Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2015

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Já tenho saudades de uma bela trovoada aqui para a zona do Porto :p
Eu sei, que o mês de Abril é um mês muito instável devido ás variações de temperatura, algumas com amplitudes altas, mas qual o mês que acham mais promissor para as trovoadas convectivas, mês de abril ou maio? ;)

Maio, sem dúvida sobretudo a segunda quinzena. É o mês das trovoadas ou era antigamente. Maio sem trovão é como arroz sem feijão.;)
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Já tenho saudades de uma bela trovoada aqui para a zona do Porto :p
Eu sei, que o mês de Abril é um mês muito instável devido ás variações de temperatura, algumas com amplitudes altas, mas qual o mês que acham mais promissor para as trovoadas convectivas, mês de abril ou maio? ;)
Sinceramente por este andar acho que Maio vai ser mais revelador
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
GzeLPXA.jpg


O GFS já começa a dar novidades para o Domingo de Páscoa, com direito da "fogo de artifício natural":trovao:
É claro que ainda muita água irá correr, mas creio que todas as previsões apontam para mudanças a médio prazo.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
O GFS já começa a dar novidades para o Domingo de Páscoa, com direito da "fogo de artifício natural":trovao:
É claro que ainda muita água irá correr, mas creio que todas as previsões apontam para mudanças a médio prazo.

É verdade , o GFS tem a tendência de a partir de abril o AA enfraqueça , dando oportunidade a algumas depressões desceram até Portugal.

A Páscoa por aí parece que vai ser engraçada:malandro:, contudo ainda falta muito tempo ..
zz8jbOp.png
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Informação especial
Comunicado válido entre 2015-03-26 17:00:00 e 2015-03-31 23:59:00
Assunto: Valores Elevados da Temperatura na semana da Páscoa
A diminuição da intensidade do vento e a mudança gradual de circulação de norte para nordeste, que será mais notória nas regiões a sul do montanhoso Montejunto-Estrela, irá originar subida da temperatura do ar, a partir do dia 27 e de forma mais generalizada a partir do dia 31 de março.

Os valores mais elevados da temperatura deverão ocorrer no vale do Tejo, interior do Alentejo e Algarve, onde a temperatura variará entre os 26 a 29ºC até ao dia 30, subindo para valores entre 27 e 31ºC a partir do dia 31, terça-feira.

Nas regiões a norte de Coimbra, os valores da temperatura estarão entre os 20 e 25ºC, subindo para valores da ordem de 26 a 28ºC em alguns locais do interior, a partir de terça-feira.

Nas regiões do litoral oeste, onde a corrente de norte será predominante, os valores da temperatura do ar dependerão da influência marítima, resultando num aumento da incerteza da previsão. Nesta região, até segunda-feira, dia 30, a temperatura terá valores entre os 17 a 22ºC, prevendo-se que, a partir do dia 31, suba para valores entre 23 a 26ºC no litoral a norte do Cabo Raso e entre 26 a 29ºC entre este cabo e Sagres.

Estes valores da temperatura, na generalidade do território, estarão acima dos valores normais para época do ano. Na região Sul e no Ribatejo a temperatura máxima poderá atingir valores próximos dos valores absolutos para esta altura do ano.
Data de edição: 2015-03-26 16:34:10

Fonte: IPMA


mas o gfs vai dando umas trovoadas para o fim de semana da páscoa, mas ainda falta algum tempo vamos ver...
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
mas o gfs vai dando umas trovoadas para o fim de semana da páscoa, mas ainda falta algum tempo vamos ver...

O GFS na run das 12h , coloca para sábado um excelente Cape para o Alentejo .
Estive a ver nos meteogramas, os valores são estes:

lb6aPt1.png
qsP0EhQ.png


Para a tarde de Domingo, já com uma distribuição espacial
Y1BOcT1.png
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Espero que o calor se mantenha pelo menos até dia 7, espero que o GFS mude, não queremos trovoadas nenhumas são das grandes festas de Serpa :D