Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Parece que Assunção Cristas conseguiu o que queria, pena ainda não ser no interior :D

vYOTV.jpg


wrYAN.gif
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Se até amanhã o motivo de animação será esta pequena depressão que acaba sempre por se revelar surpreendente, umas vezes dá demais outras nem tanto...este fenómenos são assim...Depois o fim de semana a história será outra...
Restos de uma frente fria atingirão em especial o NW no sábado, embora domingo se mantenha o regime de aguaceiros...dou uma sugestão...quem quiser ver o elemento branco terá talvez uma das últimas oportunidade...acima dos 1000metros lá para a Peneda-Gerês...
Veremos se a escassez de precipitação não será o maior obstáculo...

Daí para a frente lá para dia 20 é curiosa a cut-off que se forma no NE de Espanha...veremos como será a dinâmica da mesma...em principio estaremos tapados pela orografia do norte espanhol...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,201
Local
loule-caldeirao
Daí para a frente lá para dia 20 é curiosa a cut-off que se forma no NE de Espanha...veremos como será a dinâmica da mesma...em principio estaremos tapados pela orografia do norte espanhol...

O GFS dá muita precipitação para Espanha e segundo as previsões pouco ou nada chegará cá. É uma questão de analisarmos os próximos dias e ver o que resultará.
A concretizar-se a previsão actual, eu não fiz as contas mas algumas zonas de Espanha poderão mesmo ver 100mm ou mais para a próxima semana.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,201
Local
loule-caldeirao
Bom pelos modelos chuva só em sonhos depois deste fim de semana.
Até dia 1 de Abril nada no horizonte, continua a profecia do AA.

O norte e centro que aproveite bem os mm preciosos que poderão cair hoje e amanhã.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,201
Local
loule-caldeirao
Bem entretanto com as actualizações dos modelos há a hipótese de algo para o próximo fim-de-semana, mas ainda assim bastante ténue.
O pior parece vir a seguir...para mim que ainda sou um leigo na matéria parece que, para o fim do mês, a dorsal virá para cima de nós, arrastada pela suposta depressão a oeste/noroeste do próximo fim-de semana. Estarei errado?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Este post vai precorrer metade do mundo..:lol:

Neste fim de semana uma brutal tempestade de inverno vai afectar a California, um cavado poderosissimo irá transportar ar polar com até -35ºC aos 500hpa até ao sul da California, a latitudes de 35-37ºN.

Este sistema brutal vai progredir para leste, onde há uma grande anomalia positiva da temperatura desde o golfo do méxico até ao Canadá...valores record de temperatura e dewpoint em quase toda a metade leste dos EUA.

Portanto, a partir de 2f/3f talvez se inicie uma crise tornádica record para o mes de Março numa faixa desde o Texas aos Grandes lagos.

Os efeitos deste padrão nos EUA vão-se sentir no Atlantico e serão incrementados por dois padrões das teleconexões muito favoraveis tambem a um periodo no minimo interessante no Atlantico e Europa occidental.

Temos uma MJO a entrar nas fases 6 e 7, aliada a um Eastern-based-el niño, o que só por si costuma ser favoravel a episodios de NAO-.
E depois um mega sistema depressionario a evoluir sobre o leste dos EUA, com muita pujança, a causar necessariamente uma situação de bloqueio no Atlantico leste ( Bermuda).

A minha ideia em relação a isto é que a partir de meados da proxima semana um forte cavado deverá descer pelo Atlantico central, e por um periodo de 5-10 dias ( a partir do meio da prox semana), poderemos ter uma fase bem activa por Pt continental, primeiro com uma circulação de S/SW instavel e quente, e depois talvez com a passagem a um regime mais fresco de W/WNW, sendo que esta passagem a um fluxo instavel e fresco ainda não está bem defenida pois depende da força da dorsal que vai ser empulada pela Europa central e do norte.

O padrão a longo prazo que eu descrevi na sazonal conta com uma situação de bloqueio na bermuda e a progressão de perturbações de W sobre a PI....veremos se este é o inicio defenitivo desse padrão..era bom não era?:rolleyes::p
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde Stormy,

Vejo pelos modelos que a partir de meados da próxima semana vai descer um forte cavado em direcção aos Açores. Isto confirma-se? A confirmar-se virá já fora de época, mas mesmo assim arrisco mesmo a dizer que será a primeira grande "tempestade de inverno" fora de horas para os Açores. De qualquer forma e a concretizar-se esta previsão, já não era sem tempo. Posivelmente será levantado o alerta amarelo ou quem sabe laranja, isto para o vento e para a chuva ( se as previsões não se alterarem claro).

Cumprimentos!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boa tarde Stormy,

Vejo pelos modelos que a partir de meados da próxima semana vai descer um forte cavado em direcção aos Açores. Isto confirma-se? A confirmar-se virá já fora de época, mas mesmo assim arrisco mesmo a dizer que será a primeira grande "tempestade de inverno" fora de horas para os Açores. De qualquer forma e a concretizar-se esta previsão, já não era sem tempo. Posivelmente será levantado o alerta amarelo ou quem sabe laranja, isto para o vento e para a chuva ( se as previsões não se alterarem claro).

Cumprimentos!

Quanto aos Açores é praticamente certo que terão bastante temporal dfurante a proxima semana....mas no continente é que ainda não se pode ter certezas...dependerá da dorsal subtropical;)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Quanto aos Açores é praticamente certo que terão bastante temporal dfurante a proxima semana....mas no continente é que ainda não se pode ter certezas...dependerá da dorsal subtropical;)

Boa tarde,

Obrigado pelo esclarecimento. Sim mas parece-me que o Continente tammbém ainda vai apanhar com qualquer coisa. A Madeira é que já não sei. Vamos acompanhando o evoluir desta situação.

Cumprimentos :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Essa depressão para os açores está confirmada mas para o Continente dou muito pouco certo que cá chegue alguma coisa durante toda a semana que vem, a não ser que a bolsa fria que se solta do cavado que vai afetar o norte Sábado cá fique muito próximo mas duvido muito penso que apenas os espanhóis vão ter sorte com essa bolsa fria ao longo da semana primeiro o leste de Espanha e depois o norte, enfim resta esperar pelo final do mês a ver se alguma cut off nos alegra pelo menos a alguns sem ser isso não vejo mais nada infelizmente mas como nisto o que não se vê hoje pode se passar a ver em dois dias pode ser que o final do mês seja muito bom
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A precipitação no fim de semana irá centrar-se essencialmente no norte e centro. Uma frente de fraca actividade irá atravessar o território. Após a passagem, iremos ter uma descida dos valores de temperatura.

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vamos fazer um pequeno apanhado dos modelos sazonais relativamente ao fim de estação em que vivemos !!

Como habitual nesta altura os modelos tem muito pouco apetite em descobrir sinal nesta altura do ano ....
Tal não quer dizer que tenhamos um Abril e Maio normais ou chuvosos ou secos, apenas que não conseguem captar sinal.

Relativamente á previsão mensal do IM ela basicamente indica que em altitude teremos uma circulação nas proximas 4 semanas de leste ou nordeste, sendo que durante o mês de Abril o sinal é fraco, e não existe sinal se será chuvoso ou seco.

Mas olhando aos modelos a 15 dias estou em crer que vamos ter um final de Março bem quente com uma circulação de sueste bastante quente para a altura do ano em que estamos .....


Acho que este ano é ano de bater recordes e por isso vamos a eles !!

Penso que a chave está nesta suposta depressão que afectará os Açores que indicará se teremos um periodo bem quente ou bem chuvoso.

Nesta altura do campeonato estou muito mais inclinado para o quente !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também não vejo luz alguma ao final do túnel, penso mesmo que não vale a pena alimentar ilusões, estou convencido que vamos continuar a atravessar uma grande seca. (Entrei oficialmente em modo pessimista já há bastante tempo). Os Açores que jogam noutro campeonato vão ter instabilidade, talvez até excessiva, o excesso lá será a nossa penúria cá continente, nem é bom para uns, nem outros. Oxalá me engane, mas não me parece.

Mas entretanto teremos essa frente no fim de semana, que já pareceu bem mais interessante nos modelos pelo menos para o noroeste, mas que agora parece bastante fraquinha, mas pode ser que seja pelo menos minimamente interessante no noroeste do país.