Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bom se for como o dia de ontem em que escapou tudo já não digo nada...pode ser que desta vez os modelos estejam a lidar mal com a situação no entanto penso que estas previsões do Stormy são com base em alguns parâmetros propícios para que tal aconteça, o que não inviabiliza que não aconteça ou que aconteça no vizinho e a nós não.
Analisando os modelos o ECM dá alguma precipitação significativa para esta madrugada (entre 10 a 20mm em 6 horas) para os sul, o Aladin de escala menor já dá uma faixa de intensa precipitação(até 40mm em 3h) essencialmente no Alentejo mas dando um acumulado interessante nas serras Algarvias.
Face à situação convectiva é preciso cuidado e certamente os parâmetros vistos pelo stormy "despertaram-no" para esta previsão.


Há bastante precipitação nos modelos, de resto já se fala disso há muitos dias por aqui, o que eu perguntei ao stormy foi sobre o vento e o CAPE que ele estava a referir para amanhã.
 


north

Cirrus
Registo
20 Fev 2013
Mensagens
11
Local
Maia
Obrigado :D E quanto a esta previsão para QF? No GFS não consigo detetar alerta para tanto o.O Tornados é muito à frente :surprise:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Obrigado :D E quanto a esta previsão para QF? No GFS não consigo detetar alerta para tanto o.O Tornados é muito à frente :surprise:

Muito à frente de que ?
Amanhã há algumas condições de formação de tornados como há em imensas outras vezes, prever se eles ocorrem mesmo e aonde ocorrem é que é praticamente impossível.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Vamos esperar pelo pessoal do ESTOFEX :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
No Algarve, não vejo condições para tornados. Agora, chuva ou aguaceiros fortes vejo e vento forte, mas a chuva forte vai ser durante a madrugada entre as 3 horas e as 6 horas da manhã, quanto à trovoada não vejo no sul, aliás a meteorologista Paula Leitão não referiu trovoadas na região sul, só chuva forte e vento forte. O Algarve está em aviso amarelo a partir das 22 horas para a chuva forte ou aguaceiros fortes e a partir da meia-noite para o vento que pode ter rajadas até 90 km/h no litoral.

Previsão que está no meu blog é esta feita no domingo à noite:

Dia 7 (5ª feira) - Céu muito nublado. Vento moderado a forte de sudoeste com rajadas até 70 km/h. Períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser fortes.

Máximas: 16ºC - 20ºC
mínimas: 10ºC - 14ºC

Estado do mar: Ondas de sudoeste com 3 a 4 metros.

:D Não falha assim por muito :D
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Azor, isso depende bastante do piloto, e do aeroporto, aqui no Porto na Xynthia, com ventos na casa dos 100 km/h estiveram a trabalhar normalmente, com apenas borregos, nada de especial, em Lisboa penso que é mais complicado, devido aos ventos cruzados que lá se sentem, e aqui não. Agora, se fores na TAP são meninos para cancelar ou divergir, se fores na SATA o mais provável é aterrares em Lisboa ;) Mas isso depende muito do piloto, é um caso de sorte :P Levantar ele levanta, aterrar em Lisboa com ventos é outra história :D

Que chatice.

Lá vái minha mãe outra vez com o "coração nas mãos". É uma sina. Coitada sempre que aí vai apanha sempre mau tempo na viagem daqui para aí.

Olha paciência, espero que no Sábado o pior já tenha passado por aí.

Cumprimentos uma vez mais, :thumbsup:
Azor
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Estou um pouco receoso com as previsões do stormy, é que o Cartaxo está bem dentro da área vermelha. Se bem que coincide na hora em que devo ir para Lisboa.
Vamos la ver, espero que não seja nada de grave.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Precipitação para o dia de amanhã segundo vários modelos, de globais a mesoescala (saídas das 12z)


Global GFS

FyL8fsb.gif




Global ECM

i6NtHl1.gif




HIRLAM

1S80StP.gif




Mesoescala WRF (MG)

Y3tzlpk.gif




Mesoescala ALADIN (IM)

0sTGVhO.gif
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Boas tardes:thumbsup:


Laranja

-Agauceiros/trovoadas por vezes fortes.
-Precipitação forte, localmente excessiva
-Rajadas de vento superiores a 80-100km.h
-Trombas/tornados fracos
-Granizo

Vermelho

-Precipitação forte
-Rajadas de vento muito fortes
-Granizo
-Tornados

O que são tornados fracos??
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quanto ao CAPE, uso o CAPE do estofex modelmaps, pois é calculado com base nos primeiros 30hpa, ou seja, analisa melhor a estrutura térmica nos niveis baixos.
E essa carta aponta para 400 a 800, portanto, tendo em conta que os modelos no geral teem margens de erro grandes para o CAPE ( normalmente substimam) referia que este se poderia "aproximar dos 1000J/Kg".

http://www.estofex.org/modelmaps/browse_gfs.php?time=0&dtg=2013030612&type=cape
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Em que modelos estás a ver rajadas de 100/120km/h (supondo que não fales dos Açores ou terras altas) e CAPE de quase 1000 ?





Cartões ?

Boa noite Caro Vince,

Usei "Cartões" em vez de "Avisos" mas foi propositado, um bocado de humor neste excelente fórum METEO faz bem a toda a gente. :p

Cmps.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
o ECM foi atrás do GFS:

Boa noite Caro MeteoAlentejo,

Vamos abordar a questão da eventual e poderosa entrada fria polar prevista para zonas como: BENELUX, FRANÇA, ALEMANHA na próxima semana, sendo o tema que está cada vez mais no centro da atenções noutras bandas.

Uma situação muito interessante, talvez excecional (tanta na intensidade como os dias com essas T850 muito baixas) para meados de Março (situação que acontece talvez 1 vez em 30 ou 50 anos). :surprise: :surprise: :surprise:

Vamos aguardar pelas próximas runs dos vários modelos mas achamos que alguma coisa fora do normal vem aí para a época do ano principalmente nos países em questão.

Talvez a PI seja brindado com um bocado desse evento invernal.:thumbsup: