Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A última actualização do modelo a longo prazo do NOAA já não prevê o Abril acima da média, mas sim coloca Abril abaixo da média no sul e Maio vai pelo mesmo caminho. :unsure:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
A última actualização do modelo a longo prazo do NOAA já não prevê o Abril acima da média, mas sim coloca Abril abaixo da média no sul e Maio vai pelo mesmo caminho. :unsure:

Pois isso já seria de esperar, aliás nem sei como alguém acreditou naquelas previsões de médio/longo prazo há uns meses que diziam que o sul ia estar na média e apenas o norte ia ficar abaixo da média.

Bom até agora temos estado taco a taco(quase) com o Norte, mas como se tem verificado nos modelos as brechas a haver serão a noroeste, cenário bastante desfavorável ao sul. Quanto às cut-off´s acho que já deu para ver que não conseguem singrar muito este ano, vamos ter a segunda aqui a sudoeste este ano e ao que tudo indica não trará grande coisa.
Para confirmarem o que digo vejam por exemplo a previsão do GFS até às 384h.
As entradas a haver serão de noroeste e que depois são imediatamente empurradas para nordeste pela reestruturação do AA a oeste, fazendo com que apenas o norte da península seja afectado.
A meu ver apesar de ser uma previsão a longa distância parece-me bastante claro!
Certo certo é que o norte e parte do centro vão ter um alívio na seca já este fim de semana e com algumas hipóteses depois para o futuro.
No sul o cenário não é nada animador, ao que tudo indica haverá alguma precipitação estes dias,e arrisco dizer que alguns locais do extremo sueste nem verão pinga.

Em relação à previsão a longo prazo eu quero desacreditar disso, mas actualmente não vejo hipóteses nenhumas aqui para o sul.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ora bem .... então vamos lá analisar a situação para os próximos dias aqui em Portugal ao nível da precipitação !!

- Quinta Feira: Em tempo de precipitação espera-se de manhã entre uma faixa de precipitação no litoral entre Sines/Sagres/Portimão, uma take 2 portanto do inicio de Março. Nessa faixa espera-se precipitação até cerca de 5 ou mesmo 10 mm (muito localmente). Durante a tarde espera-se que essa faixa deixe o sul do pais rumo ao interior centro, onde espera-se alguns aguaceiros e trovoadas. Apesar de tudo este será o dia com mais hipóteses de chover no sul (até me custa engolir dizer isto). No final do dia chegará ao interior Norte.
- Sexta Feira: Dia com mais chances convectivas no interuor norte e centro, onde espera-se que aconteçam aguaceiros e trovoadas em especial no interior norte e centro;
- Sábado e Domingo: Ceu muito nublado a norte de montejunto-estrela com chuva moderada no Minho e Douro Litoral passando a aguaceiros. Pode afectar ainda o resto da faixa do litoral norte e centro mas com precipitação fraca.

Parece-me claramente um take 2 do inicio do mês.

Em resumo espero o mesmo nível de precipitação do inicio do mes, onde ocorrerá provavelmente entre 5 a 10 mm no litoral sul, e entre 10 a 15 mm no Minho e Douro Litoral bem como no Interior Norte e Centro !!
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Não sei se alguém se lembrou de consultar...


Vai ser cá uma fartura de animação :disgust:

Se caírem 5 mm em Lisboa será muito bom!

Continuo com a convicção que chuva a sério só a partir de Setembro/Outubro. O que eu digo é reforçado pelas perspectivas a longo prazo que até davam Abril acima da média, mas que entretanto já põem abaixo da média.
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Vai ser cá uma fartura de animação :disgust:

Se caírem 5 mm em Lisboa será muito bom!

Continuo com a convicção que chuva a sério só a partir de Setembro/Outubro. O que eu digo é reforçado pelas perspectivas a longo prazo que até davam Abril acima da média, mas que entretanto já põem abaixo da média.

Setembro / Outubro.. previsoes ! ou futurologia....
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Vai ser cá uma fartura de animação :disgust:

Se caírem 5 mm em Lisboa será muito bom!

Sabem o que acho mais piada no meio disto tudo? É dizerem barbaridades como esta, assim disparar do tipo cada tiro cada melro, e nem repararem ou saberem de que a imagem que colocaram já está desactualizada, e que será actualizada daqui a pouco ou daqui a umas horas e feita uma nova previsão para amanhã, se assim o justificar.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Se caírem 5 mm em Lisboa será muito bom!

E será de facto muito bom. E também podem cair 0 mm, ou 30 mm, amanhã e sexta será a habitual lotaria convectiva. Segue o programa das festas, desta vez há acordo entre os melhores modelos (ECM, WRF, mesoscalar baseado no GFS e UKMO):



Quinta feira à tarde:

Maior instabilidade no litoral a sul de Setúbal, com acumulados que poderão ser localmente interessantes. Uma célula ou outro perdida no interior sul, não esquecendo que no evento de 1 de março também quase todos os modelos punham a animação na costa vicentina, e foi a região de Lisboa que ficou com a melhor parte:

europemsl24.gif


wrfarwd02prec06hsfcf030.png


wrfarwd02prec06hsfcf036.png


UW30-594_rbp5.GIF






Sexta feira de manhã:

A instabilidade progride para nordeste, seria a parte mais interessante do evento, se ocorresse a melhores horas, com mais calor. De qualquer modo o centro e sul do país terão uma noite de trovoadas e acumulados localmente interessantes:

europemsl36.gif


wrfarwd02prec06hsfcf042.png


UW42-594_zwd0.GIF






Sexta feira à tarde:

A cut-off já estará centrada em Espanha, chega a vez do interior norte, acalmando tudo a sul do Tejo, não se descartando, porém, que ainda possa ocorrer um ou outro aguaceiro:

europemsl48.gif


wrfarwd02prec06hsfcf054.png


UW60-594_zfh7.GIF






Sábado

Por fim, no dia de sábado, chega a vez do litoral norte, com a passagem de uma frente, já de fraca actividade, mas a suficiente para deixar alguma coisa:

europemsl72.gif


wrfarwd02prec06hsfcf084.png


O pós frontal, durante sábado à noite e domingo, será bastante frio, as temperaturas no domingo deverão estar uns 10ºC abaixo das de hoje, e a cota de neve pode até baixar dos 1 000 m no litoral norte.

A partir de segunda a situação tende a estabilizar, estando porém em aberto a possibilidade de manutenção de um cavado / cut-off nas imediações da PI, que poderia prolongar um pouco mais a instabilidade.



Longo prazo

A longo prazo, a NAO deverá tornar-se negativa, com uma depressão bastante ampla a oeste dos Açores a impulsionar a dorsal sobre a Europa ocidental até às proximidades da Islândia. Está em aberto um período muito instável na transição do mês, caso a depressão a oeste dos Açores se desloque em direcção à Europa, criando um fluxo de sul muito perturbado. Ou não.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Tenho uma duvida, isto é verdade?
De na zona do Norte as rajadas atingiram por volta dos 90km/h mais ou menos?

É que nao precebo muito bem disto...

Obrigado!

Provavelmente será verdade, sim, mas não à superfície/10m, mas sim na zona da atmosfera em que estão 200hPa. Não sei a que altitude isso será, mas deve ser à volta de ~12mil metros de altitude.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)