Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Boas..

Quanto á previsão convectiva, amanhã espera-se alguma actividade em especial no norte, que poderá ser pontualmente forte no interior.

Analise/Sinóptica

Em altura uma perturbação polar desce desde o Atlantico norte.
Á frente da perturbação um forte lobo de forçamento dinamico entra por PT continental durante o dia de 2a.

Um forte jet de niveis médios e altos avança lentamente de W para E, com mais de 80kts aos 300hpa.

Á superficie um campo de baixa pressão cobre o golfo de Biscaia e parte N da Peninsula, com uma frente fria associada que entra pela Galiza ( 09z) e avança até ao eixo Sagres-Salamanca pelas 18z.

No sector pré frontal, ocorre uma razoavel advecção de humidade/temperatura com uma lingua de mixr>6g/kg a subir até trás os montes.


Em especial durante a tarde, algum aquecimento diurno ( dependendo da cobertura nebulosa) e o regime advectivo deverão gerar algumas centenas de J/Kg de CAPE...eventual/pontualmente até 500J/Kg.

Apesar do CAPE marginal, o forçamento dinamico/orografico deverão iniciar algumas células ou bandas em torno ou ao longo da frente fria.

As células que surgirem beneficiarão de shear moderado a forte e essencialmente unidireccional dado o forte fluxo em altura ( 40-60kts de 1-8km shear e 15-35m/s de 0-6km shear).

Este padrão favorece a genese de segmentos lineares organizados, com risco de rajadas marginalmente severas e granizo.

Por estes motivos coloco um nivel amarelo para boa parte do interior norte, onde pareve haver um melhor overlay entre CAPE e shear... a falta de CAPE mais robusto limita um pouco a confiança na previsão, pelo que se descarta para já um nivel mais alto.




gXd3v4G.png



Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada

Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
- Granizo
- Rajadas

Acho q a percipitaçao amanha ira se limitar ao Norte do pais na terça é que será mais generalizada.
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Como sempre vai ser mais leve que o Stormy previu :D mas chuva venha ela:thumbsup:

Ainda agora é de manhã. Take it easy man! :D
Ainda estamos a levar com o primeiro pré-frontal/frente fria.
Ainda vem lá a língua de ar quente (preto na imagem satélite IR entre a frente fria actual a branco e 2ª frente fria a cinzento) e vem lá a outra frente fria com um pós frontal para já com aspecto interessante.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Quanto á previsão convectiva, alguma atenção ao sul durante a tarde de amanhã e depois a noite para 4a.

Analise/Sinóptica

Em altura uma perturbação polar, incomum para a altura do ano, coloca-se estacionária a WNW de PT continental, com uma massa de ar muito frio nos niveis altos.

Na porção sul do vortice de ar polar em altura, um forte jet de niveis médios e altos está presente, e entra pelo SUL/CENTRO de PT continental.

Durante o periodo em analise, uma nova ondulação/short-wave associada ao jet aproxima-se e cruza o sul do território.

Á superficie, ar maritimo afecta PT continental num fluxo de W/SW generalizado...a presença deste ar temperado e humido gera instabilidade com algumas centenas de J/Kg de SBCAPE em especial proximo á costa e nas planicies do sul.

Uma margem frontal difusa extende-se entre o Algarve e o Atlantico a W, marcando a fronteira entre o ar temperado maritimo e ar de caracteristicas mais subtropicais.

Durante a tarde, a interacção entre esta margem frontal e a short wave em altura deverá excitar a actividade frontogenetica, resultando no desenvolvimento de uma nova onda frontal com um pequeno campo ciclonico associado, que deverá entrar pelo Sul durante o final da tarde, afectando a região durante toda a noite/madrugada de 4a.

Litoral N e centro

A presença de ar maritimo em conjunto com o ar frio em altura deverá gerar instabilidade...shear pouco expressivo e MLCAPE marginal deverá limitar o risco de actividade severa...no entanto não é de excluir uma situação de granizo associado a células mais activas...um nivel amarelo parece-me algo exagerado..mas valerá a pena seguir as células mais activas com algum cuidado.

Sul

E especial a partir da tarde, com a entrada da nova perturbação, advecção de ar quente e algum aquecimento diurno, gera-se um ambiente mais favoravel a convecção severa.

Um pequeno vale depressionário á superficie gerará um impulso de ar subtropical para norte ( mixratio 8G/Kg), em conjunto com uma intensificação significativa do fluxo de niveis baixos e médios ( mid/low level jet até 25m/s aos 850hpa).

A presença do jet stream em altura gerará facilmente uns 20-40m/s de 0-6km shear e até 80kts de 1-8km shear...

A unica coisa que retira confiança na previsão é o CAPE pouco robusto ( SBCAPE até 300-500J/Kg)..

Tendo em conta que o forçamento dinamico associado á short-wave/campode baixa pressão deverá compensar em parte a falta de CAPE, e que o ambiente dinamico é favoravel, são de esperar pelo menos algumas estruturas convectivas bem organizadas.

O shear forte de caracter essencialmente unidireccional favorece estruturas lineares ou em arco com risco de rajadas severas e precipitação excessiva...não se pode descartar que alguma célula em interacção com linhas de convegencia possa beneficiar de um pouco mais de helicidade e evoluir para uma supercelula, cm risco de granizo pontualmente severo.

Por esses motivos coloco um nivel amarelo em boa parte do Sul...como referi,a falta de CAPE mais robusto limita a confiança num nivel mais alto.


nDrZfSx.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada

Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
- Granizo
- Rajadas
- Precipitação pontualmente excessiva

(update 3f0231h)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
::::::UPDATE:::::::


A analise ao sat/rad e observações de superficie indicam uma perturbação a SW de Lisboa.

O fluxo em PT continantal já rodou para o quadrante S, e ocorre retorno de energia nos niveis baixos, com dew>10ºC a avançar pelo Sul e litoral N/centro.

Uma frente quente está neste momento num eixo entre o Minho e Portalegre.

No litoral N/C o retorno de humidade parece mais extenso e intenso do que o modelado, a disponibilidade de energia parece condutiva á ocorrencia de alguma convecção robusta.

Neste momento já se obervam células em crescimento sob a região.

A intensificação do fluxo de S/SE á superficie deverá estar a gerar perfis de shear superiores ao modelado, e de caracter marcadamente rotacional, capaz de suportar estruturas supercelulares.

Por estes motivos coloco um poligono de nowcasting por possibilidade de granizo e rajadas pontualmente severas, assim como precipitação excessiva.

A partir das 21-22h, o arrefecimento nocturno e o establecimento de um fluxo de ESE ( entrada de ar mais estavel do interior) deverão estabilizar a atmosfera, pelo que o risco diminui rapidamente a partir dessa hora.

Na região Sul já desde a manhã que se processa um regime de advecção de ar quente...nas proximas horas, com a aporoximação da short-wave, deverá ocorrer uma melhoria significativa das condições dinamicas.

Está prevista a chegada de um low level jet > 20-25m/s aos 850hpa, em sincronia com um maximo de forçamento dinamico.

O jet em altura cruza a região durante o inicio da noite, gerando shear forte.

Devido a isto, as condições parecem propicias a convecção bem organizada, linear e discreta, com risco de rajadas severas, granizo e precipitação excessiva...por estes motivos coloco um poligono de nowcasting até ás 3h de amanhã.

YcrsNwD.png
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,416
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Que podemos esperar a partir de sábado?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para hoje, alguma atenção á região sul, e á região NW.

Analise/Sinóptica

Em altura mantem-se uma forte perturbação polar a NW da Galiza.

Um forte jet contorna o vortice de ar frio em altura, afectando em especial o sul de PT continental.

Durante a manhã e inicio da tarde, uma nova ondulação do jet deverá afectar o sul, em sincronia com uma ondulação frontal.

Ao fim do dia, outra perturbação em altura, associada a um maximo de vorticidade, afecta o NW.

Á superficie o fluxo mantem-se de W/SW com entrada de ar relativamente quente e humido, resultando numa atmosfera algo instavel.


Sul
Durante a manhã, em resposta á ondulação em altura, gera-se um vale depressionário, com intensificação da advecção de SW.

O aumento da advecção quente em conjunto com o aquecimento diurno deverão gerar uns 400-800J/Kg de SBCAPE.

Em termos dinamicos, está modelado forçamento bastante significativo, assim como shear forte dada a genese de um forte low/mid level jet em fase com o jet de niveis altos..resultando em perfis direccionais com uns 40-60kts de 1-8km shear.

É provavel que se gerem uma ou duas bandas convectivas bem organizadas com risco de rajadas severas, granizo e precipitação pontualmente excessiva.

Dados os perfis de shear crescentemente direccionais, e o aumento do gradiente vertical entre a sfc e os 2km devido ao aquecimento diurno, poderão ocorrer algumas estruturas supercelulares capazes de gerar um tornado...no entanto a janela de oportunidade é bastante curta, o que logicamente reduz as probabilidades de ocorrencia..

Região NW

A partir do meio/fim da tarde e durante a noite, um maximo de vorticidade associado á circulação central da perturbação polar colocada na proximidade da Galiza deverá afectar a região.

O aprofundamento do nucleo de vorticidade, sobrepondo-se a uma bolsa ciclonica de niveis médios e baixos, deverá levar á genese de um vortice troposferico/ciclogenese, com aumento do fluxo em todos os niveis na sua periferia.

A dinamização do fluxo, a presença de continuado transporte de humidade de W/SW e o CAPE marginal deverão levar a condições favoraveis á ocorrencia de algumas bandas convectivas ou clusters capazes de gerar granizo e rajadas pontualmente severas.

qPz1sZ7.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada

Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
- Granizo
- Rajadas
- Precipitação pontualmente excessiva
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas...

Para hoje, alguma atenção á região sul, e á região NW.

Analise/Sinóptica

Em altura mantem-se uma forte perturbação polar a NW da Galiza.

Um forte jet contorna o vortice de ar frio em altura, afectando em especial o sul de PT continental.

Durante a manhã e inicio da tarde, uma nova ondulação do jet deverá afectar o sul, em sincronia com uma ondulação frontal.

Ao fim do dia, outra perturbação em altura, associada a um maximo de vorticidade, afecta o NW.

Á superficie o fluxo mantem-se de W/SW com entrada de ar relativamente quente e humido, resultando numa atmosfera algo instavel.


Sul
Durante a manhã, em resposta á ondulação em altura, gera-se um vale depressionário, com intensificação da advecção de SW.

O aumento da advecção quente em conjunto com o aquecimento diurno deverão gerar uns 400-800J/Kg de SBCAPE.

Em termos dinamicos, está modelado forçamento bastante significativo, assim como shear forte dada a genese de um forte low/mid level jet em fase com o jet de niveis altos..resultando em perfis direccionais com uns 40-60kts de 1-8km shear.

É provavel que se gerem uma ou duas bandas convectivas bem organizadas com risco de rajadas severas, granizo e precipitação pontualmente excessiva.

Dados os perfis de shear crescentemente direccionais, e o aumento do gradiente vertical entre a sfc e os 2km devido ao aquecimento diurno, poderão ocorrer algumas estruturas supercelulares capazes de gerar um tornado...no entanto a janela de oportunidade é bastante curta, o que logicamente reduz as probabilidades de ocorrencia..

Região NW

A partir do meio/fim da tarde e durante a noite, um maximo de vorticidade associado á circulação central da perturbação polar colocada na proximidade da Galiza deverá afectar a região.

O aprofundamento do nucleo de vorticidade, sobrepondo-se a uma bolsa ciclonica de niveis médios e baixos, deverá levar á genese de um vortice troposferico/ciclogenese, com aumento do fluxo em todos os niveis na sua periferia.

A dinamização do fluxo, a presença de continuado transporte de humidade de W/SW e o CAPE marginal deverão levar a condições favoraveis á ocorrencia de algumas bandas convectivas ou clusters capazes de gerar granizo e rajadas pontualmente severas.

qPz1sZ7.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada

Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e trovoada
- Granizo
- Rajadas
- Precipitação pontualmente excessiva

Sim Stormy concordo, está um belo dia de sol, só peca por estar frio e estar bastante vento no dia de hoje, de resto céu azul .... que mais azul ficará conforme for o dia correndo !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã, alguma atenção á região NW..

Analise/Sinóptica

Em altura o nucleo de ar frio em altura associado a uma vasta perturbação polar começa finalmente a afastar-se para NE em direcção á Europa ocidental.

No lado SW deste sistema, um jet de niveis altos marca a fronteira entre o ar polar e o ar subtropical associado á dorsal Atlantica que lentamente se aproxima.

Durante o dia, o jet coloca-se entrando pelo litoral norte e centro e saindo pelo interior Sul.

Uma nova ondulação/vort max desenvolve-se na circulação em altura, afectando em especial o litoral norte e centro durante o meio do dia e a tarde.

Á superficie ar maritimo continua a ser transportado de SW/WSW, e uma bolsa de ar mais energético atinge o território em sincronia com a passagem da ondulação de niveis altos.

A presença de ar frio em altura, nomeadamente no litoral norte, e a chegada deste ar mais quente deverão gerar uns 500-700J/Kg de SBCAPE.

Ocorrerá forçamento dinamico e shear adequados ( embora não excepcionais) para a ocorrencia de convecção organizada com risco de granizo, precipitação excessiva e em menor grau algumas rajadas marginalmente severas.

Por este motivo coloco um nivel amarelo em boa parte do litoral N/Centro.

zwyRk4Z.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada

Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
- Granizo
- Precip. pontualmente excessiva
- Rajadas
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Os próximos 5 dias serão de tempo fresco e com algumas nuvens se chover chove pouco é que esta depressão está com rotação lenta ;) tempo aborrecido.
Depois disso (inicio de junho) os modelos estão divididos ou entra outra depressão de norte e teremos tempo semelhante a este
woZHG53.gif

ou vem o AA presentiarnos com belas temperaturas
lX3uwxz.png

*ainda falta muito tempo por isso não tomem como certo :p