Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2012

  • Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 
Boas noites:thumbsup:

Previsão a curto prazo ( GFS18Z/ECMWF12Z)

t+09h a t+30h

Para este periodo espera-se a chegada de uma perturbação em altura, com maior expressão na região norte e centro.
Espera-se tambem um aumento gradual do shear vertical e direccional.

Preve-se, assim, para todo o pais uma situação de instabilidade, primeiro com maior incidencia no litoral oeste até ao inicio da tarde de amanhã, extendendo-se depois a todo o interior durante a tarde, onde os aguaceiros podem ser localmente fortes e acompanhados de trovoada.

No norte haverá uma cobertura maior de nebulosidade estratiforme, que pode limitar o aquecimento diurno, e a sul, espera-se que o aquecimento seja mais que suficiente para compensar a pior dinamica em altura.

t+33h a t+54h

Para este periodo duas mudanças importantes são esperadas.
O aumento rapido do shear.
A adveção quente e humida, com uma pluma de theta-e superior a 35ºC e razões de mistura entre 8 e 9g/Kg na região centro e sul, e da ordem das 6.5 a 7.5g/Kg no norte e interior NE.

Dada a descida dos niveis de condensação espera-se que nas serras do norte e centro possam ocorrer precipitações orograficas com algum significado.
Tambem a descida do nivel de condensação se pode traduzir num aumento das nuvens baixas, especialmente no interior da região Norte e centro, limtando o aquecimento diurno e a convecção.

Espera-se assim, a partir da madrugada de 4f, que uma linha de instabilidade activa se aproxime do litoral oeste, podendo trazer aguaceiros e trovoadas, localmente fortes e acompanhadas de rajadas de vento da ordem dos 45 a 60km.h.
Não são de excluir sistemas convectivos mais organizados, com maior capacidade para produzir chuva forte e presistente acompanhdada de vento mais sustentado e trovoada.

Durante a tarde a instabilidade convectiva vai-se propagar essencialmente ás regiões do sul e ás terras baixas do litoral norte e centro, com a região de trás os montes e beira interior a ser afectados maioritariamente por precipitação estratiforme ou convecção elevada.

Neste periodo o factor a ter mais em conta é mesmo a precipitação, que pode ser concentrada e intensa, nomeadamente entre as 6h e as 12h da manhã nas areas urbanas do litoral, onde o modelo coloca bastante SBCAPE e convergencia.

..............................

Médio e longo prazo

Até ao fim de semana preve-se a premanencia de uma area de baixas pressões a oeste, ligada a uma depressão situada nos Açores por um vale em altitude.
A circular entre os dois sistemas encontra-se uma massa de ar de origem tropical, instavel, e varias perturbações associadas a ondulações em altura, que vão causar a passagem de numerosas linhas de instabilidade, e favorecer a manutenção do regime de convecção diurno sobre o continente.

Espera-se uma subida da temperatura, e da humidade, com as tardes a serem algo quentes e humidas.


Analises mais detalhadas devem ser feitas com menos de 48h de antecendencia.



...........



Para o longo prazo ( dias 7 a 14 de Maio), temos duas hipoteses:

Tendo em conta a média do ensemble das 00z do ECMWF

Hipotese 1

r65zH.jpg


Neste cenário, a depressão/vale complexo sobre o Atlantico interage directamente com um cavado que vem de NW sobre o Atlantico NE, quebra-se a região depressionária, com uma das suas componentes a reogranizar-se a oeste ou sudoeste de Pt continental.

Este cenário traria um periodo de instabilidade com tempo quente, seguindo-se um agravamente significativo do estado do tempo, e posterior entrada de uma circulação mais fresca e esatavel de NW.

(Há no entanto a possibilidade da depressão passar demasiado a norte..ai não teriamos um agarvamento tão significativo).

Hipotese 2

3ASHx.jpg


Assim a instabilidade vai-se desvanecendo, segue-se um periodo de circulação de W em altura, com entrada de algum ar mais seco e fresco essencialmente na região norte, e logo depois, uma acentuada subida da temperatura sob regime anticiclonico com circulação de SW em altura e de NE ou E á superficie.

Para já tanto o ECMWF00z como o GFS12z de hoje, apontam um cenário mais proximo á Hipotese 1, para a semana de 7 a 14 de Maio.
 
A manhã de hoje está a ser condicionada pela passagem de uma linha de instabilidade que afecta a Estremadura, Alentejo e Algarve, dando origem a aguaceiros pontualmente fortes e possivelmente acompanhados por trovoada e queda de granizo.
Pelas imagens disponíveis é previsível que esta instabilidade se dirija para leste/nordeste, afectando particularmente agora as regiões mais a leste do Alentejo e sotavento do Algarve.

Radar Extremadura Radar IM
 
Boas noites:)

GFS12z/HIRLAM12z

T+15h a T+36h ( 03h de 4f ás 00h de 5f)

Para o periodo em analise os modelos colocam a passagem de uma forte linha de instabilidade, associada a uma pluma de theta-e nos niveis baixos, com advecção e convergencia de uma massa de ar quente e humida.

Os parametros dinamicos são localmente passiveis de favorecer a formação de células organizadas capazes de causar rajadas de vento forte, nomeadamente na região centro/Lisboa e vale do Tejo durante o periodo das 09h ás 20h.

A linha de instabilidade deverá afectar todo o litoral oeste durante a madrugada e manhã, com aguaceiros e trovoadas por vezes fortes e acompanhadas por rajadas de vento até 75km.h, extendendo-se para o interior centro/sul e região mais interior do litoral norte durante o resto do dia.

No interior norte espera-se que a actividade convectiva seja limitada, ocorrendo no entanto precipitação estratiforme e orografica localmente forte e pressistente.

Na traseira da linha de instabilidade primária, continua a haver uma dinamica vertical e parametros termodinamicos suficientes para criar linhas de instabilidade por vezes forte, em principio a afectar mais a região centro e sul.


A nivel nacional, a area que me parece mais activa encontra-se entre o eixo Leiria-Guarda, para sul, até Sagres-Beja, com precipitação forte e pressistente e a possibilidade de fenomenos convectivos localmente intensos.

Penso que o que poderá vir a ser mais de ter em conta são as inundações em meio urbano, já que não há CAPE suficiente para causar fenomenos de muito maior severidade...
 
O Aladdin na run das 12 coloca bastante precipitação durante as 9h e as 12h de amanhã entre Lagoa e Faro (mais coisa menos coisa), com o centro da acção ser Albufeira. Neste momento, o melhor é ver os modelos de mesoescala que fazem previsões melhores do que o GFS ou ECM.
 
Sim, os mesoscalares são melhores para prever com mais exactidão os locais onde ocorrerão maiores acumulados. Mas, por exemplo o WRF da MeteoGalicia (muito melhor que o Aladin) mete essa linha de instabilidade mais a sotavento, atingindo a região entre Albufeira e Olhão, com acumulados na ordem dos 10 / 15 mm em 6 horas.

FYVwn.png
 
Boas..

Médio prazo ( T0 a T+72h)


Segundo o ECMWF12z teremos a manutenção de uma situação de instabilidade, favorecida pela continua advecção quente nos niveis baixos.


LMMXU.jpg



O forte jet de niveis medios e altos, conjuntamente com a formação de várias linhas de frontogenese, onde o ar frio que circula a depressão se encontra com ar muito quente e energético vindo de sul, deverão manter o regime instavel até Sabado

Segundo a analise mesoescalar do HIRLAM12z, as condições para convecção organizada e localmente forte, acompanhada por granizo e chuva/vento por vezes intensos, vão melhorar especialmente no perioro entre as 10h de amanhã, 4f, e a manhã de Sabado.
A justificação prende-se com a intensificação do vento nos niveis altos e médios ( shear), um perfil rotacional do vento com a altura ( veering) e a permanencia de massas de ar quente e humido que são inestabilizadas pela passagem de linhas de instabilidade, e por massas de ar frio em altura.

Sendo assim, vale a pena ir consultando os avisos do IM, e o radar, de modo a ir seguindo as bandas convectivas mais activas.
E tomar algumas percauções básicas....manter as vias de drenagem desimpedidas, ou os objectos bem fixos ou em locais seguros:thumbsup:
 
Entretanto, e enquanto gozamos este "inverno" fora de época, com chuvinha e vento, o GFS e o GEFS parecem estar a apontar, e de uma forma quase sistemática (run após run), para uma segunda semana de Maio sempre a aquecer, com um culminar de uma poderosa corrente de E/NE no final de semana com geopotenciais bem altos na P.I., o que nesta altura do ano traria temperaturas já bem elevadas e HR baixa... Resta saber se se confirma... Ainda tentei confirmar O ECMWF mas acho as as últimas run's não foram bem atualizadas...

A tendência parece estar lá, acho que só uma "cut-off" poderá quebrar esta tendência, mas ainda falta muito tempo...

Vamos ver...
 
Boas tardes:)

Analise a curto prazo ( 00h de 5f a 00h de 6f )

Amanhã os modelos continuam a colocar um fluxo de SW humido e quente nos niveis baixos, e um fluxo forte, a intensificar-se, do quadrante W/WSW nos niveis médios e altos.

Temos portanto uma situação dinamica favoravel á ocorrencia de trovoadas e aguaceiros por vezes fortes e acompanhados por rajadas de vento fortes.
Tambem é prevista uma situação de menor nebulosidade durante as horas iniciais do dia, favorecendo o aquecimento diurno e a inestabilização da Atmosfera.

Segundo o GFS12z teremos CAPE atingir valores na ordem dos 500-700J/Kg, e LI na ordem dos -2.
O TT index por volta dos 45 a 55 indica tambem uma atmosfera baixa instavel e condutiva a rapidos movimentos ascencionais.
Segundo o ECMWF12z e o HIRLAM12 teremos um jet nos niveis medios forte, e depois, a partir da tarde, a entrada de uma nova perturbação, em sintonia com o pico do aquecimento diurno.

Aos 650-550hpa há uma dry layer, que pode favorecer a ocorrencia de granizo e fenomenos de transporte vertical de momento ( ou seja, da energia do vento em altura).


As regiões á partida mais condutivas a desenvolvimentos convectivos localmente severos são o litoral norte e centro e as zonas a sul do eixo Aveiro-Guarda e norte do eixo Sagres-Beja...

Sendo que o litoral a norte da Figueira da foz será mais afectado em principio ao fim da tarde e durante a noite para 6f.


Não são de excluir nessas areas novos desenvolvimentos de tornados, nomeadamente nos distritos de Lisboa, Santarem, Portalegre Evora, Castelo Branco e Leiria ( lembrem-se que amanha os parametros estão melhores que hoje e hoje já houve alguns registos).


Assim sendo, volto a aconselhar que as pessoas tomem algumas medidas de precaução básicas....como manter as valas de drenagem desimpedidas e os objectos soltos guardados, e melhorar a fixação dos objectos que teem nos quintais ou varandas, assim como deixar os estores de casa fechados enquanto passam o dia a trabalhar....pelo sim pelo não mais vale prevenir que remediar:thumbsup:


Isto é apenas uma intrepertação dos modelos!
->

moZ5Z.jpg
 
Esperemos que aqui no sul as nossas serras consigam surpreender amanhã...As previsões não apontam nada de significativo aqui para o Algarve mas nunca se sabe...
 
Entretanto, e enquanto gozamos este "inverno" fora de época, com chuvinha e vento, o GFS e o GEFS parecem estar a apontar, e de uma forma quase sistemática (run após run), para uma segunda semana de Maio sempre a aquecer, com um culminar de uma poderosa corrente de E/NE no final de semana com geopotenciais bem altos na P.I., o que nesta altura do ano traria temperaturas já bem elevadas e HR baixa... Resta saber se se confirma... Ainda tentei confirmar O ECMWF mas acho as as últimas run's não foram bem atualizadas...

A tendência parece estar lá, acho que só uma "cut-off" poderá quebrar esta tendência, mas ainda falta muito tempo...

Vamos ver...

Entretanto será mesmo de aproveitar esta chuvinha destes dias já que o ECMWF (tanto a run operacional, mas principalmente o ensemble) voltam a carregar na corrente de NE/E para o final da próxima semana, com geopotenciais bem elevados. Nesta altura do ano, tal traduzir-se-à em temperaturas elevadas e HR baixa. Os outros modelos (GFS/GEFS, etc.) também parecem ir atrás, e a tendência tem-se mantido run após run... Torna-se, portanto, cada vez mais um cenário mais plausivel.... Mas ainda falta muito tempo, situação a acompanhar.
 
Entretanto será mesmo de aproveitar esta chuvinha destes dias já que o ECMWF (tanto a run operacional, mas principalmente o ensemble) voltam a carregar na corrente de NE/E para o final da próxima semana, com geopotenciais bem elevados. Nesta altura do ano, tal traduzir-se-à em temperaturas elevadas e HR baixa. Os outros modelos (GFS/GEFS, etc.) também parecem ir atrás, e a tendência tem-se mantido run após run... Torna-se, portanto, cada vez mais um cenário mais plausivel.... Mas ainda falta muito tempo, situação a acompanhar.

O IM, na sua previsão a 10 dias para a cidade de Lisboa, assinala uma subida bastante acentuada da temperatura de Quarta para Quinta-feira que vem, chegando aos quase 10 graus de diferença. Passa-se do 8 para o 80... :rolleyes:
 
Entretanto será mesmo de aproveitar esta chuvinha destes dias já que o ECMWF (tanto a run operacional, mas principalmente o ensemble) voltam a carregar na corrente de NE/E para o final da próxima semana, com geopotenciais bem elevados. Nesta altura do ano, tal traduzir-se-à em temperaturas elevadas e HR baixa. Os outros modelos (GFS/GEFS, etc.) também parecem ir atrás, e a tendência tem-se mantido run após run... Torna-se, portanto, cada vez mais um cenário mais plausivel.... Mas ainda falta muito tempo, situação a acompanhar.

Pois um cenário nada agradável ! De um cenário frio/frio passamos para um cenário quente /quente.
Bom o que parece certo é uma melhoria significativa do estado do tempo a partir de Domingo e com as temperaturas rapidamente a subir, até porque já não estamos em tempo de ter temperaturas abaixo dos 20ºc.
Depois ao longo da semana que vem ainda há a possibilidade de uns restos de frentes que rasarão a península afectando essencialmente as regiões do Norte e mais o Minho/Douro Litoral.
A questão agora é saber as temperaturas que se poderão atingir lá mais para o fim da próxima semana.
 
Não querendo ser destrutivo:), penso que a previsão no espaço de uma semana é extremamente incerta, e um pequeno desvio pode significar um erro brutal na previsão.
Qualquer pessoa pode ver as saidas automáticas dos modelos mas nós sabemos que nestas situações, a 6-7 dias pouco valem. Principalmente quando vemos uma subida de 9ºC de máxima de um dia para o outro.:hehe:
atenção: o cenário é possível, mas ...

A quem lê estas linhas, fará bem em moderar as expectativas, ou pelo menos não propagar "previsões" com elevado grau de falibilidade.:shocking:
corremos o risco de voltar a ter uma semana "nhec" e....
 
É quase impossível que não tenhamos uma semana que vem bem diferente desta!! vai estar bem mais quente a fazer mesmo lembrar dias de verão!! quanto a subidas de quase 10ºC de um dia para o outro não acredito nisso vai subir ao longo de toda a semana a começar já domingo, devendo ficar mais para o meio e fim da semana valores próximos dos 30ºC em muitos locais em especial mais a sul, acho muito difícil que não se concretize!!