Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2015

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
deus queira que sim :pray:

2niuxb9.png


2lm5oh5.png
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..
Para amanhã espera-se que a instabilidade se concentre mais no extremo sul...onde poderão surgir algumas células fortes ou pontualmente severas.

Analise/Discussão

A perturbação fria de niveis altos mantem-se a afectar o estado do tempo, alongando-se entre o Golfo de Cadiz e o Sudeste de Espanha.
Um outro vortice em altura desloca-se desde a Europa central até ao NW da Peninsula, deformando a circulação em altura, de maneira que força uma area de fluxo mais forte nos niveis altos a entrar pelo Alentejo e Algarve..esta intensificação do fluxo gerará perfis de shear com até 20m/s entre a sfc e os 6km na região sul.

Á superficie uma massa de ar Mediterranea e Africana bem misturada deverá estar presente, e em conjunto com o aquecimento diurno e o ar frio em altura deverá promover uma atmosfera instavel com até 800J/Kg de CAPE.

Uma frente fria em dissipação deverá entrar pelo extremo norte da Peninsula, aumentando a convergencia de humidade ( pré frontal ) numa faixa entre a Extremadura Espanhola e o Algarve...este será o mecanismo dinamico primário que actuará como trigger para a genese de varios focos convectivos em especial durante a tarde, a actividade deverá ser suficiente para começar a delinear uma area de baixa pressão que se tornará estacionária no SW de Espanha/Portugal.

Espera-se que as estruturas convectivas beneficiem assim de condições dinamicas e termodinamica suficientes para se organizarem em cluster e alguns segmentos lineares, com capacidade para produzir precipitação excessiva e granizo, sendo por estes motivos que coloco um nivel amarelo para o Algarve...um nivel superior está para já excluido devido á incerteza que ainda se mantem e á dificuldade que os modelos teem demonstrado nos ultimos dias em analisar com exatidão o corrente padrão sinoptico.

u0m71Bo.png
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
O WRF 2km matou um bocado o cenário que previa e que o radar parece estar a mostrar aproximar-se, o WRF 0.05º está um pouco melhor. Talvez ainda dê para uns milímetros por aqui.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
vpQElw0.jpg
EykCoFd.jpg


Evolução das imagens de satélite entre as 17h e a 18h. É facilmente observável a evolução dessa linha de instabilidade que irá afectar o interior Centro e Sul durante as próximas horas.

BQeJQtW.jpg

Alguma precipitação no horizonte a leste ;)
infelizmente à medida que a precipitação se aproximava de Portugal começou a dissipar-se, para variar
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
infelizmente à medida que a precipitação se aproximava de Portugal começou a dissipar-se, para variar

Por aqui ainda choveu durante quase uma hora. Nada demais, mas mesmo assim foi mais do que durante várias semanas de janeiro e fevereiro. O que cai é bem vindo :)
Ps: ainda se ouviram alguns trovões na distância.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Mais uma previsão com margem de erro elevada para amanhã, dada a dificuldade notavel dos modelos em modelar as condições sinópticas neste evento bastante complexo.
Para amanhã espera-se que as condições favoraveis á ocorrencia de células pontualmente fortes ou marginalmente severas se desloquem mais para norte numa faixa ao longo do Alentejo.


Analise/Sinóptica

Em altura uma dorsal aproxima-se do NW da PI enquanto uma depressão fria de niveis altos afecta o sul, entre ambias uma area de fluxo mais forte em altura afecta os 2/3 norte da Peninsula incluindo o Alentejo central e Alto Alentejo.
Com o shear restrito ás camadas altas ( Anvil layer shear até 30-40kts), as células tenderão a organizar-se em cluster, nomeadamente proximo das areas de convergencia principais.

Á superficie uma pequena bolsa de baixa pressão situa-se no litoral SW, com uma frente quente que avança pelo Baixo Alentejo até ao Vale do Tejo, sendo este o principal mecanismo de disparo....a advecção de humidade com aquecimento diurno a fazer o CAPE disparar até aos 800J/Kg devrãoo, em conjunto com a convergencia frontal, originar varios focos convectivos que colocam um risco de precipitação excessiva e granizo.

0SVpDob.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

Em todo este período de "instabilidade" o melhor dia parece ser de facto segunda-feira e mesmo assim as precipitações previstas são escassas:

gfs-0-54.png


gfs-0-60.png


gfs-0-66.png


É esperar que, apesar da pouca precipitação, ainda possam ocorrer localmente algumas surpresas :rain: :trovao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã esperam-se alguns aguaceiros convectivos, e talvez alguma trovoada em especial no sul e interior sul.

Analise/Discussão

A cut off continua a afectar o estado do tempo, e uma nova perturbação aproxima-se de NE...entre ambas o fluxo troposferico torna-se estagnado sobre PT continental.

Na região sul, a presença de ar relativamente quente deverá gerar instabilidade com CAPE até 500-800J/Kg, a intensificação do regime de brisas de NW deverá servir de trigger para a genese de alguns focos convectivos que avançam do litoral para o interior...no interior alguma convecção dispersa deverá surgir expontaneamente junto dos principais relevos e areas de maior aquecimento diurno.

O shear inexistente e instabilidade marginal deverão manter o risco convectivo proximo ao nulo...
mKa9Pc4.png
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Depressão continua a brincar aqui à volta do estreito de Gibraltar, passa por Espanha, Portugal e vai até África..
Esta constante luta entre depressão e o AA já cansa mas não tarda a acabar, pelo final da semana já devemos estar em território de alta pressão.

Amanhã ainda estão três nucleos distintos, todos à volta do estreito...
ypuxdlR.png


Núcleo chega a Portugal, os outros vão para sul
JvPtSEh.png


Ainda na fronteira, a depressão cava até aos 1000 hPa e já se nota no AA a tentar entrar nesta confusão
iGFOOr6.png


Depressão desloca-se mais uma vez para o Gibraltar, as isóbaras estão muito próximas, o vento vai ser muito forte na costa portuguesa
70UZkVm.png

MxxDc1a.png


Adeus depressão
jWiq8Kt.png


Olá anticiclone, há quanto tempo...
VCkCyqQ.png

qwg1hca.png


Renovação do AA
i07lGa7.png


Intensificação do AA, temperaturas vão aumentar, mas ainda está ligeiramente afastado de Portugal, causando vento
H25ZZUb.png


Voltamos às temperaturas do inicio de Março
ajUpQSt.png

TGMSpAK.png


A 2 metros
GrNUhr9.png

pTbtqfu.png


Só para terem noção de quanto tempo vamos ter acima de 25ºC
36xolXf.png
- 06 de Abril
Esta imagem é mais futurologia

Em relação a chuva, não é muito preciso, mas amanhã o sul e o centro deve passar aguaceiros, podendo ser fortes a sul. A norte também chove.
Na segunda a partir da tarde começa a chover por este, praticamente em todo o país podendo chegar pingos ao litoral.
Na terça ainda é possível chuva no sul, aguaceiros.
Nos restantes dias, parece que o norte vai ser o mais afetado, provavelmente por frentes em dissipação.

O vento, pode chegar aos 60 km/h no litoral
6seipoU.png