagem de uma linha de instabilidade que afecta a Estremadura, Alentejo e Algarve, dando origem a aguaceiros pontualmente fortes e possivelmente acompanhados por trovoada e queda de granizo.
Pelas imagens disponíveis é previsível que esta instabilidade se dirija para leste/nordeste, afectando particularmente agora as regiões mais a leste do Alentejo e sotavento do Algarve.

Radar Extremadura Radar IM
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites:)

GFS12z/HIRLAM12z

T+15h a T+36h ( 03h de 4f ás 00h de 5f)

Para o periodo em analise os modelos colocam a passagem de uma forte linha de instabilidade, associada a uma pluma de theta-e nos niveis baixos, com advecção e convergencia de uma massa de ar quente e humida.

Os parametros dinamicos são localmente passiveis de favorecer a formação de células organizadas capazes de causar rajadas de vento forte, nomeadamente na região centro/Lisboa e vale do Tejo durante o periodo das 09h ás 20h.

A linha de instabilidade deverá afectar todo o litoral oeste durante a madrugada e manhã, com aguaceiros e trovoadas por vezes fortes e acompanhadas por rajadas de vento até 75km.h, extendendo-se para o interior centro/sul e região mais interior do litoral norte durante o resto do dia.

No interior norte espera-se que a actividade convectiva seja limitada, ocorrendo no entanto precipitação estratiforme e orografica localmente forte e pressistente.

Na traseira da linha de instabilidade primária, continua a haver uma dinamica vertical e parametros termodinamicos suficientes para criar linhas de instabilidade por vezes forte, em principio a afectar mais a região centro e sul.


A nivel nacional, a area que me parece mais activa encontra-se entre o eixo Leiria-Guarda, para sul, até Sagres-Beja, com precipitação forte e pressistente e a possibilidade de fenomenos convectivos localmente intensos.

Penso que o que poderá vir a ser mais de ter em conta são as inundações em meio urbano, já que não há CAPE suficiente para causar fenomenos de muito maior severidade...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
O Aladdin na run das 12 coloca bastante precipitação durante as 9h e as 12h de amanhã entre Lagoa e Faro (mais coisa menos coisa), com o centro da acção ser Albufeira. Neste momento, o melhor é ver os modelos de mesoescala que fazem previsões melhores do que o GFS ou ECM.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
Sim, os mesoscalares são melhores para prever com mais exactidão os locais onde ocorrerão maiores acumulados. Mas, por exemplo o WRF da MeteoGalicia (muito melhor que o Aladin) mete essa linha de instabilidade mais a sotavento, atingindo a região entre Albufeira e Olhão, com acumulados na ordem dos 10 / 15 mm em 6 horas.

FYVwn.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Médio prazo ( T0 a T+72h)


Segundo o ECMWF12z teremos a manutenção de uma situação de instabilidade, favorecida pela continua advecção quente nos niveis baixos.


LMMXU.jpg



O forte jet de niveis medios e altos, conjuntamente com a formação de várias linhas de frontogenese, onde o ar frio que circula a depressão se encontra com ar muito quente e energético vindo de sul, deverão manter o regime instavel até Sabado

Segundo a analise mesoescalar do HIRLAM12z, as condições para convecção organizada e localmente forte, acompanhada por granizo e chuva/vento por vezes intensos, vão melhorar especialmente no perioro entre as 10h de amanhã, 4f, e a manhã de Sabado.
A justificação prende-se com a intensificação do vento nos niveis altos e médios ( shear), um perfil rotacional do vento com a altura ( veering) e a permanencia de massas de ar quente e humido que são inestabilizadas pela passagem de linhas de instabilidade, e por massas de ar frio em altura.

Sendo assim, vale a pena ir consultando os avisos do IM, e o radar, de modo a ir seguindo as bandas convectivas mais activas.
E tomar algumas percauções básicas....manter as vias de drenagem desimpedidas, ou os objectos bem fixos ou em locais seguros:thumbsup:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto, e enquanto gozamos este "inverno" fora de época, com chuvinha e vento, o GFS e o GEFS parecem estar a apontar, e de uma forma quase sistemática (run após run), para uma segunda semana de Maio sempre a aquecer, com um culminar de uma poderosa corrente de E/NE no final de semana com geopotenciais bem altos na P.I., o que nesta altura do ano traria temperaturas já bem elevadas e HR baixa... Resta saber se se confirma... Ainda tentei confirmar O ECMWF mas acho as as últimas run's não foram bem atualizadas...

A tendência parece estar lá, acho que só uma "cut-off" poderá quebrar esta tendência, mas ainda falta muito tempo...

Vamos ver...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:)

Analise a curto prazo ( 00h de 5f a 00h de 6f )

Amanhã os modelos continuam a colocar um fluxo de SW humido e quente nos niveis baixos, e um fluxo forte, a intensificar-se, do quadrante W/WSW nos niveis médios e altos.

Temos portanto uma situação dinamica favoravel á ocorrencia de trovoadas e aguaceiros por vezes fortes e acompanhados por rajadas de vento fortes.
Tambem é prevista uma situação de menor nebulosidade durante as horas iniciais do dia, favorecendo o aquecimento diurno e a inestabilização da Atmosfera.

Segundo o GFS12z teremos CAPE atingir valores na ordem dos 500-700J/Kg, e LI na ordem dos -2.
O TT index por volta dos 45 a 55 indica tambem uma atmosfera baixa instavel e condutiva a rapidos movimentos ascencionais.
Segundo o ECMWF12z e o HIRLAM12 teremos um jet nos niveis medios forte, e depois, a partir da tarde, a entrada de uma nova perturbação, em sintonia com o pico do aquecimento diurno.

Aos 650-550hpa há uma dry layer, que pode favorecer a ocorrencia de granizo e fenomenos de transporte vertical de momento ( ou seja, da energia do vento em altura).


As regiões á partida mais condutivas a desenvolvimentos convectivos localmente severos são o litoral norte e centro e as zonas a sul do eixo Aveiro-Guarda e norte do eixo Sagres-Beja...

Sendo que o litoral a norte da Figueira da foz será mais afectado em principio ao fim da tarde e durante a noite para 6f.


Não são de excluir nessas areas novos desenvolvimentos de tornados, nomeadamente nos distritos de Lisboa, Santarem, Portalegre Evora, Castelo Branco e Leiria ( lembrem-se que amanha os parametros estão melhores que hoje e hoje já houve alguns registos).


Assim sendo, volto a aconselhar que as pessoas tomem algumas medidas de precaução básicas....como manter as valas de drenagem desimpedidas e os objectos soltos guardados, e melhorar a fixação dos objectos que teem nos quintais ou varandas, assim como deixar os estores de casa fechados enquanto passam o dia a trabalhar....pelo sim pelo não mais vale prevenir que remediar:thumbsup:


Isto é apenas uma intrepertação dos modelos!
->

moZ5Z.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,185
Local
loule-caldeirao
Esperemos que aqui no sul as nossas serras consigam surpreender amanhã...As previsões não apontam nada de significativo aqui para o Algarve mas nunca se sabe...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto, e enquanto gozamos este "inverno" fora de época, com chuvinha e vento, o GFS e o GEFS parecem estar a apontar, e de uma forma quase sistemática (run após run), para uma segunda semana de Maio sempre a aquecer, com um culminar de uma poderosa corrente de E/NE no final de semana com geopotenciais bem altos na P.I., o que nesta altura do ano traria temperaturas já bem elevadas e HR baixa... Resta saber se se confirma... Ainda tentei confirmar O ECMWF mas acho as as últimas run's não foram bem atualizadas...

A tendência parece estar lá, acho que só uma "cut-off" poderá quebrar esta tendência, mas ainda falta muito tempo...

Vamos ver...

Entretanto será mesmo de aproveitar esta chuvinha destes dias já que o ECMWF (tanto a run operacional, mas principalmente o ensemble) voltam a carregar na corrente de NE/E para o final da próxima semana, com geopotenciais bem elevados. Nesta altura do ano, tal traduzir-se-à em temperaturas elevadas e HR baixa. Os outros modelos (GFS/GEFS, etc.) também parecem ir atrás, e a tendência tem-se mantido run após run... Torna-se, portanto, cada vez mais um cenário mais plausivel.... Mas ainda falta muito tempo, situação a acompanhar.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Entretanto será mesmo de aproveitar esta chuvinha destes dias já que o ECMWF (tanto a run operacional, mas principalmente o ensemble) voltam a carregar na corrente de NE/E para o final da próxima semana, com geopotenciais bem elevados. Nesta altura do ano, tal traduzir-se-à em temperaturas elevadas e HR baixa. Os outros modelos (GFS/GEFS, etc.) também parecem ir atrás, e a tendência tem-se mantido run após run... Torna-se, portanto, cada vez mais um cenário mais plausivel.... Mas ainda falta muito tempo, situação a acompanhar.

O IM, na sua previsão a 10 dias para a cidade de Lisboa, assinala uma subida bastante acentuada da temperatura de Quarta para Quinta-feira que vem, chegando aos quase 10 graus de diferença. Passa-se do 8 para o 80... :rolleyes:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,185
Local
loule-caldeirao
Entretanto será mesmo de aproveitar esta chuvinha destes dias já que o ECMWF (tanto a run operacional, mas principalmente o ensemble) voltam a carregar na corrente de NE/E para o final da próxima semana, com geopotenciais bem elevados. Nesta altura do ano, tal traduzir-se-à em temperaturas elevadas e HR baixa. Os outros modelos (GFS/GEFS, etc.) também parecem ir atrás, e a tendência tem-se mantido run após run... Torna-se, portanto, cada vez mais um cenário mais plausivel.... Mas ainda falta muito tempo, situação a acompanhar.

Pois um cenário nada agradável ! De um cenário frio/frio passamos para um cenário quente /quente.
Bom o que parece certo é uma melhoria significativa do estado do tempo a partir de Domingo e com as temperaturas rapidamente a subir, até porque já não estamos em tempo de ter temperaturas abaixo dos 20ºc.
Depois ao longo da semana que vem ainda há a possibilidade de uns restos de frentes que rasarão a península afectando essencialmente as regiões do Norte e mais o Minho/Douro Litoral.
A questão agora é saber as temperaturas que se poderão atingir lá mais para o fim da próxima semana.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Não querendo ser destrutivo:), penso que a previsão no espaço de uma semana é extremamente incerta, e um pequeno desvio pode significar um erro brutal na previsão.
Qualquer pessoa pode ver as saidas automáticas dos modelos mas nós sabemos que nestas situações, a 6-7 dias pouco valem. Principalmente quando vemos uma subida de 9ºC de máxima de um dia para o outro.:hehe:
atenção: o cenário é possível, mas ...

A quem lê estas linhas, fará bem em moderar as expectativas, ou pelo menos não propagar "previsões" com elevado grau de falibilidade.:shocking:
corremos o risco de voltar a ter uma semana "nhec" e....
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,167
Local
Setúbal
É quase impossível que não tenhamos uma semana que vem bem diferente desta!! vai estar bem mais quente a fazer mesmo lembrar dias de verão!! quanto a subidas de quase 10ºC de um dia para o outro não acredito nisso vai subir ao longo de toda a semana a começar já domingo, devendo ficar mais para o meio e fim da semana valores próximos dos 30ºC em muitos locais em especial mais a sul, acho muito difícil que não se concretize!!