Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por David sf 1 Mai 2014 às 11:13.

1. Paelagius

Paelagius
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2013
    Local:
    Porto
    Alguma informação já disponível que se possa adiantar?

2. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    Bons dias.

Sim, parece que ficaremos mais perto da situação modelada abaixo, com o AA a estender-se em crista sobre a P.I., induzindo uma corrente de N sobre o continente. No litoral, o vento deverá soprar moderado a forte do quadrante N, com possibilidade de soprar de NE até meio do dia, o que favorece sempre o litoral oeste em termos de temperaturas (mais elevadas).

Seja como for, nortada será a nota dominante nos próximos dias, mais "quente" a partir de 6ª feira...

3. MeteoAlentejo

MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2011
    Local:
    Serpa
  4. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)

Segundo o ECM , vejo poucas nuvens e uma pequena subida da temperatura apenas para o fim de semana .

Para a semana seguinte ,. principalmente no Norte , vejo o regresso do tempo bem fresco ( para nao dizer frio ) E da chuva .

E vejo que de saida em saida tem sido reforcada essa possibilidade .

5. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    Não é só o ECMWF a ver qualquer coisa.

Parece uma saida fria e fora do emsemble. O estranho é aparecer nos dois grandes modelos.:huh:

AVISO: daqui a pouco temos o pânico do verão inexistente. :lol::lol::p

6. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    AA muito a oeste e anticiclone forte no leste europeu pode dar nisto: um mergulhar de depressões/entradas frias aqui para as nossas zonas...

Ainda estamos a cerca de um mês do Verão começar, mas a perceção que tenho é que o Verão cada vez começa mais tarde e acaba mais tarde (Outubro e por vezes parte de Novembro com temperaturas bem acima no "normal").

Por exemplo, todos os anos tiro férias na semana dos feriados de Junho (13/6 feriado em Lisboa, e não só, a somar ao 10/6) e já não me lembro do ano em que tirei férias nesse período com temperaturas já de Verão. Já o ano passado essa semana foi bem fresca, como muita "morrinha" à mistura (como hoje), e este ano tenho um feeling que iremos pelo mesmo caminho, atendendo às tendências de longo prazo (que ainda podem e irão mudar, certamente, mas passarão do 8 para o 80?)...

Enfim, aguardemos serenamente pelas próximas saídas :).

7. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Só vejo isobaras........:D

Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. andremak7

andremak7
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    5 Abr 2014
    Local:
    Leça do Balio
    O radar que está em construção para o ipma, em Arouca, quando é que estará ativo? Pelo que li em algumas notícias do ano passado, deveria estar pronto no primeiro trimestre deste ano, mas os portugueses para cumprirem prazos... :p

Já agora, já alguém comprou uma wmr200 a menos de 200€? Eu já cheguei a ver no ebay vinda dos E.U.A. mas tenho medo das taxas alfandegárias e depois me saia caro :(
    Em princípio estava a pensar em comprar uma w-8681 só que não é a mesma coisa :( mas também não me queria dispersar muito dos 130/150 euros...

9. white_wolf

white_wolf
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Jan 2010
    Local:
    Vila Nova de Gaia e tambem Fornelos Cinfaes (600mt
    Olá a todos os membros.
    Pelos vistos, tempo quente e temperaturas amenas andam um pouco longe. Sendo novato nisto e sendo um grande seguidor vosso neste fórum, gostava de perguntar a todos que tempo poderemos contar para o próximo fim de semana. É obvio que entendo que não queiram dar uma resposta, pois sei que não é só de consulta ou até de pedidos o fórum :S, mas tenho um grande evento que me diz muito desde pequeno , 6, 7 e 8 de junho, o próximo fds, e vejo que a chuva parece querer marcar presença. O uqe é uma pena, para mim. :( Obrigada pela atenção. ;)

10. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Por agora os modelos apontam para a possibilidade de Portugal continental ser afectado por uma superfície frontal na sexta-feira, mas até lá a situação pode alterar-se. Ainda é muito cedo para termos alguma certeza.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. PortugalWeather

PortugalWeather
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    4 Fev 2014
    Local:
    PT
    O Litoral Norte ja nao escapa mesmo nas previsões mais pessimistas a questao agora se sera mais generalizada ao centro e interior do pais ou nao. E mesmo ate sexta o Litoral Norte ira ser afectado por restos de frentes q passarao entre a biscaia e as ilhas britanicas portanto mais um periodo de instabilidade previsto ja cm mta segurança para aquela região, um inicio de Junho instavel para o Litoral norte a duvida reside para o resto do territorio se vira alguma coisa cá para baixo ou nao, mas pelo q vejo parece me q sim a depressao so podera descer e podera mesmo cair sobre o nosso territorio mas isso ja é só a minha opinião.

12. PortugalWeather

PortugalWeather
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    4 Fev 2014
    Local:
    PT
    Pois nao te queria dar-te mas noticias pelo que vejo da evolução dos modelos na ultima semana e considerando q este cenario nao é de grandes recuos ou mudanças devo te dizer q com alguma segurança q a instabilidade na tua regiao ira marcar o proximo fim de semana, agora depende a q horas as frentes irao varrer o territorio isso so podera saber se mais adiante podera ser q na altura do evento nao haja percipitaçao.

Partilhar esta Página