Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.
ddddzdo.jpg

Olhando para o satélite e dado que já são 16:20, não parece promissor. Quando vemos este tipo de convecção a desenvolver-se desde há umas horas, generalizada e fraca, costuma ser sinal de que o capping layer é fraco, demasiado fácil de romper, e a probabilidade de se gerar uma boa célula mais explosiva é assim mais reduzida. Mas ainda temos mais algumas horas de sol, a ver como corre o resto da tarde.

Em relação aos modelos bem posso dizer que o GFS e o ECM divergem por completo depois das 96h (Segunda Feira) sendo que o ECM indica o retorno do AA a influenciarmos , e o GFS indica a permanência de instabilidade em torno de Portugal durante quase a semana toda como referiu o Stormy !!

Além disso o GFS está sozinho e por isso é muito bonita a leitiura so Stormy mas o problema é que este modelo está sozinha, e acho muita estranha "as voltinhas" que essa depressão dá ....

O ECMWF nesta saida das 12z, tal como o ensemble das 00z, está a apontar para o cenario do GFS especialmente até dia 17.

Quanto á depressão andar "ás voltas"...não é de todo fora do comum...havendo em altura uma cut-off e á superficie uma região onde convergem duas massas de ar distintas, é normal haver locais onde se favoreça a convecção e, portanto, a formação de pequenos nucleos depressionarios.
Tais pequenos nucleos, por sua vez, criam regiões de convergencia nos niveis baixos e vão-se deslocando acompanhando essas regiões de maior actividade.

O centro das atenções está nos Açores nas próximas horas. Na noite de sábado para domingo as cotas podem baixar para valores históricos.

gfs-0-30_qdb3.png

gfs-1-30_vak6.png

Vendo os perfis disponibilizados pelo Meteopt (excelente!), vê-se que a humidade a níveis baixos é reduzida, a temperatura a 850 hpa pode manter-se abaixo dos -2ºC durante 48 horas (no Nordeste), e abaixo dos -30ºC a 500 hpa durante 36 horas dessas 48.

Com um bom aguaceiro a cota pode baixar surpreendentemente. Neste dia nevou à cota 900 nas Flores (http://www.meteopt.com/forum/portugal/neve-na-ilha-das-flores-acores-29-01-2009-a-3120.html).

Este foi o momento mais frio do evento:

archives200913000.png

archives200913001.png

Teoricamente muito mais favorável nevar a cotas mais baixas agora.

Vendo este tópico:

http://www.meteopt.com/forum/eventos-meteorologicos/neve-nos-acores-cotas-medias-2932.html

4 Janeiro 1985

archives19851400.png

archives19851401.png

Dia com a mínima mais baixa, segundo o IM (2 de Janeiro de 1973):

archives19731200.png

archives19731201.png

Dia com a máxima mais baixa (20 de Fevereiro de 1972):

archives197222100.png

archives197222101.png

O último é o mais parecido, mas acho que nenhum se compara ao que está previsto. Alguém tem registo das cotas a 21 de Fevereiro de 1972?

Encontrei outro exemplo, o dia da Xynthia.

archives2010227120.png

archives2010227121.png

http://www.meteopt.com/forum/meteor...anas-nos-proximos-dias-4262-4.html#post203706

A neve caiu na ilha do Pico até aos setecentos metros:

Foto-Reportagem da RTP Açores

Afinal, as cotas de neve ainda foram inferiores às previsões feitas pelo Instituto de Meteorologia.

S.Miguel-Azores: Óptima foto-reportagem; parabéns.

O Correio da Manhã (pág. 5) tem hoje uma fotografia da Serra da Barrosa, com vista para a Lagoa do Fogo (S. Miguel), quase toda coberta de neve.

Boas,
Gostava de saber se acham que se vai confirmar a tendência do meteograma para Domingo, na zona da Serra da Estrela, bastante diferente do dia anterior, e que refere agora mais de 20mm de precipitação no período 9-15h, e cota de neve entre 1200 a 1400 mts. É que eu vou estar por lá este fs e isso já me está a preocupar um pouco... Gostava de ver nevar, que para nós malta de Lisboa é impossível, mas sem exageros... Bom, se não voltar domingo à noite é porque fiquei lá atolado...

Já que o Inverno está a findar daqui a uns dias (pelo menos em termos de calendário), vou começar as previsões pela análise da possibilidade da ocorrência de precipitação...

Segundo o GFS e o ECMWF (parecem estar consonantes desta vez) um cavado que se situa a oeste de Portugal irá até 3ªa feira bafejar o Continente de uma forma geral, com ocorrência de aguaceiros espalhados pelos quatro cantos...
Na Terça e na Quarta-Feira haverá uma diminuição da frequência dos aguaceiros, até que na 5a parece voltar o tempo seco...

De uma forma geral, o GFS depois da passagem deste cavado ao longo da Península Ibérica de oeste para leste até a esta 4ª feira, prevê que o AA apareça mas com algum receio...deslocando-se até às Ilhas Britânica e depois a mais de 200h estende-se de uma forma que sinceramente não me lembro de ver...paralelamente desde oeste da Irlanda até à Europa Central...
A previsão é, por isso, depois desta ligeira instabilidade que se faz sentir...surgir duas semana de bom tempo...com céu limpo por todo o país e temperaturas bem amenas...estamos então às portas da Primavera...não será de espantar...

De facto ainda falta algum tempo mas tanto o ECMWF como o GFS parecem querer modelar um "super-bloqueio" a partir de Sábado da próxima semana, com uma corrente de E. Nesta altura do ano, essa corrente de leste já fará as temperaturas subirem para máximas bastante agradáveis :). Espera-se um fim de semana de praia, se a tendência se mantiver... :D

Antes disso, a semana vai ser algo instável e húmida...

Malta, segunda na minha escola vai haver a grande celebração do dia do Pi(número irracional), com o maior pi humano, e um piquenique. Gostava de ter uma perspectiva geral.;)

se as previsões do instituto de meteorologia espanhol se concretizarem, vamos ter muita muita chuva no sul, vamos ver se desta vez não nos desiludi-mos.
:thumbsup:

O Modelo Hirlam coloca bastante precipitação para o Algarve:

Domingo 6h-12h

8171098_gw6za.jpeg

Domingo 12h-18h

8171100_GatyC.jpeg

Domingo 18h-00h

8171103_692uL.jpeg

2ªfeira 00h-06h

8171105_zr2TN.jpeg

2ªfeira 06h-12h

8171106_Mc7B7.jpeg