Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Para um algarvio talvez lhe faça bem à moral :D Desde que me mudei para perto do Gerês nunca pensei que pudesse cair tanta água do céu e nem sonhava que passassem semanas e semanas seguidas em que mal se consegue enxugar a roupa lavada devido à humidade e chuva constante. Às vezes suspira-se por uma nesga de sol...
De qualquer forma ecobcg, mesmo com muita chuva é sempre interessante de visitar, devido às muitas cascatas, algumas espectaculares, com as devidas cautelas enquanto circulas de automóvel.

akkakakakkakaka é mesmo isso :lol:

Para um algarvio talvez lhe faça bem à moral :D Desde que me mudei para perto do Gerês nunca pensei que pudesse cair tanta água do céu e nem sonhava que passassem semanas e semanas seguidas em que mal se consegue enxugar a roupa lavada devido à humidade e chuva constante. Às vezes suspira-se por uma nesga de sol...
De qualquer forma ecobcg, mesmo com muita chuva é sempre interessante de visitar, devido às muitas cascatas, algumas espectaculares, com as devidas cautelas enquanto circulas de automóvel.

Eheheh! Vamos lá ver se cai assim tanta água por aí!:D
Por acaso é uma viagem que já estava marcada há algum tempo e não dá para desmarcar. Mas também prefiro ir aí com muita água a escorrer nessas lindas cascatas que há por esses lados!

OFFTOPIC: algum ponto de interesse que aconselhes mais a visitar (do ponto de vista fotográfico, visto estar a pensar fazer uma fotos se o tempo assim o deixar...). Não conheço muito...

Eheheh! Vamos lá ver se cai assim tanta água por aí!:D
Por acaso é uma viagem que já estava marcada há algum tempo e não dá para desmarcar. Mas também prefiro ir aí com muita água a escorrer nessas lindas cascatas que há por esses lados!

OFFTOPIC: algum ponto de interesse que aconselhes mais a visitar (do ponto de vista fotográfico, visto estar a pensar fazer uma fotos se o tempo assim o deixar...). Não conheço muito...

Boa tarde Caro ecobcg,

Pessoalmente gosto muito das diversas cascatas ao longo do rio arado nessa zona do Gerês e principalmente no verão em dias quentes porque em dias chuvosos nunca lá fui mas também não me vejo aventurar muito em dias agrestes, sou da opinião do amigo Snifa, todo o cuidado é pouco nas estradas e na montanha em dias bastante chuvosos nessa linda área.

Cmps.

Boa tarde Caro ecobcg,

Pessoalmente gosto muito das diversas cascatas ao longo do rio arado nessa zona do Gerês e principalmente no verão em dias quentes porque em dias chuvosos nunca lá fui mas também não me vejo aventurar muito em dias agrestes, sou da opinião do amigo Snifa, todo o cuidado é pouco nas estradas e na montanha em dias bastante chuvosos nessa linda área.

Cmps.

Toda a zona da Mata da Albergaria é fantastica ate à Portela do Homem onde podemos deliciar a vista com as belas cascatas e lagoas cristalinas... mas isto tudo no verão claro :D

Boa tarde a todos,

É cada vez mais provável uma situação excecional prevista a partir desta 2ªFeira em alguns países como: Inglaterra, França, Bélgica.

...

Situação extremamente interessante e que vai certamente dar que falar na 3ªFeira na imprensa internacional. Estou já a imaginar grandes constrangimentos nos maiores aeroportos da Europa em termos de tráfego aéreo.

Neste momento canal TV5 Monde ( jornal da 20 Heurs) a fazer directos de vários locais da França sobre a neve e gelo !!! Aeroporto de Orly e de várias estações de comboios !!!!

parece tudo bem encaminhado para que para a semana que vem tenhamos mais um episódio de neve a cotas medias.

Se estes mapas fossem de Janeiro seria de cotas baixas

EDM1-144.GIF

Neste momento canal TV5 Monde ( jornal da 20 Heurs) a fazer directos de vários locais da França sobre a neve e gelo !!! Aeroporto de Orly e de várias estações de comboios !!!!

Boa noite Caro jorgepaulino,

É verdade as coisas aconteceram tal como se imaginava na semana passada!!!

Com este forte nevão surgiram vários accidentes em diveros países (França, Alemanha, Bélgica) um deles em cadeia deu-se numa das autroestradas na área de Frankfurt envolvendo mais de 100 viaturas por causa da neve.

O mais curioso nesse evento é que as pessoas foram devidadamente informadas e com antecedência pelos vários orgãos de comunicação social inclusivamente entidades oficiais de meteorologia e protecção civil e mesmo assim vê-se comportamente completamente irresponsáveis, viu-se pessoas que levavam bebés nas viaturas e que ficaram presas toda a noite devido a cortes na autoestrada, é uma simples loucura e são os mesmos depois a queixarem-se nas reportagens da TV!!!

Essa inconsciência não é exclusivamente portuguesa mas é verdade que se fosse cá teríamos problemas muito mais sérios, porque a nossa população não parece ainda sensibilizada para estes eventos severos-

Se as previsões estiverem certas , muita chuva em perspectiva sim, e logo no Gerês..:rain:

Pessoalmente, não gosto muito de ir ao Gerês com chuva, isto porque as estradas rápidamente ficam cheias de terras e pedras que se soltam das encostas que acompanham as estradas, as a águas formam verdadeiras cascatas em zonas mais íngremes,por isso todo o cuidado é pouco quando se circula no Gerês em situações de chuva...

Mas pelo que vi nos modelos o mais provável é que na serra do Gerês (cotas pelos 1000-1500m) neve, pelo menos no Domingo em que o GFS, dá cotas á volta de 1000 metros....:p
Ou estou errado :confused:

Os modelos até á próxima Quarta/Quinta estão mais ou menos de acordo!
Depois de um fim de semana molhado um pouco por todo a pais a partir de segunda está de volta o frio com chuva aqui para o Norte!
Parece que vamos ter queda de neve com alguns bons acumulados a cotas médias/ médias altas. Mas ainda falta algum tempo.

Curiosamente o ECM dá prolongamento de tempo frio para a semana toda.

Boa noite! Para quando a primavera? Já estou farto de frio e chuva! :(

De 24 de Março a 28 De Março vou estar em gouveia e queria saber como vai estar o tempo por lá ?

Ainda falta muito para essa data, impossível fazer previsões fiáveis a esta distância temporal.

Oficialmente começa dia 21 de Março, na Primavera também chove, e por vezes bastante... "Abril águas mil":rolleyes:

Boa noite,

O próximo fim de semana (16-17 Março) promete ser chuvoso (em todo o território) mas principalmente no Minho e Douro Litoral c/ um extenso cavado nas nossas proximidades. Acredito que a máxima no FDS possa ser mais baixa que esta 5ªFeira. :p

A temperatura deverá subir até Sabado, com o aproximar de ar mais quente que vem de sul na circulação de uma depressão.

Esse ar mais quente deverá ao começar a interagrir depois com um cavado a norte, e colidirá com o ar mais frio ai presente.

Isso criará uma faixa de precipitação forte que deverá afectar o norte a partir de Sabado e até á manhã de Domingo...muita chuva, mas o frio será menos intenso porque o ar será algo tépido.

No sul, a entrada de ar quente em interacção com o cavado a N/NW e uma depressão a SW deverá dar origem a uma situação de instabilidade, que segundo as ultima modelações, pode ser por vezes forte em especial na noite de Sabado para Domingo, e durante o Domingo, reforçada pelo avançar da frente estacionada ao norte, que deverá preccorrer o território causando forte instabilidade ao interagir com o ar de origem tropical que se encontra a sul.

Em resumo..
Sabado será um dia de chuva essencialmente no norte, com tempo ameno.
Domingo será um dia com instabilidade por vezes forte, que deverá diminuir á medida que a frente fria vai afastando o ar quente, lentamente ao longo do dia.