Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
O resto da semana até Sábado será ameno, com fluxo de SW e temperaturas a subir ligeiramente...no extremo NW há possibilidade de precipitação, essencialmente orográfica e estratiforme, devido á proximidade de uma frente estacionária/WCB, que se localiza a NW da Galiza.

No sábado, a interacção de um cavado com o WCB, a NNE dos Açores deverá causar uma ciclogenese...o GFS e o ECMWF não dão identidade a esse sistema, resumindo-o a uma área de circulação aberta, conectada as áreas depressionarias principais na Europa do norte...
Apesar disto, algumas perturbações dos ensembles desses modelos dão identidade ao sistema....é provável que durante o Sábado haja condições para chuva moderada a forte e relativamente bem distribuída... mas tudo depende ainda destes retoques..tudo em aberto:rolleyes:;)

No Domingo algumas perturbações criam uma ciclogenese a W da PI....devido á manutenção do "canal" entre uma área depressionaria no Atlântico W/SW e a área zonal principal no Atlântico NE...o mesmo canal que deu origem ao WCB e á depressão de Sábado...mais uma hipótese para chuva por vezes forte e bem distribuída.

O fim-de-semana deverá ser caracterizado, portanto, por alguma instabilidade de origem frontal...o vento ou ondulações não deverão ser muito significativos pois estes sistemas não têm em condições para um desenvolvimento muito intenso...assim apenas a precipitação associada a plumas de ar quente (talvez um pouco instável) merece destaque.

No inicio da próxima semana, num período já com bastante indefinição... há a tendência para o AA voltar par a posição a N dos Açores...estendendo-se para N em crista e estabelecendo um fluxo frio de N/NW....o período após as 150-180h está muito indefinido, exactamente devido á diminuição da actividade depressionaria no Atlântico...logo se vê o que há de resultar desse período de NAO neutra... se frio e um cavado de NW... se fluxos de W/SW associados a perturbações Atlânticas e ao possível desprendimento das baixas no E dos EUA para o Atlântico central :)

Em relação ao próximo fim de semana o GFS e o ECM estão na mesma linha, prevendo a passagem de um sistema frontal de intensidade moderada a forte em termos de precipitação ....
Depois desse episódeo volta o tempo mais anticiclónico, e depois como o fim de semana aproxima-se novamente o GFS volta a colocar, quer dizer colocou nesta run pois o ECM já havia colocado antes uma depressão geo-estacionária, ou se quiserem uma cut-off a oeste de Portugal, ou melhor que nascerá a Noroeste de Portugal percorrendo depois a costa portuguesa ao longo de dois dias .......
...................
Relativamente aos comentários anteriores não tenho nada a dizer, analisei os modelos para o futuro e para o passado com um português correcto, e realcei que quase toda a precipitação que ocorreu no Algarve foi basicamente nesses dias .... e que esteve baseada num determinado padrão que tem caracterizado a atmosfera este ano, somente isso ....

Queria somente desejar a todos os que podem que aproveitem o dia de S. Martinho, pois eu estarei trabalhando o dia todo, e por isso pouco poderei aproveitar ... Vai estar um optimo dia para passear, e esta é a minha ultima mensagem do dia...
Uma boa noite e até amanhã ...

Isto está uma confusão... Faz muito tempo que não via todos os modelos completamente à nora no médio prazo. Até Sábado alguns chuviscos no norte e estabilidade a sul, no Domingo deveremos ser afectados por uma frente de média actividade e depois... Está tudo em aberto.

E pena ser a longo prazo, mas que seria/será uma boa rega :rain:

gfs11112010.png

Para o resto desta semaninha, continuaremos com os aguaceiro fracos e/ou períodos de chuva.

Bom dia ... (antes ainda de ir trabalhar)
Nesta run o GFS prosseguiu o caminho traçado nas ultimas runs e coloca uma bela depressão isolada no proximo fim de semana a 8 dias ... e reforça o sistema frontal neste fim de semana ....
Tal cenário traria boa precipitação a todo o território no periodo traçado por mim ...

Contudo o ECM que por acaso até era o que costumava gostar mais dessas depressões desapareceu com aquilo que já havia dado como tendencia e assim no proximo fim de semana a 8 dias, voltou a colocar o AA em cima de Portugal inteiro ....
Portanto a unica coisa garantida é que neste fim de semana choverá desta vez em todo o território !!

Nesta run o GFS prosseguiu o caminho traçado nas ultimas runs e coloca uma bela depressão isolada no proximo fim de semana a 8 dias ... e reforça o sistema frontal neste fim de semana ....
Tal cenário traria boa precipitação a todo o território no periodo traçado por mim ...

Contudo o ECM que por acaso até era o que costumava gostar mais dessas depressões desapareceu com aquilo que já havia dado como tendencia e assim no proximo fim de semana a 8 dias, voltou a colocar o AA em cima de Portugal inteiro ....
Portanto a unica coisa garantida é que neste fim de semana choverá desta vez em todo o território !!

Há boas probabilidades de termos mais de 10 mm no sotavento algarvio :)

Há boas probabilidades de termos mais de 10 mm no sotavento algarvio :)

Neste momento, o ECM coloca 16 mm, o GFS coloca 11 mm em Olhão. O meteoblue coloca 3 mm, o freemeteo coloca 8.6 mm é para todos os gostos. :D
.

Este sistema frontal é interessante pois é fruto da interacção de um cavado com bastante ar frio ( 2f esta prevista a primrira iso 0 no N), com uma boa intrusão tropical...e a isto soma-se o facto de não se deslocar demasiado rapidamente...:)
Tambem há condições favoraveis a uma pequena ciclogenese a NW associada a este padrão sinoptico...o que poderia ainda tornar a situação mais interessante...
Esperemos..pelo menos chuva haverá com razoavel fartura:rolleyes:;)

Boas:)

...........GFS/06z...........
Durante o resto desta semana teremos a aproximação de uma frente estacionaria que esta NW da Galiza...esta frente vai interagir com um cavado, Sabado, dando origem a uma fraca area depressionaria a N da Galiza....a intensidade do evento depende da evolução dessa baixa associada.
Em prinipio o sistema deverá cruzar o território continental entre a manhã de Sabado e a madrugada de 2f, deixando bastante precipitação (generalizada), e talvez alguma convecção isolada...os ventos e a ondulação não deverão atingir intensidades intensidades muito relevantes.

Uploaded with ImageShack.us

...........................

No Atlântico W, uma vasta area ciclónica está em processo de hibridação, perdendo gradualmente os sistemas frontais e criando alguma convecção dispersa.
Este sistema está embebido em ar tropical, e está sob fraco windshear, já que se situa exatamente por debaixo de um outro campo depressionario em altura, entre uma crista anticiclónica a E e outra a W.
Ao mover-se lentamente para E-ESE, sob SST´s acima de 20º, é posivel alguma evolução deste sistema para uma depressão subtropical, ao longo das proximas 72-96h.

Uploaded with ImageShack.us

Há que acompanhar o processo de absorção deste sitema pelo fluxo zonal....o GFS coloca o sistema a ser arrastado por um cavado ás 120h....colocando-o posteriormente a W da PI....se isto acontecer teriamos uma depresão hibrida, num processo de intensificação baroclinica, a W do continente, uma situação deveras interessante ( e relativamente comum para a epoca do ano):rolleyes::D

caro aurelio eu percebo o que dizes
mas tambem tens de ver que sois poucos os meteoloucos
achas que os algarvios gostam todos de chuva?
eles gostam de sol como a grande maioria da gente e o algarve é o ideal e o mais soalheiro do país
mas tenham calma ainda so vamos no incio de novembro e de certeza que vai chover aí
so acho que exageram nesse ponto "e vejo a coisa negra, nada á vista pra frente etc etc.." tenham calma

Conhece muito mal os algarvios. As novas gerações talvez sejam assim, mas a geração dos meus pais, que agora têm 45 anos, dá muito valor à chuva. Quando a minha mãe era criança, o meu avô deu água a muitas famílias pobres de Cacela e de Tavira, em anos de seca, pois tinha bons poços nas suas propriedades. Aqui no Norte, felizmente, nunca souberam o que é uma seca a sério.

ww_isx0w2c2.gif

ww_isx0w266.gif

ww_isx0w2d3.gif

Ainda falta muito tempo, mas já temos um muito bom sinal, principalmente para os Algarvios: O ECMWF finalmente concorda com o que o GFS tem vindo a modelar, uma depressão situada a sudoeste do continente, na posição perfeita para o Centro e Sul. Será desta? Bastante longe para ter certezas, muito pode alterar, mas este "casamento" entre o GFS e o ECMWF dá-me esperanças! :rain:

Boas , venho aqui ler todos os dias as previsoes que cada um faz sobre o tempo , alguns fazem sentido outros nem tanto . Nunca comento até porque os meus conhecimentos de meteorologia não são muito aprofundados :p . A meteorologia é fascinante pela sua impervisibilidade, por isso venho aqui para tentar aprender a interpretar os modelos , cartas e afins .Só não entendo como é que se passa do nº 11 ao nº 13 a falar do mesmo ?? . Todos os anos sempre mais do memo ...Já olharam bem para os modelos , ou será que não vem nada de interessante nos proximos dias ?

Estado
Fechado para novas mensagens.