Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2015

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Apos umas saídas algo prometedoras , o GFS , no Norte , para esta semana apenas volta a prever só uns pingos .

De um mês históricamente seco já não nos livramos .
Se em abril não chover a serio e continuar este padrão , ai começara a tornar - se verdadeiramente preocupante a vários níveis .
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A forte nortada está de regresso.
Como quase sempre, a zona mais afectada será entre o Cabo Raso e Cabo Carvoeiro.

P3wsLF3.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para amanhã esperam-se aguaceiros e trovoadas que poderão ser fortes no extremo interior da região sul..

Analise/Discussão


Mais uma situação complexa, com alguma inconsistencia entre os modelos, que aponta para a chegada de uma forte perturbação em altura, que desce ao longo de PT continental durante o periodo.
Associada a esta perturbação, ar frio deverá rebustecer os gradientes termicos verticais, e a entrada de um lobo de forçamento dinamico deverá dinamizar os movimentos verticais estimulando a genese de uma area de baixa pressão que se vai situar entre o Alentejo e o centro de Espanha.

Á superficie uma frente fria deverá avançar para sul e sudeste, com o sector quente a afectar o interior sul...neste sector quente, haverá advecção de humidade desde o Golfo de Cadiz e Mediterraneo, que em conjunto com o aquecimento diurno e a chegada de ar mais frio em altura deverá resultar em valores de CAPE até 400-800J/Kg.

O forçamento dinamico por convergencia frontal á sfc e por divergencia em altura deverá ser suficiente para disparar varios segmentos convectivos frontais e pré frontais, que beneficiarão de shear fraco a moderado de caracter rotacional, sendo este mais intenso nas proximidades da frente fria.

É assim de esperar que as células se organizem em estruturas lineares ou em arco, com capacidade de gerar rajadas marginalmente severas, precipitação excessiva e granizo.

eYq1ihT.png
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Hoje ainda com o AA em crista até ás ilhas britânicas proporcionado um fluxo de NE, em especial no interior norte e centro :
0ahOoc6.png


A partir do inicio de tarde de manhã , o GFS prevê que o AA se coloque a NW de Portugal e que se forme um núcleo de baixas pressões a Leste de Castelo Branco .
NAZM6Ct.png

Assim , a nortada vai voltar em força no litoral especialmente para os Cabos Raso e Carvoeiro , tal como o jonas_87 referiu.
O IPMA também já lançou avisou para vários distritos.
q8nKpOF.png

Boc9XZK.png
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
acho que o pessoal da neve anda distraído :p a cota hoje e na próxima madrugada vai andar nos 1000/800 metros, até na Serra de São Mamede pode cair algo, em Bragança o gfs até anda nos 600 metros a esta hora, na ultima hora estava lá 1ºC e no radar vê se uns farrapos para aqueles lados
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Analise de sfc ás 1230 ( WU + sat) / Analise de risco para a PI

i2NSHWX.png


O cenário modelado ontem vai-se desenrolando, já com iniciação convectiva nas areas target...

Nas proximas horas uma linha de convergencia pré frontal, que será posteriormente capturada pela propria frente fria, deverá avançar pelo Alentejo, com convecção a surgir em torno e imediatamente á frente desta, num sector quente que se vai inestabilizando pelo aquecimento diurno/advecção de humidade.

Células pontualmente severas afectarão o extremo interior sul e o sotavento Algarvio, com organização em segmentos lineares e multicelulares capazes de gerar granio, precip excessiva e rajadas severas.
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
O Borda D´Água vale o que vale. O que é certo é que prevê uma primavera ventosa e aí está ela. Por aqui é raro o dia em que não se põe uma ventania louca. Bem quanto aos modelos. Tempo fresco e possibilidade de aguaceiros a norte até sexta-feira. Depois o AA deverá se impor e quando assim é as temperaturas disparam. O fim do Março e os primeiros dias de Abril deverão ser algo quentes, bastante bons até. Com temperaturas bem acima dos 20.º graus podendo atingir os 30.º nos sítios habituais. Nada que já não tenha acontecido. Lembro-me, que o início de Abril de 2008 também foi assim. Por coincidência, vai calhar no fim de semana de Páscoa. O que fará com que tenhamos uma Páscoa algo atípica para variar. Mas isto ainda pode mudar. Esta situação não deverá durar mais do que uma semana, assim espero. O mês de Abril poderá surpreender no que à frescura e à chuva diz respeito, mas isso será lá mais para a 2.ª quinzena do mês. Temo é que a chuva poderá vir toda em Maio, quando já não vem fazer nada. Mas vamos indo e vamos vendo. Resta-nos acompanhar os modelos. :)
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Borda D´Água vale o que vale. O que é certo é que prevê uma primavera ventosa e aí está ela.

O Borda d'Agua é um bom almanaque de fases lunares e sementeiras, bastante útil nesse campo, mas no que toca a previsões do tempo, bom, é adivinhismo puro. Só não é charlatanismo porque acho que é feito por gente bem intencionada, não tentam na verdade enganar ou roubar ninguém, aquilo devem ser previsões feitas já por tradição secular, vão variando frases entre "tempo variável", "tempo brusco" e "tempo mutável" (sic) ao longo dos anos e estações :)

Mas mesmo assim, com toda a boa vontade e tolerância que essa publicação muito antiga merece, conseguiste o feito de olhar para a página errada do Borda d'Água, só lá para Maio é que adivinham um mês ventoso :D


Previsões retiradas do Borda d'Água 2015:
.................................
Janeiro - Ao luar de Janeiro, se conta o dinheiro

5 Janeiro - Chuva
13 Janeiro - Tempo revolto
20 Janeiro - Vento e trovoada
27 janeiro - Tempo revolto
.................................
Fevereiro - Entre todos os meses, Fevereiro é o mais curto e cortês

3 Fevereiro - Bom tempo
12 fevereiro - Tempo húmido
25 Fevereiro - Tempo encoberto
.................................
Março - Em Março, chove cada dia um pedaço

5 Março - Tempo frio
13 Março - Tempo mutável
20 Março - Chuviscos
27 março - Tempo variado
.................................
Abril - Abril chuvoso

4 Abril - Tempo variado
12 Abril - Tempo variado
18 Abril - Encoberto
26 Abril - Sol
.................................
Maio - Maio ventoso

4 Maio- Vento e trovoadas
11 Maio - Tempo brusco
18 Maio - Chuva e vento
25 Maio - Encoberto
.................................



Para além de não se fazer ideia nenhuma para que raio de local as previsões do tempo são, Portugal é pequeno, mas não tão pequeno assim, chuvisco aonde, no Minho? Encoberto aonde, no Algarve? Ventoso aonde, nos Açores? Trovoada aonde, em Santarém? Bom, não percamos mesmo tempo com isto.
A previsão do tempo já é uma coisa muito difícil, não a compliquemos ainda mais com pseudociência de adivinhos, este fórum não é de todo o local mais indicado para isso.

Já agora, quando fazes previsões a médio/longo prazo, fundamenta com alguns dados o que te leva a dizer determinada coisa. Acho que não custa muito tentar justificar as ideias.
 
Última edição:

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Bem pelo que se sabe, pelas previsões sazonais, é que teremos uma primavera com precipitação abaixo da média e temperaturas acima da média, e as previsões que se vê pelo menos para os próximos dias bate certo, ai temos o anticiclone bem forte mesmo em cima de nós, temperaturas que podem chegar bem perto dos 30ºC em algumas zonas do país, vamos vendo.

F6JtrYI.png
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Bem pelo que se sabe, pelas previsões sazonais, é que teremos uma primavera com precipitação abaixo da média e temperaturas acima da média, e as previsões que se vê pelo menos para os próximos dias bate certo, ai temos o anticiclone bem forte mesmo em cima de nós, temperaturas que podem chegar bem perto dos 30ºC em algumas zonas do país, vamos vendo.

F6JtrYI.png
E para o verão já há alguma previsão?