Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

Os próximos 5 dias serão de tempo fresco e com algumas nuvens se chover chove pouco é que esta depressão está com rotação lenta ;) tempo aborrecido.
Depois disso (inicio de junho) os modelos estão divididos ou entra outra depressão de norte e teremos tempo semelhante a este
woZHG53.gif

ou vem o AA presentiarnos com belas temperaturas
lX3uwxz.png

*ainda falta muito tempo por isso não tomem como certo :p

Alguma informação já disponível que se possa adiantar?

Alguma informação já disponível que se possa adiantar?

Bons dias.

Sim, parece que ficaremos mais perto da situação modelada abaixo, com o AA a estender-se em crista sobre a P.I., induzindo uma corrente de N sobre o continente. No litoral, o vento deverá soprar moderado a forte do quadrante N, com possibilidade de soprar de NE até meio do dia, o que favorece sempre o litoral oeste em termos de temperaturas (mais elevadas).

Seja como for, nortada será a nota dominante nos próximos dias, mais "quente" a partir de 6ª feira...

Bons dias.

Sim, parece que ficaremos mais perto da situação modelada abaixo, com o AA a estender-se em crista sobre a P.I., induzindo uma corrente de N sobre o continente. No litoral, o vento deverá soprar moderado a forte do quadrante N, com possibilidade de soprar de NE até meio do dia, o que favorece sempre o litoral oeste em termos de temperaturas (mais elevadas).

Seja como for, nortada será a nota dominante nos próximos dias, mais "quente" a partir de 6ª feira...

Segundo o ECM , vejo poucas nuvens e uma pequena subida da temperatura apenas para o fim de semana .

Para a semana seguinte ,. principalmente no Norte , vejo o regresso do tempo bem fresco ( para nao dizer frio ) E da chuva .

E vejo que de saida em saida tem sido reforcada essa possibilidade .

AA muito a oeste e anticiclone forte no leste europeu pode dar nisto: um mergulhar de depressões/entradas frias aqui para as nossas zonas...

Ainda estamos a cerca de um mês do Verão começar, mas a perceção que tenho é que o Verão cada vez começa mais tarde e acaba mais tarde (Outubro e por vezes parte de Novembro com temperaturas bem acima no "normal").

Por exemplo, todos os anos tiro férias na semana dos feriados de Junho (13/6 feriado em Lisboa, e não só, a somar ao 10/6) e já não me lembro do ano em que tirei férias nesse período com temperaturas já de Verão. Já o ano passado essa semana foi bem fresca, como muita "morrinha" à mistura (como hoje), e este ano tenho um feeling que iremos pelo mesmo caminho, atendendo às tendências de longo prazo (que ainda podem e irão mudar, certamente, mas passarão do 8 para o 80?)...

Enfim, aguardemos serenamente pelas próximas saídas :).

O radar que está em construção para o ipma, em Arouca, quando é que estará ativo? Pelo que li em algumas notícias do ano passado, deveria estar pronto no primeiro trimestre deste ano, mas os portugueses para cumprirem prazos... :p

Já agora, já alguém comprou uma wmr200 a menos de 200€? Eu já cheguei a ver no ebay vinda dos E.U.A. mas tenho medo das taxas alfandegárias e depois me saia caro :(
Em princípio estava a pensar em comprar uma w-8681 só que não é a mesma coisa :( mas também não me queria dispersar muito dos 130/150 euros...

Olá a todos os membros.
Pelos vistos, tempo quente e temperaturas amenas andam um pouco longe. Sendo novato nisto e sendo um grande seguidor vosso neste fórum, gostava de perguntar a todos que tempo poderemos contar para o próximo fim de semana. É obvio que entendo que não queiram dar uma resposta, pois sei que não é só de consulta ou até de pedidos o fórum :S, mas tenho um grande evento que me diz muito desde pequeno , 6, 7 e 8 de junho, o próximo fds, e vejo que a chuva parece querer marcar presença. O uqe é uma pena, para mim. :( Obrigada pela atenção. ;)

Por agora os modelos apontam para a possibilidade de Portugal continental ser afectado por uma superfície frontal na sexta-feira, mas até lá a situação pode alterar-se. Ainda é muito cedo para termos alguma certeza.

Por agora os modelos apontam para a possibilidade de Portugal continental ser afectado por uma superfície frontal na sexta-feira, mas até lá a situação pode alterar-se. Ainda é muito cedo para termos alguma certeza.

O Litoral Norte ja nao escapa mesmo nas previsões mais pessimistas a questao agora se sera mais generalizada ao centro e interior do pais ou nao. E mesmo ate sexta o Litoral Norte ira ser afectado por restos de frentes q passarao entre a biscaia e as ilhas britanicas portanto mais um periodo de instabilidade previsto ja cm mta segurança para aquela região, um inicio de Junho instavel para o Litoral norte a duvida reside para o resto do territorio se vira alguma coisa cá para baixo ou nao, mas pelo q vejo parece me q sim a depressao so podera descer e podera mesmo cair sobre o nosso territorio mas isso ja é só a minha opinião.

Olá a todos os membros.
Pelos vistos, tempo quente e temperaturas amenas andam um pouco longe. Sendo novato nisto e sendo um grande seguidor vosso neste fórum, gostava de perguntar a todos que tempo poderemos contar para o próximo fim de semana. É obvio que entendo que não queiram dar uma resposta, pois sei que não é só de consulta ou até de pedidos o fórum :S, mas tenho um grande evento que me diz muito desde pequeno , 6, 7 e 8 de junho, o próximo fds, e vejo que a chuva parece querer marcar presença. O uqe é uma pena, para mim. :( Obrigada pela atenção. ;)

Pois nao te queria dar-te mas noticias pelo que vejo da evolução dos modelos na ultima semana e considerando q este cenario nao é de grandes recuos ou mudanças devo te dizer q com alguma segurança q a instabilidade na tua regiao ira marcar o proximo fim de semana, agora depende a q horas as frentes irao varrer o territorio isso so podera saber se mais adiante podera ser q na altura do evento nao haja percipitaçao.