Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Amanhã será mais um dia com aguaceiros e possibilidade de trovoada, um pouco por todo o pais dada a entrada de ar frio em altura e a presença de ar relativamente quente e humido á sfc.

O shear fraco e a presença de CAPE fraco deverão limitar muito a intensidade da convecção.

Apesar de tudo, a presença de bastante humidade disponivel deverá garantir que alguns dos aguaceiros sejam fortes.
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Bom com esta saída das 12h do GFS vou pensar em encomendar um barquinho de borracha:D A partir de Sexta há a hipótese de muita chuva no sul e em especial no Algarve...ou sai tudo ao lado ou não sei não... vamos ver.
Actualmente já estamos num período húmido impressionante!
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Qual bloqueio? a Sul não é bloqueio, antes pelo contrário. :lmao:
É essa a vantagem da NAO negativa, não há bloqueio, o fluxo de Oeste tem uma AE directa às nossas latitudes. Venha mais chuva!!!
deves saber mais doque os meteorologistas, temos um bloqueio sim senhor meu amigo o Anticiclone do açores esta estacionado a sul da sua situação normal por sua vez o anticiclone polar esta para sul, pelo que ficamos no caminho de todas as frentes e a europa congela
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Bom com esta saída das 12h do GFS vou pensar em encomendar um barquinho de borracha:D A partir de Sexta há a hipótese de muita chuva no sul e em especial no Algarve...ou sai tudo ao lado ou não sei não... vamos ver.
Actualmente já estamos num período húmido impressionante!

Não está nada mau, cerca de 57 mm é um normal acumulado, mas podia estar melhor. :lol: :D Vamos ver se Abril é águas mil. :rolleyes: Hoje, já começaram a invadir a caixa de correio do meu blog, o pessoal tem férias marcadas para o Algarve e só perguntam na Páscoa não vai chover no algarve, pois não, quero ir para a praia bronzear-me. :lmao::lmao:

Agora, passei de cumulonimbos para super célula é agora que vou ter uma super célula. :D
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Laranja
- Agauceiros/trovoadas por vezes fortes
- Granizo
- Possibilidade de ventos fortes >80km.h
- Possibilidade ( baixa e dispersa ) de tornados



:::::::::::::::::::::::::::::

Nas regiões onde a actividade convectiva em principio não será muito notavel, nomeadamente em boa parte do norte e interior norte/centro, deverão ainda assim ocorrer chuvas fortes, estratiformes, que colocam algum risco ao nivel da possibilidade de cheias/inundações.

Stormy, onde foi que viste isso?

Eu andei a tarde quase toda na estrada e não vi tornados, nem ventanias de mais de 80 km/h nem granizo. O que vi foi bastante chuva, aguaceiros por vezes fortes ou períodos de chuva mais intensa.

Vamos a começar a ter um bocadinho mais de atenção nas previsões... tu falas constantemente em tornados.
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Stormy, onde foi que viste isso?

Eu andei a tarde quase toda na estrada e não vi tornados, nem ventanias de mais de 80 km/h nem granizo. O que vi foi bastante chuva, aguaceiros por vezes fortes ou períodos de chuva mais intensa.

Vamos a começar a ter um bocadinho mais de atenção nas previsões... tu falas constantemente em tornados.

Não deves ter entendido o que o stormy disse ...(POSSIBLIDADE)... ...(BAIXA E DISPERSA)... OMG :confused:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Não deves ter entendido o que o stormy disse ...(POSSIBLIDADE)... ...(BAIXA E DISPERSA)... OMG :confused:

Já houve condições para tornados em 1001 eventos neste País, alguns até melhor que agora.

Eu acho que o stormy causa bastante alarmismo ao alertar constantemente para tornados que nem ocorrem.

Também há condições baixas e dispersas de um meteorito semelhante ao da Rússia cair aqui. Não precisamos de constantes 'alertas'
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Já houve condições para tornados em 1001 eventos neste País, alguns até melhor que agora.

Eu acho que o stormy causa bastante alarmismo ao alertar constantemente para tornados que nem ocorrem.

Também há condições baixas e dispersas de um meteorito semelhante ao da Rússia cair aqui. Não precisamos de constantes 'alertas'

:shocking: Olha cada um entende como quer !! pra min nao é ser alarmista !!
 

Quantum

Cirrus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Lisboa
Stormy, onde foi que viste isso?

Eu andei a tarde quase toda na estrada e não vi tornados, nem ventanias de mais de 80 km/h nem granizo. O que vi foi bastante chuva, aguaceiros por vezes fortes ou períodos de chuva mais intensa.

Vamos a começar a ter um bocadinho mais de atenção nas previsões... tu falas constantemente em tornados.

Isto ganha o Reply do Ano, sem dúvida. Estás aqui no fórum desde 2008 e ainda não percebeste que na Meteorologia raramente se tem 100% certeza. Ele disse "Possibilidade" e "baixa"... se vais lá para fora esperar por um tornado com uma incerteza tão grande, espero que tenhas levado uma cadeira pelo menos.

O que mais chateia no meio disto tudo é: se o stormy nem o IM tivessem dito nada sobre possibilidades de tornados e houvesse um, como que por acaso, começava tudo a reclamar que ninguém avisou de nada. O stormy fala de uma possibilidade, e aparece outro a reclamar que não viu nada e foi lá para fora esperar por um.

Boa figura que fizeste tu.

Eu continuo a gostar bastante das previsões do stormy, e este tópico é sem dúvida o que mais costumo "espiar" especialmente quando certas pessoas fazem as suas próprias previsões, e o stormy é uma dessas pessoas.
Não quer dizer que se ele disser que existe uma possibilidade baixa de nevar na serra de sintra, eu vá lá mesmo. Confio nele, mas tenho a consciência que ele pode errar nas previsões, como 100% dos meteorologistas.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Stormy, onde foi que viste isso?

Eu andei a tarde quase toda na estrada e não vi tornados, nem ventanias de mais de 80 km/h nem granizo. O que vi foi bastante chuva, aguaceiros por vezes fortes ou períodos de chuva mais intensa.

Vamos a começar a ter um bocadinho mais de atenção nas previsões... tu falas constantemente em tornados.

Boa noite Caro trepkos,

Sendo um membro ainda mais antigo neste fórum do que eu estou admirado de ver que possa estar a levar tudo à lettra. Conhecendo o Stormy sabemos que o entusiasmo possa por vezes trazer destas coisas, mas se reparar bem ele referiu com alguma prudência "Possibilidade ( baixa e dispersa )".

Na minha modesta opinião acho que o Stormy traz a este fórum sem dúvida muita informação técnica pertinente (mais-valia) e segundo o que percebi como não é Meteorologista Profissional logo não tem a sua disposição os meios e ferramentas necessárias/completas e como tal não pode como é obvio fazer ou oferecer o mesmo do que os previsionistas do IPMA.

O que posso dizer é que o Stormy em determinadas situações soube demonstrar uma notável competência nas suas previsões e não fica nada mal em relação a certos elementos do IM/IPMA.

Apenas para informar alguns membros mais novos deste espaço, sempre que se pretenda + infos sobre o tempo na nossa região sempre consultar a entidade oficial e competente:

http://www.ipma.pt/pt/

Cmps.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A verdade é que já não posso com tanta chuva com o bloqueio AA a sul estamos tramados

Qual bloqueio? a Sul não é bloqueio, antes pelo contrário. :lmao:
É essa a vantagem da NAO negativa, não há bloqueio, o fluxo de Oeste tem uma AE directa às nossas latitudes. Venha mais chuva!!!

deves saber mais doque os meteorologistas, temos um bloqueio sim senhor meu amigo o Anticiclone do açores esta estacionado a sul da sua situação normal por sua vez o anticiclone polar esta para sul, pelo que ficamos no caminho de todas as frentes e a europa congela

Trata-se mesmo de um bloqueio. Só que estamos habituados a ouvir neste fórum bloqueio como estando associado a situações de bloqueio anticiclónico (e.g. as várias situações no ano passado que levaram a tanta seca).
Agora estamos numa situação de bloqueio ciclónico, onde predominam as depressões na nossa região, dando origem a este tempo constante de humidade e precipitação.


--------------------------------------------------------------------------------------


Stormy, onde foi que viste isso?

Eu andei a tarde quase toda na estrada e não vi tornados, nem ventanias de mais de 80 km/h nem granizo. O que vi foi bastante chuva, aguaceiros por vezes fortes ou períodos de chuva mais intensa.

Vamos a começar a ter um bocadinho mais de atenção nas previsões... tu falas constantemente em tornados.

Já houve condições para tornados em 1001 eventos neste País, alguns até melhor que agora.

Eu acho que o stormy causa bastante alarmismo ao alertar constantemente para tornados que nem ocorrem.

Também há condições baixas e dispersas de um meteorito semelhante ao da Rússia cair aqui. Não precisamos de constantes 'alertas'


O stormy, um excelente conhecedor destas matérias, não é bruxo. É normal que algumas coisas falhem, a meteorologia é uma ciência muito longe de exacta. Então agora, neste período da Primavera, em que se torna tudo ainda mais volátil ainda mais complicado é prever como a atmosfera se vai comportar.

A partir dos valores de shear e veering entre outros que ele certamente analisou estava lá o indício de alguma probabilidade para a formação de sistemas mesociclónicos com possibilidade de tornados.

Não ocorreu nada, olha que bom, ninguém se aleijou e não houve desgraças, felizmente.



P.S.: Agora é que vi depois de postar que tinham já colocado mais respostas
 

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
Boa noite Caro trepkos,

Sendo um membro ainda mais antigo neste fórum do que eu estou admirado de ver que possa estar a levar tudo à lettra. Conhecendo o Stormy sabemos que o entusiasmo possa por vezes trazer destas coisas, mas se reparar bem ele referiu com alguma prudência "Possibilidade ( baixa e dispersa )".

Na minha modesta opinião acho que o Stormy traz a este fórum sem dúvida muita informação técnica pertinente (mais-valia) e segundo o que percebi como não é Meteorologista Profissional logo não tem a sua disposição os meios e ferramentas necessárias/completas e como tal não pode como é obvio fazer ou oferecer o mesmo do que os previsionistas do IPMA.

O que posso dizer é que o Stormy em determinadas situações soube demonstrar uma notável competência nas suas previsões e não fica nada mal em relação a certos elementos do IM/IPMA.

Apenas para informar alguns membros mais novos deste espaço, sempre que se pretenda + infos sobre o tempo na nossa região sempre consultar a entidade oficial e competente:

http://www.ipma.pt/pt/

Cmps.
Subscrevo inteiramente este comentário e apenas digo e realço a palavra previsões e possibilidade, o Stormy se dissesse que iam estar 40 e sol é que acho que estava a delirar.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Agora, passei de cumulonimbos para super célula é agora que vou ter uma super célula. :D

Agora deu para rir :D
De facto alguns anos na Páscoa o tempo é de praia no Algarve.Mas Portugal tem uma grande variabilidade nestes meses de transição.Podemos ter 200 mm ou quase nada.
Com esta auto-estrada de depressões,o que também temos tido é mar de Inverno várias semanas seguidas,quase sem interrupção. Sexta/Sábado volta o mar bem forte com ondas superiores a 4 metros.

Se chuva é bom,de mais não o é. Mas vamos aproveitar estes dias de chuva,que quando chegar o sol melhor saberá ;)
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Isto ganha o Reply do Ano, sem dúvida. Estás aqui no fórum desde 2008 e ainda não percebeste que na Meteorologia raramente se tem 100% certeza. Ele disse "Possibilidade" e "baixa"... se vais lá para fora esperar por um tornado com uma incerteza tão grande, espero que tenhas levado uma cadeira pelo menos.

O que mais chateia no meio disto tudo é: se o stormy nem o IM tivessem dito nada sobre possibilidades de tornados e houvesse um, como que por acaso, começava tudo a reclamar que ninguém avisou de nada. O stormy fala de uma possibilidade, e aparece outro a reclamar que não viu nada e foi lá para fora esperar por um.

Boa figura que fizeste tu.

Eu continuo a gostar bastante das previsões do stormy, e este tópico é sem dúvida o que mais costumo "espiar" especialmente quando certas pessoas fazem as suas próprias previsões, e o stormy é uma dessas pessoas.
Não quer dizer que se ele disser que existe uma possibilidade baixa de nevar na serra de sintra, eu vá lá mesmo. Confio nele, mas tenho a consciência que ele pode errar nas previsões, como 100% dos meteorologistas.

Ora cá está não há certezas. E que vamos fazer? Vamos alertar aqui para tornados ainda para mais quando a memória do Algarve está fresca.

Vamos condicionar da vida das pessoas e vamos as alarmar por tornados. Olha, Portugal tem um elevado risco sísmico, especialmente Lisboa, vamos todos alertar semanalmente que há chances de haver um sismo de grande magnitude?

A questão aqui é que se trata de alarmismo. O site da protecção civil tem lá medidas de protecção contra tornados e outros fenómenos da natureza. Já tivemos tornados e voltaremos a ter com certeza, mas não é preciso estar aqui semana após semana a fazer mapas com alertas de tornados.

Esquecem-se que muita gente não registada acompanha estes seguimentos e o que o stormy diz e pode ficar bastante alarmada sem necessidade nenhuma.

Peço desculpa mas não tive sentado na rua à espera de ver tornados. Se calhar devia começar a ir tal é o fluxo de alertas.

Boa noite Caro trepkos,

Sendo um membro ainda mais antigo neste fórum do que eu estou admirado de ver que possa estar a levar tudo à lettra. Conhecendo o Stormy sabemos que o entusiasmo possa por vezes trazer destas coisas, mas se reparar bem ele referiu com alguma prudência "Possibilidade ( baixa e dispersa )".

Na minha modesta opinião acho que o Stormy traz a este fórum sem dúvida muita informação técnica pertinente (mais-valia) e segundo o que percebi como não é Meteorologista Profissional logo não tem a sua disposição os meios e ferramentas necessárias/completas e como tal não pode como é obvio fazer ou oferecer o mesmo do que os previsionistas do IPMA.

O que posso dizer é que o Stormy em determinadas situações soube demonstrar uma notável competência nas suas previsões e não fica nada mal em relação a certos elementos do IM/IPMA.

Apenas para informar alguns membros mais novos deste espaço, sempre que se pretenda + infos sobre o tempo na nossa região sempre consultar a entidade oficial e competente:

http://www.ipma.pt/pt/

Cmps.

Tem de haver mais ponderação nos alertas que se fazem, não se pode gerar alarmismo e é isso que tenho visto, semana após semana.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Por norma levo muita em conta a previsões do stormy, mas em metereologia nada é exacto.

Há factores que poderão originar determinada situação meteorologica, mas se ela se concretiza ou não, não há certezas só possibilidades.

Tb o Estofex por norma até foca inumeras vezes a possibilidade de ocorrência de tornados, e na sua maioria não se verifica, mas sempre no campo das possibilidades.