Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Os próximos 5 dias serão de tempo fresco e com algumas nuvens se chover chove pouco é que esta depressão está com rotação lenta ;) tempo aborrecido.
Depois disso (inicio de junho) os modelos estão divididos ou entra outra depressão de norte e teremos tempo semelhante a este
woZHG53.gif

ou vem o AA presentiarnos com belas temperaturas
lX3uwxz.png

*ainda falta muito tempo por isso não tomem como certo :p

Alguma informação já disponível que se possa adiantar?
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Alguma informação já disponível que se possa adiantar?

Bons dias.

Sim, parece que ficaremos mais perto da situação modelada abaixo, com o AA a estender-se em crista sobre a P.I., induzindo uma corrente de N sobre o continente. No litoral, o vento deverá soprar moderado a forte do quadrante N, com possibilidade de soprar de NE até meio do dia, o que favorece sempre o litoral oeste em termos de temperaturas (mais elevadas).

Seja como for, nortada será a nota dominante nos próximos dias, mais "quente" a partir de 6ª feira...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bons dias.

Sim, parece que ficaremos mais perto da situação modelada abaixo, com o AA a estender-se em crista sobre a P.I., induzindo uma corrente de N sobre o continente. No litoral, o vento deverá soprar moderado a forte do quadrante N, com possibilidade de soprar de NE até meio do dia, o que favorece sempre o litoral oeste em termos de temperaturas (mais elevadas).

Seja como for, nortada será a nota dominante nos próximos dias, mais "quente" a partir de 6ª feira...



Segundo o ECM , vejo poucas nuvens e uma pequena subida da temperatura apenas para o fim de semana .

Para a semana seguinte ,. principalmente no Norte , vejo o regresso do tempo bem fresco ( para nao dizer frio ) E da chuva .

E vejo que de saida em saida tem sido reforcada essa possibilidade .
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
AA muito a oeste e anticiclone forte no leste europeu pode dar nisto: um mergulhar de depressões/entradas frias aqui para as nossas zonas...

Ainda estamos a cerca de um mês do Verão começar, mas a perceção que tenho é que o Verão cada vez começa mais tarde e acaba mais tarde (Outubro e por vezes parte de Novembro com temperaturas bem acima no "normal").

Por exemplo, todos os anos tiro férias na semana dos feriados de Junho (13/6 feriado em Lisboa, e não só, a somar ao 10/6) e já não me lembro do ano em que tirei férias nesse período com temperaturas já de Verão. Já o ano passado essa semana foi bem fresca, como muita "morrinha" à mistura (como hoje), e este ano tenho um feeling que iremos pelo mesmo caminho, atendendo às tendências de longo prazo (que ainda podem e irão mudar, certamente, mas passarão do 8 para o 80?)...

Enfim, aguardemos serenamente pelas próximas saídas :).
 

andremak7

Cirrus
Registo
5 Abr 2014
Mensagens
35
Local
Leça do Balio
O radar que está em construção para o ipma, em Arouca, quando é que estará ativo? Pelo que li em algumas notícias do ano passado, deveria estar pronto no primeiro trimestre deste ano, mas os portugueses para cumprirem prazos... :p

Já agora, já alguém comprou uma wmr200 a menos de 200€? Eu já cheguei a ver no ebay vinda dos E.U.A. mas tenho medo das taxas alfandegárias e depois me saia caro :(
Em princípio estava a pensar em comprar uma w-8681 só que não é a mesma coisa :( mas também não me queria dispersar muito dos 130/150 euros...
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Olá a todos os membros.
Pelos vistos, tempo quente e temperaturas amenas andam um pouco longe. Sendo novato nisto e sendo um grande seguidor vosso neste fórum, gostava de perguntar a todos que tempo poderemos contar para o próximo fim de semana. É obvio que entendo que não queiram dar uma resposta, pois sei que não é só de consulta ou até de pedidos o fórum :S, mas tenho um grande evento que me diz muito desde pequeno , 6, 7 e 8 de junho, o próximo fds, e vejo que a chuva parece querer marcar presença. O uqe é uma pena, para mim. :( Obrigada pela atenção. ;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,476
Local
Bragança (675m)
Por agora os modelos apontam para a possibilidade de Portugal continental ser afectado por uma superfície frontal na sexta-feira, mas até lá a situação pode alterar-se. Ainda é muito cedo para termos alguma certeza.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Por agora os modelos apontam para a possibilidade de Portugal continental ser afectado por uma superfície frontal na sexta-feira, mas até lá a situação pode alterar-se. Ainda é muito cedo para termos alguma certeza.

O Litoral Norte ja nao escapa mesmo nas previsões mais pessimistas a questao agora se sera mais generalizada ao centro e interior do pais ou nao. E mesmo ate sexta o Litoral Norte ira ser afectado por restos de frentes q passarao entre a biscaia e as ilhas britanicas portanto mais um periodo de instabilidade previsto ja cm mta segurança para aquela região, um inicio de Junho instavel para o Litoral norte a duvida reside para o resto do territorio se vira alguma coisa cá para baixo ou nao, mas pelo q vejo parece me q sim a depressao so podera descer e podera mesmo cair sobre o nosso territorio mas isso ja é só a minha opinião.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Olá a todos os membros.
Pelos vistos, tempo quente e temperaturas amenas andam um pouco longe. Sendo novato nisto e sendo um grande seguidor vosso neste fórum, gostava de perguntar a todos que tempo poderemos contar para o próximo fim de semana. É obvio que entendo que não queiram dar uma resposta, pois sei que não é só de consulta ou até de pedidos o fórum :S, mas tenho um grande evento que me diz muito desde pequeno , 6, 7 e 8 de junho, o próximo fds, e vejo que a chuva parece querer marcar presença. O uqe é uma pena, para mim. :( Obrigada pela atenção. ;)

Pois nao te queria dar-te mas noticias pelo que vejo da evolução dos modelos na ultima semana e considerando q este cenario nao é de grandes recuos ou mudanças devo te dizer q com alguma segurança q a instabilidade na tua regiao ira marcar o proximo fim de semana, agora depende a q horas as frentes irao varrer o territorio isso so podera saber se mais adiante podera ser q na altura do evento nao haja percipitaçao.