Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2012

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Falas muita vez disso, o ano passado tenho ideia de que te tinha demonstrado que não tinhas razão a certa altura, mas já não me recordo bem.
Este ano voltei a fazer o exercício, e sim, há um pouco de razão hehe, embora a diferença seja ligeira.
Pedi ao hotspot dados da média diária de radiação solar da estação dele bem como temperatura média, e então temos assim, desde o início do ano:


21 semanas (de 1 Jan a 26 Maio)

S+D: 178,55 W 12,13ºC
3+4: 181,98 W 12,61ºC
4+5: 180,01 W 12,58ºC

Sim, concordo, no entanto o que eu referi tem apenas como base a minha percepção e para a zona onde moro: margem sul do Tejo. E de qualquer das formas, não estava a ir tão atrás no tempo (Janeiro, etc.), apenas me referia ao período do ano em que teoricamente se começa a fazer praia. A minha percepção tem mais em conta (apenas) o mês de Maio :). Abril foi demasiado "invernoso" como um todo.

Para trás não faço ideia, como é óbvio acredito nos vossos dados. ;)
 


supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2012
Bons dias

Amanhã os modelos estão em acordo, colocando uma situação de instabilidade a surgir a partir do inicio da tarde na região sul, e afectando todo o território a sul do Mondego durante o resto do dia.
As trovoadas e aguaceiros poderão ser localmente moderadas a fortes, com algumas rajadas de vento possiveis.

Para Sexta Feira uma nova perturbação em altura irá afectar o continente, mas desta vez será de maior realçe nas regiões do norte e centro, com aguaceiros e trovoadas, localmente fortes e em especial nas regiões do interior.
Ao contrario de amanhã, a actividade será mais intensa, com mais células e maior probabilidade de situações de granizo, chuvas localmente excessivas e vento por vezes moderado a forte.

Vamos lá ver o que é que isto vai dar, espero que venha alguma chuvinha para o litoral também. :rolleyes: :uau:
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Vamos lá ver o que é que isto vai dar, espero que venha alguma chuvinha para o litoral também.


Há duas coisas que na minha opinião não vão dar para formação de trovoadas em certas zonas.

1º - Pó do deserto do Saara

2º - Humidade baixa

Vamos lá ver se vai haver alguma surpresa.
Eu para aqui só estou a espera de uns aguaceiros fracos. :D
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Há duas coisas que na minha opinião não vão dar para formação de trovoadas em certas zonas.

1º - Pó do deserto do Saara

2º - Humidade baixa

Vamos lá ver se vai haver alguma surpresa.
Eu para aqui só estou a espera de uns aguaceiros fracos. :D

Não me parece que,apesar de a temperatura estar bem alta, a humidade seja assim baixa como dizes...
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Continente

Previsão para 6ª feira, 1 de junho de 2012

Céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de
nebulosidade durante a tarde nas regiões Norte e Centro e interior
da região Sul com possibilidade de ocorrência de aguaceiros
e trovoada.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h), predominando
do quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 km/h) no Algarve e
rodando para o quadrante oeste a partir do meio da tarde.

Actualizado a 30 de maio de 2012 às 17:35 UTC

O IM também aponta instabilidade para 6ª feira :thumbsup: :w00t:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois claro:p Há vários locais em que na sexta há muito mais cape que na quinta (apesar de não ser o único parâmetro essencial na formação de células).

Um exemplo (Castelo Branco):

Nas regiões norte e centro o CAPE está mais elevado na 6f, para o Sul ( +- até á latitude 39ºN), o CAPE será mais elevado 5f.
Isto deve-se ao facto de na 5f haver uma perturbação que vai passar mesmo em cima da região sul, e na 6f, outra ondulação, algo mais forte, deverá afectar principalmente o norte.
Ora, na 6f, essa ondulação vai arrastar para norte a energia que havia no sul na 5f...

Em resumo, amanhã poderão ocorrer alguns aguaceiros e trovoadas, a começar no sul e evoluindo para a zona do vale do tejo durante a tarde/noite.
Estes aguaceiros serão por vezes fortes...
Sexta, teremos actividade mais intensa no norte e centro, em geral para norte do eixo Lisboa-CB, que poderá ser por vezes forte em especial no interior a norte da Estrela.
Os parametros dinamicos são mais favoraveis para um evento mais intenso, com hipoteses de inundações localizadas, granizo e vento moderado a forte em rajadas.

Para o fim de semana a ideia que vai nos modelos é de tempo mais estavel com temperaturas amenas.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Nas regiões norte e centro o CAPE está mais elevado na 6f, para o Sul ( +- até á latitude 39ºN), o CAPE será mais elevado 5f.
Isto deve-se ao facto de na 5f haver uma perturbação que vai passar mesmo em cima da região sul, e na 6f, outra ondulação, algo mais forte, deverá afectar principalmente o norte.
Ora, na 6f, essa ondulação vai arrastar para norte a energia que havia no sul na 5f...

Em resumo, amanhã poderão ocorrer alguns aguaceiros e trovoadas, a começar no sul e evoluindo para a zona do vale do tejo durante a tarde/noite.
Estes aguaceiros serão por vezes fortes...
Sexta, teremos actividade mais intensa no norte e centro, em geral para norte do eixo Lisboa-CB, que poderá ser por vezes forte em especial no interior a norte da Estrela.
Os parametros dinamicos são mais favoraveis para um evento mais intenso, com hipoteses de inundações localizadas, granizo e vento moderado a forte em rajadas.

Para o fim de semana a ideia que vai nos modelos é de tempo mais estavel com temperaturas amenas.

Os próximos dias já estiveram com melhor aspecto, a evolução da previsão foi bastante negativa para quem gosta de animação meteorológica, e não vejo grandes condições para termos eventos significativos. Creio que poderemos (e deveremos) ter algumas células que deixarão aguaceiros e eventualmente uma ou outra trovoada, mas creio que na sua maior parte serão situações muito localizadas e sem grande intensidade.

A localização dos fenómenos mais interessantes serão as referidas no post do Stormy, apenas acho que no litoral norte e centro ainda poderá ocorrer precipitação (fraca e não convectiva) durante o dia de sábado.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Não sei onde estão os aguaceiros fortes e trovoadas para amanhã :lmao:
Para aqui só o ECM dá uns simples aguaceiros fracos entre as 9h e as 18h, de resto tudo a passar ao lado, talvez um ou outro aguaceiro mais moderado na região de Setúbal e Lisboa :D
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Não sei onde estão os aguaceiros fortes e trovoadas para amanhã :lmao:
Para aqui só o ECM dá uns simples aguaceiros fracos entre as 9h e as 18h, de resto tudo a passar ao lado, talvez um ou outro aguaceiro mais moderado na região de Setúbal e Lisboa :D

Bom, penso que a partir deste momento (amanhã obviamente) entramos em regime de nowcasting, satélites, radares, tudo a ser observado!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O Lightning Wizard aponta para a possibilidade de precipitação sobretudo para o barlavento algarvio e ao longo da costa ocidental até ao Cabo Carvoeiro (até às 15h00 de amanã; depois quase tudo se dessipa :lmao:). Para o interior nada ou quase nada ...

Esta situação está associada à presença de um núcleo de ar frio em altitude, que circula para norte ao longo da costa oeste portuguesa.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Penso que o pessoal está a desvalorizar o dia de amanha e madrugada de sexta!! poderá ser muito interessante na minha opinião!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Penso que o pessoal está a desvalorizar o dia de amanha e madrugada de sexta!! poderá ser muito interessante na minha opinião!

Amanhã á media que aquela perturbação vai cruzar o território de sul para norte, há a possibilidade de alguns eventos mais severos em alguns pontos.

A ideia que vem nos modelos, e que é transmitida pelo pessoal do estofex, é que temos muita energia á superficie, embora numa camada razoavelmente estavel.
Com o brutal aquecimento diurno e a presença de arrefecimento e forçamento em altura, é provavel que se forme uma linha activa com trovoadas por vezes fortes mas de curta duração, porque apesar de haver rotatividade na atmosfera, não há shear, que é o que mantem vivas as trovoadas por longos periodos de tempo.

Na minha opinião amanhã teremos alguma actividade, numa linha que se vai deslocando de sul para norte, e que poderá atingir o seu maximo de intensidade entre as 17h e as 21h numa faixa em torno ao Alentejo central-Vale do Tejo....
As células mais fortes que surgirem poderão dar vento, granizo e chuva localmente forte, mas a possibilidade de haver células muito intensas não é assim tão alta..

Já na 6f a coisa parece melhor, para o interior norte e centro, á muita energia arrastada do sul, e uma perturbação em altura mais forte, alinhada em todos os niveis e capaz de dar células mais intensas e frequentes, com risco de chuvas localmente excessivas, granizo e vento localmente forte.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Previsão do IM para hoje para as regiões do centro e sul de portugal continental:

Previsão para 5ª feira, 31 de maio de 2012

Céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade.
Aguaceiros dispersos e pouco frequentes nas regiões Centro
e Sul a partir da tarde, acompanhados de trovoada com uma
probabilidade entre 40 e 60%.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste,
rodando para noroeste durante a tarde no litoral oeste.
Subida de temperatura, em especial nas regiões do litoral Norte e
Centro.

GRANDE LISBOA:
Céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade,
com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e
acompanhados de trovoada com probabilidade entre 30 e 40%.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante norte.
Subida de temperatura.

Acho que é a primeira vez que na previsão descritiva, aparecem valores em percentagem da probabilidade de ocorrência de trovoadas.