Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por MSantos 1 Mar 2014 às 01:53.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas noites..

    Para a noite de amanhã e madrugada de 3a um cenário bastante interessante ao nivel da actividade convectiva em especial na região SW.

    Analise/Sinoptica


    Em altura mantem-se um campo de baixo geopotencial a oeste, enquanto a SE, uma dorsal reforça-se entre Marrocos e Espanha.
    Entre os dois, um jet intensifica-se com até 80-95kts aos 300hpa e 50-70kts aos 500hpa.

    Á superficie, uma depressão em cavamento encontra-se entre a RAA e a PI, com uma pluma de dewpoint perto a 14-15ºC a subir até proximo do Algarve.

    Uma frente fria avança lentamente de oeste e começa a afectar PT continental,interagindo com a plumade maiores dewpoints, a partir da madrugada de 3a.

    Em termos termodinamicos, espera-se que a advecção quente no sector quente e depois junto á convergencia pré frontal, em conjunto com o ar relativamente frio em altura crie uns 500-1000J/Kg de CAPE, com mais probabilidade de CAPE´s altos na região SW, onde há um melhor overlay entre o maximo de dewpoint á sfc e o ar frio em altura ( isoterma -20ºC aos 500hpa).

    O forte fluxo nos niveis altos e médios, assim como a intensificação do Low level jet ( 950-850hpa) ao se aproximar a convergencia pré frontal, deverão criar shear moderado a forte com algum caracter rotacional/helicidade.

    Tambem o forçamento dinamico será bastante decente, nomeadamente por convegencia/frontogenese á sfc e nos niveis médios, e em menor grau por alguma divergencia em altura devido a advecção de vorticidade.

    Neste ambiente espera-se o desenvolvimento de convecção bem organizada, provavelmente em linhas, mas com chances de algumas supercelulas discretas.
    É de esperar precipitação excessiva, por vezes acompanhada de granizo, rajadas e em menor grau um ou outro tornado...as condições parecem especialmente favoraveis em partes do litoral centro e SW.

    Para o interior, o arrefecimento nocturno limitará bastante o CAPE, pelo que a convecção será mais fraca e de base alta com risco especialmente de precipitação excessiva, granizo e em menor grau rajadas.

    [​IMG]


    Cinzento
    - Aguaceiros/possibilidade de trovoada

    Amarelo
    - Aguaceiros/possibilidade de trovoada
    - Precipitação excessiva
    - Granizo
    - Rajadas

    Laranja
    - Aguaceiros/possibilidade de trovoada
    - Precipitação excessiva
    - Granizo
    - Rajadas
    -Tornado/Tromba
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
    Precipitação prevista em 3h - Terça-feira 12H :surprise::surprise:
    [​IMG]
     
    CptRena, VimDePantufas e MIGUEL_DKs gostaram disto.
  3. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,431
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Começamos a entrar no período mais activo.

    O sector quente agora a entrar pelo litoral a Sul de Lisboa tem células convectivas interessantes e alguma actividade elétrica, e além de afectar estas regiões nas próximas horas, poderá durante a tarde disparar algumas células mais intensas também no interior durante o período mais quente da tarde.

    E depois a superfície frontal fria durante a madrugada promete ser bastante interessante, mais uma vez em particular na metade Sul. Pelo menos atendendo aos outputs apresentados por diversos modelos. Claro contando com alguns exageros de alguns mesoscalas, como normal... Mas mesmo assim, os acumulados apontados por um global como o GFS até às 24h de amanhã (3ª-feira) são bastante importantes.

    [​IMG]

    E dada a natureza convectiva do evento, localmente poderiam ser maiores, mas também naturalmente muito mais escassos, sempre alguma lotaria...

    Em relação à frente fria da madrugada que vem, parece ter um deslocamento relativamente lento, o que potencia a manutenção de instabilidade durante bastantes horas, e maiores acumulados de precipitação, e alguns modelos sugerem a sua intensificação no período da manhã no Sul, com algum potencial para acumulados muito altos no Sul do país... A acompanhar...

    Mas que existe muita instabilidade e muita água disponível para precipitar, isso não há dúvida.
     
    Thomar, jonas_87, CptRena e 5 outras pessoas gostaram disto.
  4. MicaMito

    MicaMito
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    21 Out 2013
    Mensagens:
    242
    Local:
    Catarruchos: Montemor-o-velho
    Boas! no meio disto tudo são esperados algums eventos de vento/rajadas extremas?:rain:
     
  5. MIGUEL_DKs

    MIGUEL_DKs
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    21 Out 2012
    Mensagens:
    491
    Local:
    Torres Vedras
    Tal como o stormy referiu poderá ocorrer fenómenos extremos de forma localizada tais como tornados/trombas.
    Agora também vai depender se o local onde estamos vai levar directamente com as células mais perigosas em cima.
     
  6. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,431
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Em termos mais gerais, e em especial na passagem da frente fria, pode-se esperar rajadas aproximadamente na ordem dos 70-80 km/h, isto em condições mais "normais" digamos.

    [​IMG]

    Mas como já foi dito, claro que na eventualidade de algum fenómeno convectivo mais severo há sempre chance de downbursts ou outros eventos localizados associados com ventos muito superiores, mas aí claro, não se farão previsões de valores concretos, são condições mais "anormais", e naturalmente sem qualquer certeza de ocorrerem ou não.
     
  7. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    :::::::2f1930----4f00h::::::::


    Na sequencia da previsão colocada esta madrugada para a próxima noite, coloco um polígono de nowcasting na a região SW por precipitação excessiva, granizo, rajadas e tromba/tornado.

    O Poligono de nowcasting abrange áreas onde as condições favorecem risco alto/eminente de convecção severa.


    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas tardes..

    Para o dia de amanhã, após uma madrugada de condições particularmente favoráveis no litoral centro e sul, a convecção deverá avançar lentamente para o interior.

    Sinóptica/Análise

    Manteem-se um conjunto de perturbações troposféricas a afectar PT continental, gerando instabilidade e forçamento dinâmico.

    Á superfície uma frente fria descaracteriza-se e evolui para leste assumindo um caracter de wind shift line ( linha de convergencia).
    Uma massa de ar mais húmido encontra-se a SE da linha, sendo empurrada desde S/SSE por um forte low/mid level jet ( 30-50kts de vento aos 950-850hpa).

    Em altura ar mais quente afecta o extremo SE, proveniente de uma dorsal centrada entre Marrocos e a Argélia...isto poderá limitar um pouco a instabilidade no extremo SE.
    No resto do pais, uma massa de ar mais frio em altura ( >-20ºC aos 500hpa) deverá favorecer perfis instáveis com até 500-800J/Kg de CAPE.

    Entre o ar mais quente a SE/E e o ar mais frio a W/NW, um forte jet de níveis altos coloca-se sobre PT continental, gerando shear razoavel ( DLS 35-45kts).

    Assim espera-se que surja convecção robusta em especial na metade sul, á frente da linha de convergência.
    É de referir que a margem de convergência deverá aumentar a sua actividade durante o período devido á interacção com uma pequena short wave em altura e um novo influxo de ar quente á superfície.
    É portanto de esperar que esta ondule gerando vários segmentos convectivos/squall lines, que dado o forte fluxo troposférico, deverão ser capazes de gerar rajadas severas, e também, dada a humidade disponível e o CAPE/forçamento , precipitação excessiva e granizo.

    Á frente da squall line, poderão surgir células discretas, especialmente no interior Alentejano e a partir das 12h.
    Qualquer célula que surja beneficiará de perfis de shear bem organizados e rotacionais, favoráveis ao desenvolvimento de supercélulas com um risco claro de tornados, precipitação excessiva, granizo e rajadas severas por vezes superiores a 100km.h.

    Por estes motivos coloco um nível moderado para o Sul, excepto SE onde poderá haver alguma limitação ao nível do CAPE.

    No vale do Tejo e Litoral centro, um nível amarelo permanece já que a área de maior actividade deverá estar a sair da região precisamente pelas 9-11h...e poderá surgir alguma actividade ainda pontualmente organizada.

    Durante a tarde, o fluxo de SW deverá continuar a injectar alguma energia, pelo que deverá surgir mais actividade...ar mais frio em altura e algum shear na periferia do jet max deverá colocar ainda um risco marginal de granizo e precipitação excessiva.

    [​IMG]

    Cinzento
    - Aguaceiros/Possibilidade de trovoada

    Amarelo
    - Aguaceiros/Possibilidade de trovoada
    - Precipitação pontualmente excessiva
    - Granizo
    - Rajadas

    Laranja
    - Aguaceiros/Possibilidade de trovoada
    - Precipitação pontualmente excessiva
    - Granizo
    - Rajadas
    - Tornado
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,195
    Local:
    Olhão (24 m)
    Stormy, não gostas do pessoal do Sotavento Algarvio, é que as tuas previsões só colocas amarelo e os teus polígonos deixas sempre de fora ai ai. :angry::D

    Olhando aos modelos, diria que o Arome falhou redondamente nem colocava chuva no Sotavento, :lmao: já o Aladdin teve mais certinho mas mesmo assim errou pelo menos de manhã, à tarde acertou mais ou menos, já o Hirlam acertou na muge como é hábito deste modelo. Amanhã, o Hirlam mostra a frente bastante estática no Barlavento durante várias horas, faz lembrar-me o dia do tornado em Lagoa não sei porquê mas faz lembrar-me. :unsure:

    Já os modelos globais, o ECM teve excelente até agora, o GFS mesmo na última run falha no timing.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Manditu e luky gostaram disto.
  10. panda

    panda
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    27 Nov 2010
    Mensagens:
    2,089
    Local:
    Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. ipinto

    ipinto
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    17 Nov 2012
    Mensagens:
    125
    Local:
    Campanha - Porto

Partilhar esta Página