Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por stormy 1 Mai 2012 às 00:00.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas noites:)

    Aqui o resumo para a semana, segundo o ECMWF12z/GFS12z de hoje.

    Terça feira a Sexta feira


    Teremos neste periodo a subida da dorsal Africana, e o posicionamento de uma depressão nos Açores, com o AA estendido desde a Madeira á Escócia.
    Com esta configuração espera-se que uma massa de ar quente se dissemine por toda a Europa SW/W/NW, com vento do quadrante S/SE numa faixa desde a França ao UK, e do quadrante N, em geral fraco, em Portugal continental, devido á presença de uma cunha Anticiclónica sobre o mar a oeste.
    As temperaturas subirão bastante, com o litoral a atingir os 25-30ºC ( excepto os cabos) e o interior com valores de 30-35ºC, nomeadamente a região da bacia do Guadiana, onde valores localmente superiores a 35ºC são possiveis na 5f/6f.

    Na região norte há um aumento da possibilidade de ocorrencia de trovoadas durante a tarde em areas montanhosas e especialmente na 5f e 6f.


    Configuração (esboço) sinóptica para 6f segundo a média do ens do ECMWF12z


    [​IMG]


    Fim de semana

    Para este fim de semana acredito mais no cenário do GFS12z, que mantem a crista sobre a PI, e uma cut-off a oeste ou noroeste, gerando alguma instabilidade na região norte e centro, especialmente á tarde, mantendo-se no entanto a situação de tempo quente face ao normal para a época.

    Isto deve-se ao facto de no Atlantico haver uma situação de instabilidade, favorecida pela entrada de massas de ar tropicais intsveis e pela presença de um forte jet associado a perturbações de origem polar sobre o Canadá e a Gronelandia.
    Nestas situações geralmente a actividade mais intensa situa-se a NW ou W dos Açores, com a crista subtropical a fortalecer-se mais para leste.
    Tambem a ideia do ECMWF colocar a cut-off a transitar sobre o G.Biscaia me parece pouco plausivel pois nesta altura na Europa geralmente há energia para sustentar regiões de baixa pressão, que orientam o cavado no sentido N-S, gerando muita convergencia em altura sobre a fachada ocidental Europeia e impedindo que as preturbações transitem do Atlantico.

    Resumindo

    Teremos então, de modo resumido, uma semana em geral quente, e um fim de semana algo mais instavel, especialmente no norte e em menor grau no centro, e com uma tendencia para uma ligeira descida da temperatura.

    Para as Ilhas...na Madeira temos um regime de aliseos, em geral fracos a moderados, tempo em geral soalheiro e agradavel ( mais nebuloso na metade norte), enquanto nos Açores deverá haver instabilidade, com tempo fresco alternando com alguns dias mais agradaveis e estaveis.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. CptRena

    CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Fev 2011
    Mensagens:
    1,510
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
    Em relação aos valores altíssimos de rajada (previsão UA) que foram reclamados neste tópico há algum tempo atrás, venho agora dizer que contactei com os responsáveis pelo website/previsão.

    Agora podem ver-se alterações nos gráficos, como sendo a nota "As previsões para mais de 3 dias poderão apresentar erros consideráveis"; e os valores de rajada já têm melhor aspecto.

    [​IMG]
    CliM@UA ©2010

    [​IMG]
    CliM@UA ©2010
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. white_wolf

    white_wolf
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    5 Jan 2010
    Mensagens:
    133
    Local:
    Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
    Bom dia...

    Caros colegas do forum, após algum tempo fora, por motivos pessoais, voltei! Gostaria de saber, se alguem me pode ajudar, e recorro cá sempre quando tenho duvidas, o tempo que poderei encontrar em Cinfães, numa localidade chamada fornelos???
    O accuweather da bom tempo, o freemeteo, tambem, só o nosso site do IM é que da chuva? :sad: tenho um evento bastante grande nesse fim de semana e :rain: nao vinha nada a ajudar!! Mas como tempo tem andado meio tolo :p não sei não!
    Obrigada pela ajuda...

    Felicidades a todos :thumbsup:
     
  4. supercell

    supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Mai 2012
    Mensagens:
    1,166
    Local:
    Aveiro
    Olá, gostava de saber se durante o fim de semana poderá haver instabilidade, no IM (10 dias) aparece aguaceiros a partir de 6ªfeira até sábado para o Norte :rain::thumbsup:
     
  5. Duarte Sousa

    Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Mar 2011
    Mensagens:
    5,974
    Local:
    Loures
    Sim. Está prevista uma formação de uma depressão a NW da P.I que irá afectar essa mesma região.

    [​IMG]
    (A imagem branca é para separar o fim do início)
     
  6. Estação SP

    Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    1 Fev 2011
    Mensagens:
    438
    Local:
    Gafanha da Nazaré (Aveiro)
    Boa tarde!

    CptRena nao foste o unico a comunicar com eles, eu tambem falei com eles e já podemos observar que agora está + ou - correto. Se vem que os valores estao em m/s e ainda acho aquilo um bocado absurdo, acho que sao raajdas muito grandes para esta altura.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Estação SP

    Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    1 Fev 2011
    Mensagens:
    438
    Local:
    Gafanha da Nazaré (Aveiro)
    Consoante o modelo GFS preve-se alguma pluviosidade mas que irá afetar mais as regiões do Norte. Na Região de Aveiro vai ser chuva mais frava que pode ser um pouco mais intensa entre sábado e domingo, mas nada assim de extraordinário.

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. supercell

    supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Mai 2012
    Mensagens:
    1,166
    Local:
    Aveiro
    Obrigado a todos pelas vossas previsões, pensava que ainda iria ocorrer alguma instabilidade típica do mês de Maio :sad:, mas parece que vai ser só uma chuva fraca :hehe:
     
  9. miguel

    miguel
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    4 Fev 2006
    Mensagens:
    13,487
    Local:
    Setúbal
    Localmente não será assim tão fraca até será acompanhada de trovoada principalmente na sexta e madrugada de Sábado...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas tardes:)

    Analise especial para amanhã

    É costume em situações convectivas sobre Portugal Continental, que nos niveis baixos haja um avançar da lingua de ar frio ( frente fria á superficie), em relação aos sistemas depressionarios que se aproximam mais lentamente, tal leva a que as depressões muitas vezes não consigam actuar sobre o ar mais instavel, entretanto levado muito para leste ou nordesde sobre Espanha ou França.

    No caso de amanhã, no entanto, não se prevê que seja esse o caso, especialmente no Interior norte e centro, devido ao fraco gradiente de pressão entre o interior e o litoral a massa de ar frio demorará mais tempo a invadir o interior.

    Espera-se que a depressão se aproxime do território, com uma circulação nos niveis médios e altos muito forte ( jet streack) a situar-se sobre o norte do pais amanhã ao inicio da tarde.
    Apesar da massa de ar mais energética á superficie já estar em retirada, e situar-se um pouco para leste
    da area de maior dinamica, preve-se que ainda sobrem algumas bolsas de ar muito instavel, retido pela topografia, numa vasta area desde o Geres-Sul da Galiza para SE sobre Trás os montes e até á região da Estrela.
    Valores de CAPE localmente da ordem dos 1000J/Kg, algum veering nos niveis baixos e a presença de bastante shear nos niveis médios e altos, associado a um lobo divergente em altura poderão ser o suficiente para gerar trovoadas localmente fortes, e até um MCS.

    Assim sendo, para o dia de amanhã preve-se que se começem a formar os primeiros cumulus/cumulus congestus nas areas montanhosas do norte e centro a partir do fim da manhã, evoluindo depois alguns sistemas mais organizados sobre a area do vale do Douro/Trás os montes e regiões do distrito da Guarda, com precipitação localmente forte, algum granizo e tambem algumas rajadas de vanto localmente moderadas a fortes.


    Para os dias seguintes

    A tendencia é para uma descida de temperatura no Sabado, menos notória no Sul, voltando depois a subir a partir de Domingo e mantendo-se acima dos valores médios durante a primeira metade da proxima semana.
    Devido ao calor e á passagem de algumas perturbações em altura a NW da PI, são possiveis alguns aguaceiros ou trovoadas durante a tarde no interior norte, mas de fraca relevancia.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Para ilustrar, e porque gosto e faço questão de justificar os meus posts, aqui vai uma carta com o perfil vertical traçado sobre a latitude 40ºN (GFS12z):


    [​IMG]



    Nesta carta assinalei aproximadamente a posição da frente fria, com recurso a outra carta.

    Mas o que quero realmente mostrar é que há muito forçamento em altura, e uma grande coluna de ar ascendente entre os 650 e os 250hpa, sendo que nos niveis proximos á superficie a area de maior forçamente se encontra inclinada para leste....este desalinhar entre o forçamento em altura e á superficie dificulta a convecção, e é o grande responsavel pela fraca ocorrencia de convecção intensa por cá no nomeadamente no Verão.

    Neste caso, apesar de desalinhada, há uma certa continuidade em altura da coluna, dai neste caso eu considerar que há ainda condições para alguma actividade intensa, especialmente nos distritos de Bragança, Vila Real e Guarda.


    Há ocasiões em que em vez de haver este desvio no forçamento em altura, há uma completa rotura, e a frente fria divide-se completamente em duas, uma com expressão em altura que se afasta para norte ( empurrada pelo AA) e outra nos niveis baixos que não passa de algum ar frio que se "espraia" á supreficie e acabando por nos vir afectar...nessas ocasiões é que não há festa para ninguem:p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Brunomc

    Brunomc
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    7 Abr 2008
    Mensagens:
    1,977
    Local:
    Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
    stormy a entrada que vamos ter amanhã é ar maritimo não é ?
    Assim vamos ter para o final do dia um aumento da humidade e também vamos ter a presença de nuvens baixas ou nevoeiro e vento fraco/moderado de NW/W :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Sim...ar maritimo.

    No Sábado haverá mais nebulosidade, de manhã essencialmente estratiforme, e depois alguns cumulus dispersos durante o resto do dia.
    Só no Norte é que haverá mais instabilidade, com alguns aguaceiros dispersos.

    O periodo mais a ter em conta será amanhã entre as 12h e as 20h nos distritos de Vila Real, Bragança e Guarte...ai é onde as possibilidades de trovoada, localmente forte e acompanhada de granizo são maiores.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. supercell

    supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Mai 2012
    Mensagens:
    1,166
    Local:
    Aveiro
    Pelo que parece então, vai ser tudo para o interior, já no dia de hoje observei algumas nuvens de desenvolvimento vertical no interior, mas nada de especial.:D

    Lembro me de um ano em que houve uma noite abafada de Maio em que eram visíveis trovoadas bastante fortes no interior e eu ficava a apreciar da minha janela :rolleyes::rolleyes:
     
  15. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    405
    Local:
    Aroeira
    Bons dias :).

    Entretanto os principais modelos e respectivos ensembles (ECMWF e GFS) começam a modelar uma entrada de calor a partir do meio da próxima semana, principalmente 5ª e 6ª feira, com o AA situado na zona da Biscaia, o que deverá originar uma corrente de E/SE no continente, pelo que as temperaturas deverão subir bastante nesses dias, especialmente no litoral oeste.

    Após esses dias, a situação parece ainda um pouco indefinida... o ensemble do ECMWF continua a apostar na corrente de SE, portanto com continuação do tempo quente (talvez não tanto como 5ª e 6ª) e vento fraco, o GEFS já aposta em algo diferente, com descida das temperaturas, com o AA e rumar a norte rapidamente...

    Certo é que este fim de semana temos descidas das temperaturas, para voltarem a subir a partir de 2ª feira (embora ligeiramente), com subidas mais acentuadas 5ª e 6ª, para voltarem a descer no próximo fim de semana de novo (a não ser que o ensemble do ECMWF tenha razão)...

    Realmente, parece que o calor tem "medo" dos fins de semana :confused:... Mas é uma situação a acompanhar...
     

Partilhar esta Página