Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
showforecast.cgi


A level 1 was issued for the Iberian Peninsula mainly for severe wind gusts, large hail and to a lesser extent for tornadoes.

Iberian Peninsula

Warm maritime air masses will enter Iberia at the south-eastern flank of this trough. This air mass is rather unstable given rich moisture and neutral to slightly unstable lapse rates especially at mid-levels, whereas the boundary-layer is relatively cool. However, diurnal heating in the wake of the warm frontal rain is expected to result in low-level instability as well and some surface-based CAPE. With persistent QG forcing at the cyclonically-sheared flank of the jet ahead of the approaching trough axis, numerous thunderstorms are forecast spreading from west to east. The limiting factor is rather poor low-level moisture especially in the eastern and northern portions.

In the strongly-sheared environment (0-1 km 10 ms and 0-3 km 20 m/s bulk shear) convection will quickly become organized. Straight-line hodographs are most likely and multicells are forecast to be the dominant convective mode. These may turn into bowing systems during their lifetime, and local severe wind gusts are forecast. Additionally, the complex topography may enhance low-level SRH and supercells are not ruled out capable of producing large hail. Tornadoes seem to be possible given the strong low-level vertical wind shear, but the weak low-level buoyancy will limit this potential across most places. Best low-level buoyancy is expected across the south-western parts where the boundary-layer moisture is best. In the evening hours, low-level cooling will result in decaying storms quickly.

Não posso discordar na totalidade da previsão elaborada pelo Stormy.
É verdade que por vezes, noto nalguns exageros e em previsões um pouco alarmistas, mas não deixo de dar crédito a estas previsões postadas pelo Stormy, até porque confio minimamente nelas.
 


overcast

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
210
Local
Cascais
Bem, comparando as 2 leituras, parecem-me bastante semelhantes. Enfim, poder-se-ia discutir se a questão dos tornados está sobrestimada pelo Stormy ou subestimada pelo Estofex, mas isso, como muitos aqui saberão melhor do que eu, são situações extremamente difíceis de prever.

É mais uma situação para acompanhar com atenção!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,215
Local
loule-caldeirao
Bem, comparando as 2 leituras, parecem-me bastante semelhantes. Enfim, poder-se-ia discutir se a questão dos tornados está sobrestimada pelo Stormy ou subestimada pelo Estofex, mas isso, como muitos aqui saberão melhor do que eu, são situações extremamente difíceis de prever.

É mais uma situação para acompanhar com atenção!

Na situação que originou o tornado em Lagoa/Silves foi o Stormy que previu da melhor forma o que se poderia passar. Na altura não havia nada em concreto nos organismos oficiais, que se quiseram resguardar (situação que não censuro de todo).
Tendo a sua previsão uma base científica é sempre bem vinda!
Quanto à política isso é outra história...sendo que aqui no fórum está tudo explicado n vezes, por isso, quem se der ao trabalho de ler um pouco não entra em alarmismos excessivos ou na tal conversa "ele disse que ia ser assim!".... "e depois não foi", se é que me entendem;)
O garantido será uma noite animada quanto à chuva:rain: Venha ela!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Para 12-13 acho que vai acontecer um dia de nortada, bastante frio mas mais seco que um bacalhau. Não deve precipitar.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Para 12-13 acho que vai acontecer um dia de nortada, bastante frio mas mais seco que um bacalhau. Não deve precipitar.


A entrada fria vai se começar a fazer sentir no final do dia 11.
Parece que vai ser frio sem chuva, no entanto não diria seco como um bacalhau pelo menos no dia 12. Tanto o ECM e GFS dão possiblidade chuva na noite de 11 para 12 e claro não nos podemos esquecer que ainda faltam alguns dias por isso....vamos ver no que dá!
Mas estou a gostar. Depois de uma semana de :rain: uns dias de :cold: talvez quem sabe para nos despedirmos do Inverno...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
.......Actualização........

15h->20h

Nas proximas horas aproximar-se-há um maximo de vorticidade aos 500hpa, que vai interagir com uma estrutura convergente nos niveis baixos que se extende desde o mar a oeste de Lisboa até Portalegre.

Poderão ocorrer mais trovoadas/aguaceiros pontualemnte fortes e acompanhados de rajadas de vento forte nos distritos de Lisboa, Santarem, Setubal, Evora e Portalegre, e em menor grau nos distritos de Beja ( metade sul) e Faro.

Atenção á faixa compreendida entre Sines-Alqueva e C Carvoeiro-Castelo Branco.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
A entrada fria vai se começar a fazer sentir no final do dia 11.
Parece que vai ser frio sem chuva, no entanto não diria seco como um bacalhau pelo menos no dia 12. Tanto o ECM e GFS dão possiblidade chuva na noite de 11 para 12 e claro não nos podemos esquecer que ainda faltam alguns dias por isso....vamos ver no que dá!
Mas estou a gostar. Depois de uma semana de :rain: uns dias de :cold: talvez quem sabe para nos despedirmos do Inverno...

Boa tarde,

A situação da próxima semana (entrada fria) em países como Inglaterra/França é muito parecida com a do 13 Março 1887 (em termos sinópticos).

Nesse dia de Março 1887 nevou a nível do mar em zonas poucas habituais para aquela altura do ano como por exemplo Biarritz (FR).

Cmps.
 

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
.......Actualização........

15h->20h

Nas proximas horas aproximar-se-há um maximo de vorticidade aos 500hpa, que vai interagir com uma estrutura convergente nos niveis baixos que se extende desde o mar a oeste de Lisboa até Portalegre.

Poderão ocorrer mais trovoadas/aguaceiros pontualemnte fortes e acompanhados de rajadas de vento forte nos distritos de Lisboa, Santarem, Setubal, Evora e Portalegre, e em menor grau nos distritos de Beja ( metade sul) e Faro.

Atenção á faixa compreendida entre Sines-Alqueva e C Carvoeiro-Castelo Branco.

Esta realmente agora a acontecer isto, pois estão a aproximar-se umas células bem interessantes da Grande Lisboa e de Sesimbra penso que era isto que previas ?
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Estava mesmo a pensar que era da humidade. Ontem também reparei nisso, mas também tenho a ideia que as pressões baixas destes dias e o vento também ajudam na propagação e qualidade do som ;) Espero amanhã de manhã que rebentem umas boas células por aqui..