Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Mar 2012 às 00:04.

  1. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,339
    Local:
    loule-caldeirao
    Até à entrada da Primavera (oficial) que é dia 21 não se vê nenhuma janela de oportunidade no que toca à precipitação. Resumindo tempo seco e temperatura a ultrapassar os 20ºc em muitos dos dias.
    Por enquanto vai dando um cheirinho a Primavera mas com o avançar desta situação isto vai ficar muito negro no que toca à vegetação!
    Esperemos que de dia 20 em diante se comece a traçar outro cenário um pouco mais húmido.
    Penso que senão chover até dia 21, este será dos Invernos mais secos de sempre no país todo. Corrijam-me se estiver errado!
     
  2. Lightning

    Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jul 2008
    Mensagens:
    4,114
    Local:
    Corroios
    Eu arriscaria mesmo dizer que Março (infelizmente) está feito, em termos de precipitação.
     
  3. Iceberg

    Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Jun 2006
    Mensagens:
    798
    Local:
    Braga
    Subida da temperatura máxima
    2012-03-08 (IM)


    O estado do tempo no Continente será condicionado nos próximos dias por um anticiclone localizado a norte da Península Ibérica, pelo que o Centro de Previsão do IM, I.P. prevê ceu em geral limpo, vento do quadrante leste, subida da temperatura máxima do ar e valores baixos de humidade relativa.

    Neste sentido, prevê-se que até domingo a temperatura máxima do ar se situe na ordem dos 22ºC, em quase todo o território continental. Neste período, os valores da temperatura máxima do ar encontram-se acima dos valores normais para o mês de março, cuja normal (1971-2000) é de 17ºC. De acordo com a previsão, os valores da temperatura mínima irão situar-se ligeiramente acima do valor normal (6,8ºC).

    De acordo com o Centro de Previsão do IM continua a não se prever ocorrência de precipitação significativa até dia 17 de março.

    O IM sugere o acompanhamento desta informação através da sua Pagina WEB
     
  4. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Tempo de Verão em pleno Março nada mau ... bem bom para a praia, mas péssimo para a Agricultura !!

    Pelo menos a 15 dias não se vislumbra nada de nada ......
     
  5. Sunnyrainy

    Sunnyrainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Out 2009
    Mensagens:
    591
    Local:
    Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
    Venha o mês de Abril! Se bem que devemos de ficar cientes de que antes de Setembro/Outubro provavelmente não virá nada...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Por que é que dizes isso? Qual é o modelo sazonal que diz que não virá nada (presumo que te refiras a chuva) até setembro ou outubro? É que há muitos modelos que prevêem um final de primavera e verão convectivos, como por exemplo o CFS. Mesmo a mais recente previsão mensal do modelo europeu prevê precipitação, e acima da média no sul do país, na transição de março para abril.

    Quanto aos próximos dias, grande parte do país deverá entrar em onda de calor na próxima terça feira. A estabilidade e as temperaturas elevadas para a época manter-se-ão até final da semana que vem, sendo que pode passar por aí uma cut-off, ou não, a instabilizar o ambiente. A partir do próximo fim de semana começa a divergência, com uns modelos a manterem o anticiclone centrado na Biscaia, mantendo-se a estabilidade e o tempo relativamente quente, enquanto que outros, debilitam um pouco a dorsal, abrindo a possibilidade a uma normalização das temperaturas e à passagem de extremidades de frentes atlânticas no litoral norte e centro.
     
  7. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,986
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Vale o que vale mas estisticamente o europeu mudou de sinal o que é uma novidade nos últimos 3-4 meses. Claro que precipitações acima da média é dizer que podemos ficar com 10-15 mm nessa semana. É abril e não dezembro.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. CptRena

    CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Fev 2011
    Mensagens:
    1,510
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
    Este tempo de temperaturas "quentes" e grande insolação vai fazer com que haja uma grande acumulação de energia térmica potencial para que quando chegarem os meses das trovoadas haja "potes" de calor para favorecer a convecção e assim haverem fenómenos localizados com intensidades significativas. Isto se houverem depois condições para tais fenómenos. Senão aproveite-se o Verão!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Estive a analisar a previsão mensal e deve ser interpretada com bastante cautela, e basta ver os mapas para perceber o que efectivamente se prevê.
    o AA nunca vai embora nem lá perto disso, o que se nota é ele subir mais em latitude e permitir a formação a sul de pequenas cut-offs.
    Seja como for isto não é como fazer previsões sazonais em Dezembro ou Janeiro que é quando a influência é mais zonal, e aí de maior facilidade de previsão.
    Neste caso trata-se de cut-offs que formam-se sempre todos os anos algures, no mediterrâneo e algures a sudoeste de Portugal.
    Contudo como estas evoluem é sempre uma enorme incógnita, e os modelos andam sempre neste mês ás aranhas com elas.

    O que se pode concluir da previsão deste modelo bem como do CFS v1 (não a 2 que segue Março em termos de previsão), bem como um modelo russo, bem como um outro modelo que não me lembro o nome, é que todos eles prevêem um mês de Abril e talvez Maio com precipitação acima da média.

    Por isso vamos esperar, mas já agora pessoal do sul, lembrem-se que o Mês de Abril já chove tanto ou mais do que em Janeiro e Fevereiro por exemplo, tendencia esta que se tem vindo evidenciando nas ultimas décadas !!
     
  10. 1337

    1337
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Jun 2010
    Mensagens:
    2,046
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Apriveita porque ca no litoral norte vai continuar tudo seco, as cut offs é muito raro chegar cá qualquer coisa..
     
  11. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,339
    Local:
    loule-caldeirao
    Pois é mesmo verdade, o mês de Abril tem sido um mês cada vez mais chuvoso, pelo menos no que ao sul diz respeito!
    Lembro-me de um ano em que após um longo bloqueio no Inverno Janeiro/Fevereiro/Março houve um Abril bastante chuvoso, creio que com mais de 100 mm e que prolongou-se pela primeira semana de Maio. Lembro-me de ser um período de bastante humidade e calor.
    Quanto a Abril/Maio deste ano, penso que só podemos esperar surpresas, um longo período de exposição solar e agora algum aquecimento,para não dizer também o longo bloqueio que temos tido, são bons ingredientes para podermos ter esperança em algo.

    Quanto aos modelos tanto o GFS como o ECM vêm algo ali a partir das 192h, só que em moldes diferentes. O GFS parece dar uma frente de noroeste a rasar o norte da península, ao passo que o ECM vê um desprendimento de uma bolsa de ar frio da depressão que passará pela Irlanda/UK formando uma cut-off que ficará estacionada pelo Norte/Noroeste Português.
    Já todos sabemos o que previsões a esta distancia valem, mas parece-me que o dia 21 será mesmo a chave para algo diferente, já nem digo mudança.
     
  12. Aboadinho

    Aboadinho
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    24 Ago 2011
    Mensagens:
    40
    Local:
    Lisboa
    Numa coisa ECMWF e GFS parecem concordar: um deslocamento do anticiclone para NE, que abre possibilidades.

    Vale o que vale, mas o ECMWF mostra alguma coisa já a partir de dia 18/19:

    [​IMG]
     
  13. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,339
    Local:
    loule-caldeirao
    Segundo o ECM essa depressão desloca-se-á depois para norte, empurrada por um anti-ciclone a oeste, pelo que actualmente segundo a sua previsão o sul pouco ou nada verá. No entanto está bom para o Norte do país pois pode acumular mais uns mm preciosos.
    O pessoal do Norte não tem que se queixar porque para já o pouco que se vê é a Norte, se depois em Abril teremos cut-off's aqui mais para o sul isso já não sei pois não sou bruxo.
    Nesta altura do campeonato 20mm aqui no sul era uma dádiva dos céus.

    O GFS apenas vê uma frente muito debilitada para esses dias.
     
  14. MarioCabral

    MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jan 2010
    Mensagens:
    2,367
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Não é uma questão de queixar, mas Abril tem uma média de precipitação para Faro de 38,6mm...o Porto tem 117,6mm...é natural que chova mais a norte...mau seria estar a comparar normalmente o norte e o sul...
    Este ano tem sido mau para todo o continente, mas a norte já vamos com seca severa em quase toda a sua extensão...

    Em relação à previsão dos modelos, o europeu está claramente mais positivo...dia 17 se aquela cut-off chegar já não será nada mau...e pode ser que com isso outras se sigam...o importante é quebrar o bloqueio constante que temos sofrido...

    O GFS vê também qualquer coisa, mas cut-off bem mais fraca e mais a oeste, não teria tanto impacto a nível das acumulações...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    E sai mais um balde de água bem fria .... nesta run o cenário do ECM esfumou-se a volta a estar o AA em cima de nós !!

    Relativamente ao GFS esta run das 00h segue a das 18h e mostra chance de precipitação a norte !!

    Muito pouco provável que chova ainda este mês !!
     

Partilhar esta Página