Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Parece andaremos ao sol e parece que esta primeira quizena será bem quentinha face áquilo que é normal, claro que pequenas oscilações podem ditar variações de temperatura para mais ou menos 2/3 º c

Olhando aos modelos e comparando com aquilo que as sazonais indicavam este mês pode muito bem vir a ser bastante seco e quente (face ao normal). Contudo como estamos em Março poderemos ter grandes oscilações naquilo que os modelos prespetivam !

...........

Quanto á Previsão da Primavera eu pessoalmente aposto num Março seco e quente (face ao normal), um Abril mais frio e precipitação na normal, e um Maio seco e bem quente !

O mês de Março tem 31 dias estamos no dia 6 cuidado com a últimos dias do mês.
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,316
Local
Fajarda - Coruche(57m)
eu sinceramente já não acredito nas previsões sazonais, já me ouvi dizer que era seco, já ouvi dizer que era chuvoso (acima da media , menos no baixo alentejo, que era normal, e no algarve que era abaixo da media), também já disseram que podia ser interessante de trovoadas a primavera em geral e uns diziam que não era nada de jeito, eu sinceramente, só já acredito quando estiver no próprio mês
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Tal como prometido, segue mais um.
Este ficou um pouco longo, pois apresento mais mapas e constato que realmente a as explicações levam o seu tempo. Mas não consegui ser mais conciso e penso que o importante é mesmo informar. Aqui vai:

 
Editado por um moderador:

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Tal como prometido, segue mais um.
Este ficou um pouco longo, pois apresento mais mapas e constato que realmente a as explicações levam o seu tempo. Mas não consegui ser mais conciso e penso que o importante é mesmo informar. Aqui vai:

Também gosto de estas descrições, simples e compreensíveis a todos. :thumbsup:

Num caso de sistemas mais complexos já não concordo com este tipo de descritivos.
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nos proximos dias teremos um cavado a entrar pelo Atlantico E, que interagirá com uma depressão de niveis altos entre Cabo Verde e as Canárias.

Domingo,
a depressão de niveis altos orbitará a perturbação polar ( mais forte ) e degenerará numa onda/short wave em altura.

No entanto, a circulação da antiga depressão deverá transportar uma boa quantidade de humidade tropical até á Penisula, nomeadamente nos niveis médios e altos ( >800-700hpa).

dMF04W6.png



A interacção entre o ar humido em altura e a short wave deverá gerar alguma instabilidade na média e alta troposfera.

Á superficie, uma mistura de ar saariano e atlantico não deverá conter humidade suficiente, nem a insolação deverá conseguir aquecer esta camada de ar de modo a gerar instabilidade significativa de base á superficie.

Entre estas duas camadas, aos 700hpa uma area de convergencia/frente quente/levantamento isentropico deverá por um lado estimular subsidencia na camada mais seca e baixa, e estimular movimentos convectivos/ascendentes na camada tropical.

Sendo assim o dia deverá ser dominado por nuvens médias e altas, com aguaceiros...não se pode descartar alguma actividade electrica em especial no litoral SW, onde se espera que haja mais influencia tanto da short wave em altura como da pluma de ar humido e da região de convergencia aos 700hpa, que em conjunto poderão gerar uma linha de células de base alta com capacidade de gerar um aguaceiro pontualmente moderado e algumas descargas pontuais.

Em termos dinamicos os perfis de shear são fracos e caóticos, e não haverá forçamento dinamico suficiente sobre o ar humido em altura para colocar um risco de precipitação excessiva, pelo que se espera convecção pontual e não severa.

zCgJTnm.png


Cinzento
- Aguaceiros, possibilidade baixa de trovoada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Caso chova será uma sorte no dia de amanhã e começo a suspeitar que este mês possa terminar a zeros, mesmo que hoje esteja apenas a dia 8 mas o panorama parece ser bastante anticiclónico, mas claro pode sempre surgir alguma cut-off com expressão em altura, mas o panorama geral parece ser claramente este.

Este ventinho de leste está a secar tudo, num ápice a terra está endurecendo que é uma coisa doida, as ervas estão a ficar amarelas, e a raiz começa a ficar castanha.

Estou farto de anos sem Inverno, espero que esta Primavera ainda possa trazer algo de interessante, mas não sei não ....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Lol anos sem inverno, fala ai pela tua zona, que por aqui o inverno foi rigoroso ;)

Se eu digo "estou farto" refiro-me á 1ª pessoa do singular, portanto refiro-me a mim, se me refiro a mim, obviamente é á zona onde moro neste caso o Algarve.

Podiamos analisar os Invernos (Dezembro/Janeiro/Fevereiro) mas não é esse o tema deste tópico ...
 
  • Gosto
Reactions: Costa e CptRena

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Caso chova será uma sorte no dia de amanhã e começo a suspeitar que este mês possa terminar a zeros, mesmo que hoje esteja apenas a dia 8 mas o panorama parece ser bastante anticiclónico, mas claro pode sempre surgir alguma cut-off com expressão em altura, mas o panorama geral parece ser claramente este.

Este ventinho de leste está a secar tudo, num ápice a terra está endurecendo que é uma coisa doida, as ervas estão a ficar amarelas, e a raiz começa a ficar castanha.

Estou farto de anos sem Inverno, espero que esta Primavera ainda possa trazer algo de interessante, mas não sei não ....

Há algumas hipóteses de cut-off no ar...se bem que do 8 ao 80 a diferença é pouca nestes casos. Com um bocado de sorte ainda levamos com o AA o mês todo e não será preciso muito. Por outro lado se tivermos uma cut-off como vê o GFS na run das 00h, até podemos ter 100mm ou mais;)
É um tiro no escuro mas sinceramente inclino-me mais para um cenário seco. Perdemos o comboio no Inverno e agora se aparece ou não outro horário é esperar para ver.
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Se eu digo "estou farto" refiro-me á 1ª pessoa do singular, portanto refiro-me a mim, se me refiro a mim, obviamente é á zona onde moro neste caso o Algarve.

Podiamos analisar os Invernos (Dezembro/Janeiro/Fevereiro) mas não é esse o tema deste tópico ...

Aconselho te a abrir um topico " Os tristes invernos ca pelo Algarve" , que neste topico de previsoes as tuas mensagens sao pagina sim pagina sim a chorares porque nao chove ai na tua terra, nao temos que levar com os teus desgostos. :lol:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
Aconselho te a abrir um topico " Os tristes invernos ca pelo Algarve" , que neste topico de previsoes as tuas mensagens sao pagina sim pagina sim a chorares porque nao chove ai na tua terra, nao temos que levar com os teus desgostos. :lol:

Tanto o comentário de ontem como o de hoje não trazes nada de novo ao tópico, se queres começar com guerrinhas que nada abona em favor deste tópico como do fórum é lá contigo. 2 posts em que disseste 0 sobre o tema do tópico já é hora de falarmos mais sobre o que dizem os modelos do que andar a picar uns aos outros. Haja paciência!

Quanto aos modelos, a semana será marcada com alguma nebulosidade essencialmente alta, a temperatura não vai sofrer grandes alterações, por isso, será mais uma semana muito calma e tranquila em termos meteorológicos.
 
  • Gosto
Reactions: Costa e Aurélio

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Eu não quero alimentar nenhum conflito, nem quero julgar nada nem ninguém até porque não tenho esse direito.:)
Mas penso que os posts do Aurélio têm sempre algum carácter científico, ou pelo menos referem-se a previsões. Penso também que os nossos pareceres neste tópico não deveriam ser tão sisudos, afinal o que se faz aqui é meteorologia amadora e não previsões oficiais, deveria ser um espaço mais liberal ,e não é que não seja, mas parece que há determinados momentos em que existem pessoas que andam aqui sempre com ''três pedras na mão'' à espera que alguém diga algum disparate ou se engane a dizer alguma coisa. Não vejo qual é o problema de se partilhar de vez em quando as nossas preferências do estado do tempo, desde que esses mesmos posts tenham algum conteúdo relacionado com as especificidades deste tópico.

Peço desculpa se acham que não devia ter escrito isto, se a Administração entender, que elimine o post, até porque compreendo que não se enquadre no tema do tópico, foi só um pequeno desabafo...:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom, nem me vou dar ao trabalho a responder a provocações de pessoas que pouco contribuem para o Forum .....

Indo ao que interessa e olhando muito resumidamente aos modelos até porque não há muito a dizer, vamos continuar com um padrão de tempo anticiclónico pelo menos nos proximos 10 dias, com temperaturas bastante agradáveis para o mês de Março, sendo que por aqui vamos continuar com o processo de secagem rápida, com bastante vento de leste que retirarão a humidade toda á terra.

A norte e centro com uma parte do dia com ventos de leste também vão existir dias com bastante sol e porventura é possivel até que as temperaturas sejam superiores face ao interior.

Apesar deste padrão anticiclónico é bastante provável que em alguns dias possam surgir algum aguaceiro e trovoada isolado no interior do país.

é basicamente este o tempo que teremos ....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Bom, nem me vou dar ao trabalho a responder a provocações de pessoas que pouco contribuem para o Forum .....

Indo ao que interessa e olhando muito resumidamente aos modelos até porque não há muito a dizer, vamos continuar com um padrão de tempo anticiclónico pelo menos nos proximos 10 dias, com temperaturas bastante agradáveis para o mês de Março, sendo que por aqui vamos continuar com o processo de secagem rápida, com bastante vento de leste que retirarão a humidade toda á terra.

A norte e centro com uma parte do dia com ventos de leste também vão existir dias com bastante sol e porventura é possivel até que as temperaturas sejam superiores face ao interior.

Apesar deste padrão anticiclónico é bastante provável que em alguns dias possam surgir algum aguaceiro e trovoada isolado no interior do país.

é basicamente este o tempo que teremos ....

Os modelos insistem em recuar e é cada vez mais plausível termos pelo menos mais 2 semanas secas. A mudar alguma coisa talvez só na última semana de Março. Nada de anormal face ao período grande período húmido que tivemos. Que não tenha chovido no extremo sul do país a atmosfera não tem nada a ver com isso e agora é AA para todos.