Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014



PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Os modelos apos as 70h-80h andam tão instáveis, aquela cut-off é imprevisível so mesmo acima do acontecimento poderemos ver o que poderá acontecer. Vamos ver se a cut-off não prega uma partidinha de carnaval, situação para ir acompanhando.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa tarde ,

Parece que a partir de amanha o anticiclone vai instalar - se sobre nos e com uns dias de sol , que , comparando com outros anos , ate pode ser prolongado ( atencao que isto e uma mera suposicao da minha parte ) .

E da maneira que corto a relva em minha casa , ja parece uma selva .

E a primavera a instalar - se , e uma estacao bonita !

Mas atencao aos mais distraidos :
Estamos a iniciar a primavera , nao estamos a iniciar o verao , mais dia menos dia a chuva e algum frio hao - de regressar .
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom meus caros, quanto ao tempo é muito simples ou teremos aguaceiros e trovoadas ou então tempo claramente de Primavera, com temperaturas acima dos 20ºC podendo chegar aos 25 ºC em alguns locais especialmente mais para o final da semana.

Relativamente ao padrão previsto parece que a zonal vai mesmo terminar e as altas pressões vão deslocar o seu núcleo para o centro ou norte da Europa, e isso abrirá caminho para a possibilidade de se formarem cut-offs, e caso não existam então teremos tempo quente por aqui, para se mudar o guarda-roupa !
 
  • Gosto
Reactions: supercell

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Boa Noite

Até ao fim de semana temos a aproximação do anticiclone que se ira estender até ao centro de França que trará sol e temperaturas um pouco mais altas situação que a mim parece-me temporária com a aproximação de uma depressão no Domingo que poderá trazer alguma instabilidade uma situação distante ainda a acompanhar.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
http://www.youtube.com/watch?v=JMD5PRqydqY&feature=youtu.be
Excelente! Continue!

Muito obrigado ;)

Assim o farei e me empenharei para continuar a fundamentar bem o que digo e explico para tentar não divagar muito. É uma forma de também informar os outros indicando as fontes que levam a tal análise e consequente informação.

Estou aberto e ficarei contente por criticas que sejam construtivas e fundamentadas. Só essas me farão crescer, melhorando.:thumbsup:
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
http://www.youtube.com/watch?v=JMD5PRqydqY&feature=youtu.be


Muito obrigado ;)

Assim o farei e me empenharei para continuar a fundamentar bem o que digo e explico para tentar não divagar muito. É uma forma de também informar os outros indicando as fontes que levam a tal análise e consequente informação.

Estou aberto e ficarei contente por criticas que sejam construtivas e fundamentadas. Só essas me farão crescer, melhorando.:thumbsup:

Excelente trabalho e video !Parabéns!!!!



A saída do GFS 18z prevê a possível Cut-off para nosso território lá para meados março. Esperemos que sim para que a subida de temperatura que aí vem não seja muito elevada para época do ano
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Excelente trabalho e video !Parabéns!!!!



A saída do GFS 18z prevê a possível Cut-off para nosso território lá para meados março. Esperemos que sim para que a subida de temperatura que aí vem não seja muito elevada para época do ano

Sim, também detectei isso e percebe-se nas cartas na cota 850Mb e Geopoencial, mas como o prazo é ainda algum, preferi não especular. Pretendo ser conciso na informação, para também poder chegar ao maior número de pessoas, algumas dessas com menos formação nesta área e que possam compreender o mais importante.

Podia dizer ou até analisar muito mais, mas o vídeo fica muito longo e deverão haver pessoas que ao reparem no tempo do vídeo pensarão que será uma seca e nem chegam a abri-lo (eheh) :D

Muito obrigado pelo reconhecimento. Continuarei o trabalho e continuarei a publica-lo.
Bem hajam
 
  • Gosto
Reactions: INFANTE

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Gostaria imenso de ver uma previsão para a Primavera 2014 que está mesmo quase a chegar. Quem arrisca?

A minha previsão é que a primeira metade de março será com sol e temperaturas médias na ordem dos 20 graus.
A segunda metade de março será já com cut-offs o que fará com que a temperatura desça um pouco.
O mês de abril penso que será mais chuvoso do que o mês de março....
Atenção!!! são apenas as minhas previsões---- espero acertar....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece andaremos ao sol e parece que esta primeira quizena será bem quentinha face áquilo que é normal, claro que pequenas oscilações podem ditar variações de temperatura para mais ou menos 2/3 º c

Olhando aos modelos e comparando com aquilo que as sazonais indicavam este mês pode muito bem vir a ser bastante seco e quente (face ao normal). Contudo como estamos em Março poderemos ter grandes oscilações naquilo que os modelos prespetivam !

...........

Quanto á Previsão da Primavera eu pessoalmente aposto num Março seco e quente (face ao normal), um Abril mais frio e precipitação na normal, e um Maio seco e bem quente !