Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Bem, se o cenário se confirmar teremos facilmente 200\300 mm nas próximas duas semanas na região litoral Norte. Sendo assim muitas regiões atingirão valores de precipitação neste ano hidrológico superiores as do ano hidrológico passado...

mas isso é perfeitamente normal quando no ano hidrológico passado pouco choveu.. :D O que eu me lembro de ser normal é geralmente no mês de março ser praticamente notícia diaria no telejornal as cheias na bacia do tejo e douro com o acumular das chuvas do Inverno e os anos passam e cada vez menos isso acontece! E que falta faz à lezíria ribatejana....
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Sim de facto no ano passado choveu pouco no entanto aqui no litoral Norte não tivemos uma situação de seca como a sul. Este ano está a ser normal e estas proximas semanas prometem, vamos ver...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
mas isso é perfeitamente normal quando no ano hidrológico passado pouco choveu.. :D O que eu me lembro de ser normal é geralmente no mês de março ser praticamente notícia diaria no telejornal as cheias na bacia do tejo e douro com o acumular das chuvas do Inverno e os anos passam e cada vez menos isso acontece! E que falta faz à lezíria ribatejana....

Dizia-se que antigamente o mês de Março era o 2º mês mais chuvoso do ano a seguir a Dezembro, e a minha questão e por aquilo que constatei nos ultimos 10 dias é que parece que se está a recuperar um pouco a precipitação perdida no mês de Março, mas noto cada vez mais que se está a perder bastante no que toca a Janeiro e Fevereiro ....
Em relação aos modelos está bonito de se ver os ensembles sendo que esses mais cinco ou menos cinco Hpa fazem toda a diferença no que toca a possibilidade de chuva aqui no Algarve.

PS: Estou achando esta frente com um aspecto muito fraco, sendo a unica coisa interessante as células algumas que estão embebidas.
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Que grande depressao prevê o GFS para segunda e terça. jeez!

Este ano a rapaziada(a maioria) aqui do forum nao se pode queixar, de falta de chuva e depressões :) pelo menos o pessoal do norte e centro.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Bem o GFS coloca valores de precipitação impressionantes na próxima segunda feira e também na terça... A cada run que passa cada vez coloca mais precipitação esperemos que não retire tudo depois...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Parece-me interessante o período a partir do fim da tarde de hoje, em particular na região litoral de Lisboa e Setúbal, claro sem muita certeza espacial.

Dá ideia de haver um cavamento de uma pequena depressão durante a noite a entrar pelo Sul do continente:




Existe bastante água precipitável na atmosfera, não valores assim excepcionais, e que claro necessita de forçamento para ser despejada.
Mas todos os modelos indicam manchas de precipitação estacionárias nesta zona no período 18h-12h.

Claro que isto não indica que as nuvens de precipitação vão estar estacionárias, mas sim que uma zona instável com convergência nos níveis baixos (associada ao tal cavamento) vai estar em deslocamento muito lento, proporcionando durante todo este período formação de aguaceiros sucessivos.
Vamos ver o tipo de acumulados que teremos, mas não me espantava que em algumas zonas onde a "lotaria" de aguaceiros seja mais certeira, sejam bastante consideráveis.



Também de ter em atenção alguma possibilidade de convecção menos generalizada mas mais intensa agora já no período mais quente do dia de hoje no interior. De resto o Estofex colocou nível 1:



A level 1 was issued for parts of E-C Portugal and W-C Spain mainly for an isolated tornado and large hail event.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..:)

Para amanhã teremos, sim, uma situação interessante, com um cavado/short wave a progredir de WNW para ESE, e comum eixo no sentido NW-SE.

Esta perturbação carrega consigo uma bolsa de ar frio e relativamente seco, e tambem um vasto campo de vorticidade nos niveis médios e altos, com um lobo de divergencia significativo que deverá afectar em especial o sul de Pt continental.

Nos niveis baixos, ar relativamente quente e humido, maritimo/subtropical, deverá ser arrastado e envolvido em torno a uma area complexa de varios pequenos vortices depressionários, gerados pelos fortes movimentos verticais induzidos pela divergencia em altura, e tambem pela aproximação desde oeste de uma massa de ar mais fria e seca que actuará como indutora de processos de frontogenese.

Interessa-nos para amanhã o sector onde o ar quente será empurrado para norte e a propria linha frontal/convergente, esse sector entrará pelo SW do pais durante a noite, e sairá pelo interior centro e sul ao meio/fim da tarde, e é esperada bastante instabilidade termodinamica com CAPE entre 400 e 800J/Kg, TT 50-60 e grandes gradientes térmicos.
Dado o ar frio em altura, a tropopausa será bastante baixa, cerca de 9km, pelo que o CAPE acumulado é bastante significativo tendo em conta a dimensão reduzida dos perfis troposféricos.
Isto, o SBCAPE até 150-200J/Kg e a presença de forçamento intenso aponta para a possibilidade de células fortes de topos baixos, mas com capacidade para gerar situações localmente mais severas ao nivel de algumas rajadas de vento, trombas e precipitação excessiva por vezes de granizo.

Os valores de TPW entre 15-20mm suportam largamente esta ideia de precipitação localmente excessiva, em torno aos 20-40mm/3h.

Preve-se tambem shear moderado a forte ( 25-40kts), com fraca componente direccional, mas na presença de vorticidade em torno ao eixo do cavado poderá surgir um acréscimo meso e microescalar de shear nos niveis baixos que suporte alguma estrutura em tromba ou mesmo um mesociclone/funnel cloud capaz de gerar ventos fortes.
Tambem estes valores de shear são suficientemente altos para manter convecção de ciclo de vida mais longo, que poderá evoluir para estruturas em squall, ou mesmo um MCS linear nomeadamente em torno á linha de convergencia principal ou algum dos vortices ai embebidos.


Apesar de tudo, parece-me que a instabilidade, ainda que ajudada pelo shear e forçamento, não é suficientemente forte para garantir um nivel vermelho.



dYcxLII.png



Amarelo
- Aguaceiros por vezes fortes
- Possibilidade de Trovoada
- Possibilidade de granizo

Laranja
- Aguaceiros/Trovoadas por vezes fortes
- Rajadas de vento até 60-80km.h
- Possibilidade de Tromba de agua
- Precipitação localmente excessiva, concentrada e perssistente
- Granizo
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Quanto a próxima Terça Feira esta a ser modelada uma depressão muito cavada que afetará Portugal e dará bastante Chuva um pouco por todo o país e também algum vento... No entanto não parece ser uma situação muito grave.
Stormy qual é a sua opinião quanto a Terça-Quarta-Feira?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
lol...deixa lá a imagem que já sei do que falas...
A minha opinião ainda não está bem formada, isto requer mais atenção na analise, mas parece-me uma situação potencialmente mais complicada ao nivel da chuva...ar muito humido, uma depressão até forte...instabilidade...

Essencialmente diria que poderá chover muito, e em especial a norte do Tejo.

;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja