Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,608
Local
Almada
Pode-se ver nestes 2 diagramas,a diferença entre a situação para hoje e a situação há 1 ano atrás.
Hoje:

Rtavn00120130327.png

Há 1 ano:

Rtavn00120120327.png
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Pode-se ver nestes 2 diagramas,a diferença entre a situação para hoje e a situação há 1 ano atrás.
Hoje:

Rtavn00120130327.png

Há 1 ano:

Rtavn00120120327.png

De facto, no médio prazo, não parece existir qualquer mudança de padrão ao que temos tido nas últimas semanas: correntes perturbadas de oeste, muita humidade, temperaturas amenas... O Inverno agarra-se em força a Março/Abril e não parece querer dizer adeus...

Bem sei que cada um com os seus gostos e preferências mas, e olhando para essas 2 cartas, que SAUDADES de ver uma carta como essa de 2012...

Obviamente que Portugal é um país de grande variedade climática, ou não estivessemos à beira mar plantados, mas o sol é outras das nossas características, mas, para isso, é preciso AA. Onde anda ele? Não faço ideia... :shocking: Só uns dias não faria mal a ninguém :). A economia também agradecia, mais pessoas no exterior, a consumir bens e serviços (dentro do possível). :) Enfim, dias soalheiros virão, mas para já não.
 

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Haja alguém que concorde comigo finalmente!!!Já se sabe que temos que aceitar o que a Meteorologia nos dá,mas haja paciência,já chega de tanta água cair do céu.
De facto, no médio prazo, não parece existir qualquer mudança de padrão ao que temos tido nas últimas semanas: correntes perturbadas de oeste, muita humidade, temperaturas amenas... O Inverno agarra-se em força a Março/Abril e não parece querer dizer adeus...

Bem sei que cada um com os seus gostos e preferências mas, e olhando para essas 2 cartas, que SAUDADES de ver uma carta como essa de 2012...

Obviamente que Portugal é um país de grande variedade climática, ou não estivessemos à beira mar plantados, mas o sol é outras das nossas características, mas, para isso, é preciso AA. Onde anda ele? Não faço ideia... :shocking: Só uns dias não faria mal a ninguém :). A economia também agradecia, mais pessoas no exterior, a consumir bens e serviços (dentro do possível). :) Enfim, dias soalheiros virão, mas para já não.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Estamos com memoria curta?:D
Nas décadas de setenta e oitenta por vezes a chuva começava em Setembro e só parava em Maio , houve até alguns anos em que só mesmo em Julho é que não choveu , por isso está tudo dentro do normal!;)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Desculpem -me o off - tópic, mas isto parece o " muro das lamentações " .
Eu , por acaso ainda não me fartei de chuva e espero que ainda venha muita mais .
Todavia , no ano passado , tivemos um inverno sem chuva e eu não vim para aqui lamentar - me uma única vez .
Há quem diga também que o " bom tempo " é bom para a economia , mas em que é que se baseiam científicamente para afirmar isso ?

Curiosamente , os países mais ricos da Europa estão todos no Norte , onde têm chuva e frio a " montes " .

Desculpem o " off - tópic " , mas a paciência tem limites .

Vamos continuar a manter este fórum com a credibilidade que é reconhecida .
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Desculpem -me o off - tópic, mas isto parece o " muro das lamentações " .
Eu , por acaso ainda não me fartei de chuva e espero que ainda venha muita mais .
Todavia , no ano passado , tivemos um inverno sem chuva e eu não vim para aqui lamentar - me uma única vez .
Há quem diga também que o " bom tempo " é bom para a economia , mas em que é que se baseiam científicamente para afirmar isso ?

Curiosamente , os países mais ricos da Europa estão todos no Norte , onde têm chuva e frio a " montes " .

Desculpem o " off - tópic " , mas a paciência tem limites .

Vamos continuar a manter este fórum com a credibilidade que é reconhecida .

A paciência tem limites, concordo, mas isso serve para os 2 lados. Quantas e quantas vezes nos Invernos mais secos ou até mesmo no Verão este forum é um autêntico muro de lamentações? E eu respeito quem tenha uma opinião diferente da minha e pretenda muita, muita chuva, se possível o ano todo, como se fossemos um país do norte da Europa. Cada um tem direito a sua opinião. Aliás, eu iniciei o meu post com uma referência as previsões e tendências baseadas nos modelos, para os próximos tempos.

Quanto à economia, Portugal não é um país do norte da Europa, muito da sua economia vive do turismo e, no nosso caso, esse turismo será claramente feito à custa do sol, tão característico do nosso país, e não de neve e frio (ou até chuva). Quando falei em economia, referia-me a economia de turismo.

Posto isto, fim de off-topic da minha parte, apenas queria deixar (mais) claro o meu ponto de vista.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto é o seguimento de previsão do tempo e modelos - Março 2013, percorri duas páginas á procura da actualização dos modelos e o que encontrei eu, a mesma conversa da treta do dia de ontem.
O que é de mais aborrece ...

Por favor parem com o Off_Topic !
 
M

Membro excluído 274

graphe_ens4_kky7.gif


Boa noite,

Talvez se comece a desenhar a luz ao fundo do túnel, os modelos começam a mostrar um aumento substâncial da pressão atmosférica por mares açorianos, o tão odiado e agora desejado AA poderá voltar à "sua casa", mas tudo isto já bem entrados em Abril! Até lá a chuva promete continuar!
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Isto é o seguimento de previsão do tempo e modelos - Março 2013, percorri duas páginas á procura da actualização dos modelos e o que encontrei eu, a mesma conversa da treta do dia de ontem.
O que é de mais aborrece ...

Por favor parem com o Off_Topic !

Boa tarde Caro Aurélio,

Tens razão a mesma conversa de sempre (Quando chove, chove, quando não chove não chove, sempre a baterem na mesma tecla do piano BONTEMPI!!!).

Focalizando-me apenas neste tópico, diria que não vejo atualmente nos principais modelos mudança imediata de padrão. Alias o Reino Unido por exemplo é muito capaz de bater recordes de frio para esta altura do ano.

Por exemplo o ECMWF (12Z) também mostra temperaturas bem baixas para o dia 6 de Abril nos 850hPa em França (Apenas a ilha da Córsega com iso 0/+1 e o território Francês a levar entre -3 e -7 nos 850 hPa. :thumbsup: :surprise:

Na minha opinião acho que para mudança notável de padrão teríamos que ver o sistema de Baixas pressões no Artíco a enfraquecer, o VP (Vórtice Polar) a recompor-se, o Jet-Stream a subir gradualmente de latitude, a dorsal Açoriana também a subir.

Continuamos com estas condições a levar com a passagem sucessivas de frentes vindas do Altântico com bastante águal precipitável principalmente nesta zona do Minho e duma forma geral com temperaturas amenas.

Cmps.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Pronto mudem-se todos para a zona mais pluviosa do planeta, esta chuva já não faz nada os terrenos e barragens estão saturados tentem plantar alguma coisa agora e lembrem-se disso quando o pão e outras coisas aumentarem como se diz desde o inicio dos tempos o que é demais é molestia
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Pronto mudem-se todos para a zona mais pluviosa do planeta, esta chuva já não faz nada os terrenos e barragens estão saturados tentem plantar alguma coisa agora e lembrem-se disso quando o pão e outras coisas aumentarem como se diz desde o inicio dos tempos o que é demais é molestia

e continuam -.-
deves achar bem melhor a seca que houve o ano passado...

on topic: o ipma já colocou previsao especial da pascoa
continente:
Devido à passagem de sucessivas superfícies frontais, prevê-se a ocorrência de precipitação, que será forte nos dias 29, em especial nas regiões Norte e Centro até ao fim da manhã, e a partir da tarde de domingo, prolongando-se até ao meio da manhã de segunda-feira. A neve deverá cair na Serra da Estrela, essencialmente nos seus pontos mais altos. Esta precipitação mais intensa será acompanhada de vento forte com rajadas, em especial no litoral oeste e nas terras altas. A temperatura do ar não registará variações significativas.

açores:
Uma depressão muito cavada centrada a noroeste do grupo Ocidental, com deslocamento para leste e com um sistema frontal associado, deverá condicionar o estado do tempo em toda região nos próximos dias, provocando um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima, sendo de esperar ondas até 8 metros no grupo ocidental. Desta forma, para amanhã dia 28 de Março, prevê-se precipitação em todas as ilhas, em especial no grupo Oriental no período da madrugada e manhã. O vento soprará de sudoeste muito fresco a FORTE com rajadas que poderão atingir os 95 km/h mas ilhas Flores e Corvo e 80km/h nas restantes ilhas. No que respeita à agitação marítima, são esperadas ondas de oeste com 6 a 8 metros.
Para a sexta-feira santa 29 e sábado 30 prevê-se uma melhoria significativa das condições meteorológicas, prevendo-se boas abertas para todo o arquipélago. Para domingo de Páscoa prevê-se um novo agravamento do estado do tempo, com precipitação durante a madrugada, mas melhorando durante o dia.

madeira:
Um anticiclone localizado na região das Canárias, praticamente estacionário e com pequenas variações na sua intensidade, dará origem, essencialmente, a nebulosidade. No dia 31, o enfraquecimento do referido anticiclone, permite a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, com ocorrência de períodos de chuva a partir da tarde, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes. Neste dia, haverá uma intensificação temporária do vento, em especial nas zonas montanhosas. A temperatura do ar não registará variações significativas.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
e continuam -.-
deves achar bem melhor a seca que houve o ano passado...

on topic: o ipma já colocou previsao especial da pascoa
continente:
Devido à passagem de sucessivas superfícies frontais, prevê-se a ocorrência de precipitação, que será forte nos dias 29, em especial nas regiões Norte e Centro até ao fim da manhã, e a partir da tarde de domingo, prolongando-se até ao meio da manhã de segunda-feira. A neve deverá cair na Serra da Estrela, essencialmente nos seus pontos mais altos. Esta precipitação mais intensa será acompanhada de vento forte com rajadas, em especial no litoral oeste e nas terras altas. A temperatura do ar não registará variações significativas.

açores:
Uma depressão muito cavada centrada a noroeste do grupo Ocidental, com deslocamento para leste e com um sistema frontal associado, deverá condicionar o estado do tempo em toda região nos próximos dias, provocando um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima, sendo de esperar ondas até 8 metros no grupo ocidental. Desta forma, para amanhã dia 28 de Março, prevê-se precipitação em todas as ilhas, em especial no grupo Oriental no período da madrugada e manhã. O vento soprará de sudoeste muito fresco a FORTE com rajadas que poderão atingir os 95 km/h mas ilhas Flores e Corvo e 80km/h nas restantes ilhas. No que respeita à agitação marítima, são esperadas ondas de oeste com 6 a 8 metros.
Para a sexta-feira santa 29 e sábado 30 prevê-se uma melhoria significativa das condições meteorológicas, prevendo-se boas abertas para todo o arquipélago. Para domingo de Páscoa prevê-se um novo agravamento do estado do tempo, com precipitação durante a madrugada, mas melhorando durante o dia.

madeira:
Um anticiclone localizado na região das Canárias, praticamente estacionário e com pequenas variações na sua intensidade, dará origem, essencialmente, a nebulosidade. No dia 31, o enfraquecimento do referido anticiclone, permite a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, com ocorrência de períodos de chuva a partir da tarde, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes. Neste dia, haverá uma intensificação temporária do vento, em especial nas zonas montanhosas. A temperatura do ar não registará variações significativas.


Boa tarde Caro Colega,

Obrigado por colocar os comunicados oficiais do IPMA (PREVISÃO ESPECIAL PÁSCOA).

Em relação ao OFF-Topic acho que já começa seriamente a incomodar todos os colegas que gostam mesmo deste tópico em particular!!!

Cmps.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Pronto mudem-se todos para a zona mais pluviosa do planeta, esta chuva já não faz nada os terrenos e barragens estão saturados tentem plantar alguma coisa agora e lembrem-se disso quando o pão e outras coisas aumentarem como se diz desde o inicio dos tempos o que é demais é molestia


JÁ PARAVAS NÃO?

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Pelo menos esta semana o padrão mantem-se....Sexta e Sábado vai piorar..a partir de Segunda parece-me tudo muito confuso, mas dá a entender que o padrão mantem-se.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
6 de abril parece marcar o ponto final no período chuvoso. Uma cunha anticiclonica quebrará a sucessão de sistemas frontais.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
6 de abril parece marcar o ponto final no período chuvoso. Uma cunha anticiclonica quebrará a sucessão de sistemas frontais.

É verdade quer olhando á media do ensemble do GFS (apesar das divergências ainda existentes, mas com cada vez menos membros abaixo da média), quer olhando á operacional do ECM, existe uma tendência clara para mudança de padrão para essa altura.

Assim sendo parece que entre o final do dia de amanhã e a madrugada/manhã de Sexta Feira teremos precipitação forte na região Norte e Centro, essencialmente acima do Mondego ..
No Sábado um dia mais calmo apenas com alguns aguaceiros mais a norte e centro.
No domingo uma situação mais instável com chuva mais persistente a sul, e mais forte a norte e centro novamente, mantendo-se os aguaceiros na segunda e terça e depois a aproximação e passagem rápida de uma depressão cavada a oeste de Portugal dará novamente precipitação de intensidade ainda desconhecida !