Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
Parece que para o dia 2 e 3 de Abril os modelos GFS e ECMWF estão a indicar algo de interessante, (agora um pouco menos pois já estamos com este tempo simpático à algum tempo mas se fosse noutras alturas seria um evento interessante)
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia caros colegas....uma ajudinha please!
Esta semana tem sido uma desgraça, visto que trabalho na área do Turismo e aqui em Braga a Semana Santa é uma época muito importante para mim. Básicamente não faturei nada tirando ontem que durante parte do dia não :rain: .

Estive a ver os modelos e parece-me que amanhã vai haver tréguas aqui em Braga, mas gostaria que voçês dessem a uma opinião já que ha pessoal mais experiente, nem que seja em mensagem privada! Não costumo a fazer isso mas este Inverno tem me matado e aliado a crise ando de rastos :angry: . O que vale é que sou optimista.

OBRIGADO
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013
Bom dia caros colegas....uma ajudinha please!
Esta semana tem sido uma desgraça, visto que trabalho na área do Turismo e aqui em Braga a Semana Santa é uma época muito importante para mim. Básicamente não faturei nada tirando ontem que durante parte do dia não .

Estive a ver os modelos e parece-me que amanhã vai haver tréguas aqui em Braga, mas gostaria que voçês dessem a uma opinião já que ha pessoal mais experiente, nem que seja em mensagem privada! Não costumo a fazer isso mas este Inverno tem me matado e aliado a crise ando de rastos . O que vale é que sou optimista.

OBRIGADO

Penso que mesmo com um alívio não serão de descartar aguaceiros.. :D
______________________________________

Bem pelo que parece (no satélite), nas próximas horas a chuva tende a abrandar e parece que vamos ter uma bela pausa na chuva.. :p
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Bom dia caros colegas....uma ajudinha please!
Esta semana tem sido uma desgraça, visto que trabalho na área do Turismo e aqui em Braga a Semana Santa é uma época muito importante para mim. Básicamente não faturei nada tirando ontem que durante parte do dia não :rain: .

Estive a ver os modelos e parece-me que amanhã vai haver tréguas aqui em Braga, mas gostaria que voçês dessem a uma opinião já que ha pessoal mais experiente, nem que seja em mensagem privada! Não costumo a fazer isso mas este Inverno tem me matado e aliado a crise ando de rastos :angry: . O que vale é que sou optimista.

OBRIGADO
Amanhã vais ter chuviscos ou chuva fraca, até á hipotese de nem existir( refiro-me a partir das 9 horas da manhã até ás 24 horas)
Quanto a domingo vai chover bastante, por isso o Sábado é o dia melhor.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
CptRena
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Agora vem a lotaria, com os aguaceiros :D

Mesmo assim acho que não vamos ter sorte... parece que não se irá formar nada de especial hoje à tarde em todo o território.. :unsure:
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Mesmo assim acho que não vamos ter sorte... parece que não se irá formar nada de especial hoje à tarde em todo o território.. :unsure:

Continente

Previsão para 6ª feira, 29.março.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro
em especial até meio da tarde.
Possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial
nas regiões Norte e Centro.
Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela para o
final do dia.
Vento moderado (15 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado a
forte (30 a 40 km/h) e com rajadas da ordem de 70 km/h até ao
meio da tarde no litoral a norte do Cabo de Sines, rodando para
oeste. Nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro,
o vento soprará forte a muito forte (50 a 65 km/h) de oeste, com
rajadas da ordem de 95 km/h até ao fim da tarde.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Teles
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Previsão para 6ª feira, 29.março.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro
em especial até meio da tarde.
Possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial
nas regiões Norte e Centro.
Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela para o
final do dia.
Vento moderado (15 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado a
forte (30 a 40 km/h) e com rajadas da ordem de 70 km/h até ao
meio da tarde no litoral a norte do Cabo de Sines, rodando para
oeste. Nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro,
o vento soprará forte a muito forte (50 a 65 km/h) de oeste, com
rajadas da ordem de 95 km/h até ao fim da tarde.


Mesmo assim, pelo satélite, não vejo nuvens que nos possam afectar nas próximas horas (apenas nublado e vento que pode ser forte). :intrigante:
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Mesmo assim, pelo satélite, não vejo nuvens que nos possam afectar nas próximas horas (apenas nublado e vento que pode ser forte). :intrigante:

Não precisas de estar a vê-las, pois a convecção é mesmo assim de uma hora para a outra puff, aparece umas células!;)
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Freamunde!Allez
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Não precisas de estar a vê-las, pois a convecção é mesmo assim de uma hora para a outra puff, aparece umas células!

Pensei que fosse tudo mais linear e previsível.. :D
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bom dia caros colegas....uma ajudinha please!
Esta semana tem sido uma desgraça, visto que trabalho na área do Turismo e aqui em Braga a Semana Santa é uma época muito importante para mim. Básicamente não faturei nada tirando ontem que durante parte do dia não :rain: .

Estive a ver os modelos e parece-me que amanhã vai haver tréguas aqui em Braga, mas gostaria que voçês dessem a uma opinião já que ha pessoal mais experiente, nem que seja em mensagem privada! Não costumo a fazer isso mas este Inverno tem me matado e aliado a crise ando de rastos :angry: . O que vale é que sou optimista.

OBRIGADO

Boas tardes.

De facto, os próximos dias continuarão a ser marcados por alguma instabilidade, tempo húmido e aguaceiros. Atendendo ao que os principais modelos nos dizem, a próxima semana parece que seguirá o mesmo caminho...

Aqui está um pequeno exemplo de que a economia de turismo não é aquilo que faz um país sobreviver, como é óbvio, mas é MUITO importante num país como o nosso, cujo turismo (interno e externo) vive essencialmente do sol, e especialmente nos tempos que correm.

No entanto, e ainda a umas longas 200 horas, os ensembles parecem querer já coneçar a modelar uma mudança de padrão, com a subida da dorsal atlântica para o Atlântico leste, com tempo mais seco. Seria inevitável, tal como o Stormy referiu.

Portanto, caro amigo :), melhores dias virão nesse aspecto. O Inverno terá obrigatoriamente os seus dias contados (o que não significa que não venha mais chuva, obviamente).
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Realmente é de notar que a 200h os principais modelos mostram uma alteração de situação meteo.
Temos de ter isso em mente mas não nos podemos esquecer que os modelos tem tendência para mostrar o que é "normal".

Cá por mim acho possível uma mudança de padrão antes de meados de abril.
Acredito que o próximo fim de semana 6/7 de Abril será já diferente.

Claro que ninguém põe a "cabeça no cepo" mas penso que a concordância de modelos + rafiação solar leva a intuir isso.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Laranja
... trovoadas fortes


As trovoadas fortes resumiram-se a isto, uma mão cheia de nada:

f04LTzu.gif







Entretanto agora as coisas acalmam, no Domingo de Páscoa regressa a chuva ao continente:

PskgqBg.gif
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Parece que de hoje a 8 dias regressa a Nortada :p

NR9lUy0.png