Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Se esta previsão se concretizar, o que desconfio muito pois ontem apresentava algo completamente diferente, mas isso também aconteceu com a do IPMA, teremos um início de Abril com direito a foguetes :p

201303251040zcnnforecas.png
 


Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Previsão para 3ª feira, 26.março.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte.Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, soprando
temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral e
forte (40 a 55 km/h) nas terras altas.
Subida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior.

REGIÃO SUL:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva em geral fraca, sendo temporariamente
moderada durante a tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, soprando
temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral e
forte (40 a 50 km/h) nas terras altas.
Subida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior.

Previsão para 4ª feira, 27.março.2013

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte a norte do
sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
Neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Vento moderado (15 a 30 km/h) de sudoeste, soprando
moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral até ao fim da manhã e
sendo forte (35 a 50 km/h) nas terras altas.

REGIÃO SUL:
Céu geralmente muito nublado com abertas.
Aguaceiros, geralmente fracos.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, soprando
moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral e nas terras altas.

28MAR2013 - QUINTA-FEIRA
Céu geralmente muito nublado, com abertas até ao fim da manhã.
Períodos de chuva a partir da manhã, tornando-se por vezes forte
nas regiões Norte e Centro.

Neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, tornando-se
forte (35 a 50 km/h) no litoral e terras altas.

Ela veio para ficar em força!!
 

Cenomaniano

Cumulus
Registo
20 Ago 2011
Mensagens
132
Local
Lisboa
Qual bloqueio? a Sul não é bloqueio, antes pelo contrário. :lmao:
É essa a vantagem da NAO negativa, não há bloqueio, o fluxo de Oeste tem uma AE directa às nossas latitudes. Venha mais chuva!!!
 

Roque

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
41
Local
Lisboa
No fundo é como o Stormy postou aqui há uns dias, isto precisava era de umas trovoadas para animar, é que sinceramente assim como está torna-se deprimente e irritante.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto por acaso apenas com nuvens a passarem e alguma chuva residual apenas diariamente não tem piada, eu sou mais fã de extremos ( ai que saudades de 89 e 96 ), e adoro trovoadas mas não daquelas que atingem terra, pois não desejo mal a ninguém apenas gosto do tempo de chuva, chuva a potes de preferência !

Quanto aos modelos após o dia de hoje creio que não existe nada de especial a salientar, pois amanhã não deve haver muita chuva, apenas moderada e isto mais a norte. Na Quinta e Sábado dias bastante amenos, Sexta muita chuva a norte mas passageira.
A partir de Domingo conforme mostram os ensembles existem imensa incerteza ainda ....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Isto por acaso apenas com nuvens a passarem e alguma chuva residual apenas diariamente não tem piada, eu sou mais fã de extremos ( ai que saudades de 89 e 96 ), e adoro trovoadas mas não daquelas que atingem terra, pois não desejo mal a ninguém apenas gosto do tempo de chuva, chuva a potes de preferência !

Quanto aos modelos após o dia de hoje creio que não existe nada de especial a salientar, pois amanhã não deve haver muita chuva, apenas moderada e isto mais a norte. Na Quinta e Sábado dias bastante amenos, Sexta muita chuva a norte mas passageira.
A partir de Domingo conforme mostram os ensembles existem imensa incerteza ainda ....

É verdade Aurélio. Se formos ver o acumulado deste mês e tem chovido praticamente o mês todo, temos um acumulado à volta de 120 a 130 mm, se formos ver situações destas no passado, olhamos para Setembro de 2008 e vemos que em 3 dias choveu o que choveu este mês. :D Que saudades que tenho de uma cut-off daquelas que enchem o túnel e deitam 30 mm numa hora, com trovoada incessante tipo Maio de 2011. :rolleyes:
 
M

Membro excluído 274

Boa tarde!

Reparo que a previsão descritiva do IM só está disponível até amanhã!?

Estão de "gazeta"?

A previsão significativa é o que é, estamos na semana santa, parece-me bastante incompreensível esta situação, pois não creio ser o único pendente das condições meteorológicas desta semana para organizar esta quadra!
Enfim! :unsure:
 

Quantum

Cirrus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Lisboa
No fundo é como o Stormy postou aqui há uns dias, isto precisava era de umas trovoadas para animar, é que sinceramente assim como está torna-se deprimente e irritante.

Ainda há umas semanas tivemos 3 dias consecutivos de trovoadas, todas as noites praticamente, na região de Lisboa.. e já estão a reclamar por mais.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Se tivesse autoridade para mandar parar a chuva, hum... talvez em 2015 e era para aí durante hum....talvez uma hora.

Se vivesses cá no Noroeste já não falavas assim!! :D
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não se prevê no médio/longo prazo uma inversão nesta situação meteorológica? Já é um enjoo completo estes dias e dias seguidos de chuva e céu nublado. A chuva faz falta aos solos mas o que caiu até agora provavelmente já chega.
Com a maioria dos Portugueses a sentirem os efeitos da crise económica e social uns dias de sol ajudariam um pouco a aliviar o stress. Dias cinzentos e húmidos como estes últimos só pioram a sensação de cinzentismo geral.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,619
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Não se prevê no médio/longo prazo uma inversão nesta situação meteorológica? Já é um enjoo completo estes dias e dias seguidos de chuva e céu nublado. A chuva faz falta aos solos mas o que caiu até agora provavelmente já chega.
Com a maioria dos Portugueses a sentirem os efeitos da crise económica e social uns dias de sol ajudariam um pouco a aliviar o stress. Dias cinzentos e húmidos como estes últimos só pioram a sensação de cinzentismo geral.

Acredito que a para a maioria da população assim o seja :thumbsup:
Mas para mim é o contrário, o sol "deprime-me" e amolece-me enquanto que a chuva revitaliza-me.

Por mim pode continuar este tempo por mais uns dias :D
Mas não me posso queixar muito, neste Março só não houve chuva em 5 dias por aqui.