Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por David sf 27 Fev 2011 às 11:13.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Calma rapaz:D

    Primeiro há que ver que estamos numa situação convectiva...não há frentes bem defenidas onde os modelos sabem onde o ar vai subir..é muito complexo.
    Desde já a cut-off, com a ajuda da convecção vai criar uma depressão nos niveis baixos...sendo obviamente dificil saber o local onde ela se vai formar e o modo a partir do qual vai evoluir.
    Tendo um sistema nos niveis baixos ai será mais facil modelar fenomenos de convergencia ou forçamento que gerem uplift e causem os aguaceiros e trovoadas ( que anteriormente estavam dependentes somente do gradiente vertical e de outros fenomenos em altura..divergencia, forçamento em altura, etc..muito menos eficientes).

    Bom...a esperança está no facto desta run do GFS estar completamente "out"...como se vê no ensemble:
    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    Como veem o GFS operacional teve uma saida muito descontextualizada do resto do ensemble...será dificil que o cenario se mantenha...há que prestar atenção ás proximas 2 saidas:)

    O ECMWF mantem mais ou menos o cenario...teremos a cut-off a divagar aqui a W ou SW até dia 10-11, e depois esta interagirá com um cavado a NW...um cenario outra vez dificil pois depende da posição exata dos dois centros de acção e da sua intensidade.
    Segundo o ECMWF talvez o cavado absorva a cut-off, lançando depois uma frente fria com alguma actividade pós-frontal.

    Tenham calma...teremos dias fixes pela frente..com trovoadas a sul/litoral ( bastante boas as condições dinamicas, e a melhorar á medida que entra mais ar quente á superficie vindo de SE) e aguaceiros a norte, sob forma de neve a cotas de 800-1000m até domingo ( periodo com mais frio nos niveis medios e ainda restos de ar muito seco que vem de leste sob a PI)...sendo que as cotas deverão manter-se pelo menos abaixo dos 1500-1600m durante toda a semana até dia 13 ou 14.

    Mais a longo prazo...muito dificil modelar a situação...não só devido
    a estarmos na epoca de transição como tambem devido ao facto de estarmos a meio da mudança do padrão de bloqueio que tem estado no pacifico...portanto..alguma revolução meteorologica ( a acompanhar a geração á rasca...a atmosfera tambem tem andado á rasca com tanta mudança nos ultimos 2 anos:lol:).

    Posso dizer que até dia 19 ou 20 a tendencia é de temperaturas abaixo da média..mas não muito abaixo...com um padrão ondulatorio do jet ( possivel entrada de um ou dois cavados após o dia 14...intercalados por algumas formações anticiclonicas fracas...uma NAO neutra tal como a AO..

    Para finais do mês talvez se dê um assentar disto tudo...o AA a preferir uma posição a W ou SW....entrada de fluxos instaveis de NW sobre ar mais morno e portanto uma epoca convectiva de primavera bastante razoavel principalmente entre finais deste mês e inicios de Maio...cena do genero:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Ora bem comparando aquilo que disse no dia de hoje o sr. do IM na RTP com aquilo que indica os modelos ... o que foi dito parece acertado com aquilo que é dado pelos principais modelos GFS e ECM !!
    Assim sendo este pode ser entendido como um dia de transição em que teremos ceu com muitas nuvens mas sendo muito pouco ameaçadoras e assim sendo a probabilidade de chover é baixa, e mesmo que chova alguma coisa é aguaceiros fracos e dispersos.
    - Sábado e Domingo: nestes dias teremos periodos de ceu muito nublado com aguaceiros e uma baixa probabilidade de trovoadas; os aguaceiros serão em especial no litoral centro e toda a região sul.
    - Segunda: O mais provável neste dia em que a depressão está mais afastada de nós é termos um dia apenas com periodos de ceu muito nublado e baixa probabilidade de chover;
    - Terça: neste dia volta os aguaceiros e alguma trovoada novamente no sul e litoral da região centro; esta situação deverá manter-se até Quarta de manhã e sendo mais provável ao longo da costa;
    - Quarta e Sexta: situação ainda muito instavel nos modelos, mas aquilo que me parece mais provável neste momento é ocorrerem os aguaceiros mas agora confinados a toda a região interior, mas é uma situação muito volátil;
    - Proximo fim de semana: não arrisco fazer uma previsão tão longa do modo como estão os modelos;
     
  3. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,754
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    A tarde de hoje está a ser marcada por alguma instabilidade atmosférica, sobretudo nas regiões montanhosas do interior centro e sul, devido ao deslocamento para oeste de um núcleo de ar frio em altitude e que reforça as condições de instabilidade.
    Assim, esta tarde é provável a ocorrência de nebulosidade de desenvolvimento vertical nas regiões montanhosas do interior centro e sul, dando origem a aguaceiros e possíveis trovoadas, dispersas. Haverá também a possibilidade de queda de granizo.
    Este núcleo de ar frio que se desloca de este para oeste sobre a Península Ibérica deverá originar a formação de um centro de baixas pressões a oeste/sudoeste da Península Ibérica, prevendo-se assim a continuação do tempo instável para as regiões do centro e sul durante o fim de semana.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,754
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    ACTUALIZAÇÃO:

    Uma observação às imagens de satélite parece que mostram já o centro da baixa pressão em formação centrada agora já na região da Serra da Estrela, pelo que predominam ventos de leste na região norte e entrada já de uma massa de ar quente procedente do Atlântico para as regiões do sul.
    A confirmarem-se estas condições, então as próximas horas poderão trazer neve para o interior de Portugal Continental, especialmente para as regiões do interior a norte da Serra da Estrela, nomeadamente para Trás-os-Montes.


     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. MarioCabral

    MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jan 2010
    Mensagens:
    2,367
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Boa tarde!

    Não é novidade para ninguém que estamos a ser influenciados por uma "bolsa de ar frio" que se deslocou ao longo do mediterrâneo no sentido de este-oeste....daí esta instabilidade que teremos nos próximos dias, com possibilidade de neve nas regiões do "costume"...

    Passando agora à análise dos principais modelos de previsão...
    O GFS na run das 12h mostra algo que não estava à espera há alguns dias, a depressão localizada a oeste/sudoeste da Península Ibérica vai-se manter mais alguns dias...em principio até Quarta-Feira...
    As regiões mais contempladas com a precipitação serão as mais usuais nestas condições, centro e sul principalmente...mas o norte não deverá ficar de fora mais no final deste evento...
    Mais para a frente mostra-nos o AA a assumir a sua posição bem mais perto de nós, mas não é muito claro já que uma frente bem fria de NW irá "raspar" na Península e nunca elimina completamente a depressão a sudoeste...

    Já o ECMWF vê outro futuro no horizonte...esquece-se do AA e coloca a nossa costa norte e centro bem exposta às famosas entradas de NW carregadinhas de precipitação...

    Aguardaremos...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Bom dia ... ai a minha cabeça parece que fui "atropelado", grande ressaca da noitada e 3 horas de sono somente :lmao::lmao:
    Bem olhando aos modelos eu gosto 100 vezes mais do ECM porque nesta run das 00h o GFS anulou aquela entrada e o ECM continua a mostrar esta depressão a durar até Sexta Feira e depois mostra uma bela depressão a formar-se a oeste de Portugal, algo que o GFS ainda não conseguiu dislumbrar !!
     
  7. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,561
    Local:
    Olhão (24 m)
    O modelo que está certinho é o Hirlam, o ECM também está certeiro em termos de precipitação até agora. Amanhã, dia de ir até ao Carnaval vamos ver se durante a tarde não temos chuva para realizarem os corsos carnavalescos depois logo chove à noite. 2ª feira será um dia com alguns aguaceiros. 3ªfeira será um dia bem chuvoso segundo o ECM e o GFS no Algarve.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,341
    Local:
    loule-caldeirao
    Por aqui tem-se aguentado a manhã sem chover...pelo radar nota-se que as células tem entrado mais pelo sotavento, por equanto....vamos ver se a tarde nos reserva uma célulazita
     
  9. Zapiao

    Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    882
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    É impressao minha ou a tal afamada chuva de carnaval e está a esvanecer-se?:huh:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. shear_puentems

    shear_puentems
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Mar 2011
    Mensagens:
    1
    Local:
    Madrid
    Eu escrevo em Português apesar de saber que o tradutor do google pode confundir as palavras, então eu coloquei a tradução em espanhol.Espero que este é o lugar certo, enquanto ele tenta interpretar modelos.

    Só queria compartilhar com vocês os mapas de alertas convectiva tenho vindo a fazer desde há um mês atrás (história, agora eu tenho) que inclui Portugal, tomo hoje e amanhã parece ser um dia rebelde e eu dar atenção especial à Portugal. Análise vou tentar fazer quando você pode. Eu não acho que você tem dificuldade de entender meus alertas
    Link: http://www.seguimeteo.es/alertasconvectivas/

    Simplemente quería compartir con vosotros los mapas de alertas convectivas que llevo realizando desde hace un mes aproximadamente (historial por ahora no tengo) en los que incluyo a Portugal, aprovecho hoy ya que mañana parece que va a ser un día revoltoso y me centro sobretodo en portugal. Intentaré hacer análisis cuando pueda. No creo que tengáis dificultader para entender mis alertas Enlace: http://www.seguimeteo.es/alertasconvectivas/


    Saudações

    PD:adjunto los 2 de los 6 mapas que actualicé hoy para que no se pierdan

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  11. miguel

    miguel
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    4 Fev 2006
    Mensagens:
    13,487
    Local:
    Setúbal
    É impressão mesmo, o dia de Carnaval é o dia de maior instabilidade.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,152
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    E atenção à semana que se inicia a 14 de Março. Grande probabilidade de forte ciclogénese, vento forte, intensas precipitações, neve a cotas médias. A entrada de ar frio em altitude a latitudes muito baixas, junto à costa ocidental portuguesa, deverá trazer muita animação. É uma situação há muito tempo modelada e que tem se vindo a aproximar e parece que se virá a concretizar. Resta saber se será mais para frio ou para chuva.

    A última run do GFS põe mais de 50 mm com isos abaixo de 0 a 850 hpa em todo o país na semana que vem.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  13. AndréFrade

    AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Jun 2009
    Mensagens:
    4,614
    Local:
    Lisboa (70m) / Montijo (10m)
    :lol::lol:

    Exactamente, especialmente de tarde.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Gil_Algarvio

    Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Mar 2009
    Mensagens:
    1,764
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Ora cá esta o que eu também já tinha visto e não me enganei!! Isso é que faz falta para animar a malta!!!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Sê bem vindo!
    Até 5f não me parece que haja condições para fenomenos muito extremos...temos boas condições para trovoadas, especialmente no S/SW/W peninsular, pois se dará a entrada de algum ar maritimo subtropical nos niveis baixos..deverão ocorrer trovoadas devido ao forte gradiente termico vertical e devido á formação de linhas de instabilidade nos niveis baixos que se associam ás condições dinamicas favoraveis em altura.

    Poderão ocorrer localizadamente algumas trovoadas mais fortes, capazes de produzir algumas rajadas mais intensas e granizo, devido ao razoavel shear ( com boa componente direccional entre os 0-3km) e devido ao bastante frio em altura...mas em suma, nada de muito extremo.

    Esperemos mais umas semanas...agora até Maio é quando estamos na epoca mais favoravel...e pode ser que venha algo de mais potente:D

    ( Apesar de eu achar que a partir de finais de Abril entraremos num padrão mais quente se seco...como referi nas sasonais..)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página