Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Bem a run das 12 z do gfs carrega ainda mais na precipitação a partir de segunda feira ate a pascoa 240 mm no porto muito bom. Vamos ter aquela situação potencialmente chuvosa de 3ª, 4ªfeira e depois na 6ª novamente o gfs a colocar muita chuva a prolongar-se pelo fim de semana também com muito vento. Bem ,que inicio de Primavera. Para os amantes de sol so depois da pascoa..

EDIT: Esta run coloca ventos muito fortes nos Açores entre 4ª e sábado com pressões atmosféricas muito baixas.
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Este Sabado para Lisboa está um dia peculiar , correcto ?
Peculiar, como assim!?
Sábado deverá ser um dia com bastante chuva de madrugada e manha mas nada de especial. Não entendi o que queria dizer com peculiar...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
sombra no radar.

Sombra? Não percebi.... Por acaso já tinha reparado nessa mancha, mas reparei noutro conjunto de manchas, que não sei descrever, em direção mais ou menos a Peniche...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O IPMA acabou de lançar aviso amarelo em vários distritos devido a aguaceiros localmente fortes e de granizo entre as 3 e as 9 horas de amanha

Porque será que os distritos de Viseu, Vila Real e Bragança não foram incluídos na lista de alertas?
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Depois da ultima saída dos modelos , já me parece possível fazer uma analise mais correta sobre o possível evento de 3ªº, 4ª feira. Uma depressão muito cavada vai afetar-nos e provocar então muita chuva particularmente a Norte do Tejo. Alguns modelos colocam mais precipitação outros menos no entanto creio que há condições para acumulados muito substanciais no Norte do país > 100 mm em alguns locais. O vento também soprará com alguma intensidade mas não será excecionalmente forte (Rajadas até 80\100 km\h)
Resumindo: É uma situação para ir acompanhando mas não me parece ser uma situação excecionalmente grave. Aguardemos a análise mais profissional do Sir Stormy sobre este possível evento.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
Vai chover no território português até ao dia 6 de Abril(inclusivé) quem concorda comigo?
Frente atrás de frente
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Vai chover no território português até ao dia 6 de Abril(inclusivé) quem concorda comigo?
Frente atrás de frente

Sim de facto parece o cenário mais provável um dia melhor outro pior no entanto parece-me que a chuva será mais no norte e centro e o sul estará sempre mais resguardado. Claro que a situação pode mudar, ainda falta muito tempo mas esse parece ser o padrão mais provável.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Previsão para 2ª feira, 25.março.2013

Céu muito nublado, com abertas no Algarve.
Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões do litoral
a norte do Cabo Mondego.
Queda de neve acima de 1400 metros até ao início da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sudoeste, soprando
temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral a norte
do Cabo Carvoeiro, e sendo forte (40 a 55 km/h) nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima nas regiões do Norte e Centro.


Previsão para 3ª feira, 26.março.2013

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, soprando
temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral
oeste, e sendo forte (40 a 55 km/h) nas terras altas.
Subida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior.

METEOROLOGISTA: Madalena Rodrigues.

INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 23 de março de 2013 às 10:51 UTC

Previsão descritiva do IPMA que coloca chuva por vezes forte na Segunda a norte do cabo Mondego e na Terça no Minho e Douro Litoral. Nesses dois dias nessas regiões espero acumulados muito bons mesmo:rain:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Vai chover no território português até ao dia 6 de Abril(inclusivé) quem concorda comigo?
Frente atrás de frente

Agora concordo...que remédio, os modelos assim o dizem! Mas na meteorologia hoje é verdade amanhã já não é :D! Mas o corredor está aberto para elas virem ter ao nosso cantinho! Chuvinha com fartura para o menino e npara a menina..lá se vai a semana santa aqui no burgo. São Pedro em alta ahahahah!